Sermão ou Lição:  Romanos 12:13  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Algumas Ações Para Perseguir Que Construir Comunidade Em Uma Igreja

INTRODUÇÃO:  Por que você volta para esta igreja?
- - Você gosta de algo sobre isso.
- - Ou você está conectado aqui de alguma forma.
- - Ou _______________________________ algum outro razão.
Para a maioria de nós, uma razão significativa que continuamos voltando a uma igreja particular é porque temos em alguma maneira uma conexão ao senso de comunidade da igreja - um vínculo social ou de relacionamento com alguém ou alguma coisa ali.
     Vamos explorar essa dinâmica a partir da perspectiva da Palavra de Deus para ver o que cada um de nós pode fazer para contribuir e aprimorar esse fenômeno.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Romanos 12:13

[Questão de Lição:  Analise e depois liste as dinâmicas da atividade para “compartilhar o que vocês têm com os santos em suas necessidades”.]

PONTO DE SEÇÃO A diretiva de “compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades” é uma boa maneira de iniciar vínculos relacionais e aprimorar um senso de comunidade em uma igreja.

Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades”:
- - Esta declaração é uma diretiva desde Deus, não uma recomendação ou sugestão.
- - Esta diretiva identifica claramente que a interação está para ocorrer regularmente entre o povo de Deus, em outras palavras, entre os crentes verdadeiros em Jesus.
- - Esta diretiva especifica claramente que a interação está para consistir de transferências de material - compartilhamento que é de uma caridade presente natureza e não de uma negócio transação natureza.
- - Esta diretiva instrui claramente aqueles crentes que têm mais posses materiais ou financeiras do que necessitam compartilhar com aqueles crentes que não têm o suficiente do que necessitam.
- - Esta diretiva visa em claramente e prioriza as "necessidades", ou os essenciais básicos para vivendo, que é distintamente diferente e separado desde os "desejos" ou não-essenciais para vivendo.

- - Perceba que os crentes verdadeiros em necessidade são membros da família de Deus, irmãos sócio e irmãs em Cristo.
- - Eles estejam tencionado para ser ou se tornem trabalhadores sócio pela causa de Cristo, nossa missão.
- - Como membros sócio e trabalhadores, aqueles crentes verdadeiros em necessitar têm prioridade sobre compartilhando com os descrentes.

- - Esta diretiva sugere que o transferindo ou o entregando de materiais ou finanças está ser oportuna, ocorrendo logo após a necessidade desenvolve e não atrasada enquanto a necessidade persiste em progredindo.
- - Esta diretiva também sugere que o montante do compartilhando é para contribuir para o enchendo adequado do montante da necessidade, e não ser mesquinho, uma ninharia ou um montante nominal.

- - Esta diretiva desde Deus designa que aqueles crentes que têm mais posses materiais ou financeiras do que necessitam são obrigados e têm o dever de continuamente vigiar por, procurar por, identificar e iniciar a compartilhando com crentes sócio que estão em necessidade.
- - Desenvolva a mentalidade e o hábito de que toda vez que você vem à igreja, você está ativamente observando e depois perseguindo qualquer apresentandos oportunidades para "compartilhar o que vocês têm com os santos em suas necessidades".
- - Se perseguido e cumprido satisfatoriamente, esta atividade de atender às necessidades irá construir e aprimorar comunidade e bem-estar na igreja e ministérios, assim contribuindo para o seus crescimento também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta de Lição:  Por que Deus quer que nós pratiquemos a hospitalidade?]

PONTO DE SEÇÃO A diretiva para "praticar a hospitalidade" pode ser um meio altamente eficaz para construir e fortalecer vínculos relacionais e um senso de comunidade em uma igreja.

"Pratiquem a hospitalidade".
- - Esta diretiva desde Deus não apenas nos instrui a compartilhar o que vocês têm com os santos em suas necessidades, mas também a praticar a hospitalidade também.

-- "praticar" =
Strong's #1377 "perseguindo; prolongada perseguindo".
-- 'perseguir' =
(desde AHD em inglês "pursue") "1. para seguir em um esforço para ultrapassar ou capturar, correr atrás; 2. para se esforçar para ganhar ou realizar; 3. para prosseguir ao longo do curso de; 4. para implementar em maior medida; avançar; 5. para se envolvido em, continuar".

-- "hospitalidade" =
Strong's #5381 ‘sendo orientado desde e prosseguindo desde uma mentalidade de hospitalidade’ (desde em inglês "hospitableness")
-- 'hospitaleiro / hospitalidade' =
(desde AHD em inglês "hospitable / hospitality") recepção cordial e generosa de ou disposição para com os convidados; disposta a tratar os convidados com afeição e generosidade e cordialidade; sendo agradável e amigável; bondade e cortesia.

- - ‘Pratiquem a hospitalidade’ é um comando para todos para fazer, não apenas para a liderança da igreja ou para aqueles que são naturalmente bons nisso para fazer.
- - Praticando a hospitalidade é uma oportunidade e um meio tangível para ser uma boa pessoa e para estender o amor fraterno.
- - Esta é uma atividade social, geralmente bastante eficaz para construindo um vínculo da conexão e comunidade.
- - Note que as duas diretivas neste verso podem ser combinadas para produzir resultados excepcionais, que o compartilhamento para atender às necessidades dos outros pode ser uma excelente porta de entrada em direção a construindo um vínculo da conexão relacional, especialmente se ele está seguido pelo praticando da hospitalidade.
- - Este é um excelente meio que Deus usa para construir e crescer Seu igreja, para se congelar para dentro de uma comunidade e ser inclusivo.
- - Mais importante ainda, esta é uma maneira eficiente pela qual Deus inicia o processo de trazendo pessoas para dentro do Reino.
- - Fundamentalmente, nosso propósito para praticando a hospitalidade em uma igreja é para estabelecer ou manter e fortalecer uma conexão com os convidados e pessoas frouxamentes conectadas de modo que elas voltem, ouçam a Palavra de Deus, creiam em Jesus, e eventualmente se tornem um discípulo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Compartilhando para atender as necessidades de outros crentes e praticando a hospitalidade são diretivas por Deus, que quando continuamente perseguidas, elas podem ser muito eficazes na construindo de um atraindo senso de comunidade em uma igreja.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PASSOS DE APLICAÇÃO:

[Pergunta de lição:  Como praticamos a hospitalidade em uma igreja?]

- - Desenvolva a mentalidade de que toda vez que você vem à igreja, você está intencionalmente e ativamente tentando estabelecer e manter relacionamentos com os convidados e as pessoas.
- - Especificamente vise em os convidados e outros que não estejam solidamente conectados à igreja.
- - Chegue cedo e fique até mais tarde a fim de para aproveitar as oportunidades possíveis de envolver-se pessoas em conversas, socializando com cada pessoa não de maneira superficial, mas em uma maneira qualidade, idealmente por pelo menos 10-12 minutos.
- - Inicie conversas, além cumprimentos introdutórios de boas-vindas, que sejam benéficas para os convidados: pergunte sobre suas ocupação, família, animais de estimação, etc., e escute atentamente; peça por necessidades de oração.
- - Ofereça-se para levá-los para almoçar ou ir almoçar juntos depois da igreja.
- - Convide-os a se envolverem nas atividades da igreja ou com você nas sua atividades de igreja.
- - Procure coisas que vocês dois tenham em comum ou gostem, como hobbies, esportes, etc.
- - Discirna ou encontre alguém que pareça interessado em se conectando (de volta) com você; alguns se conectará e outros não.
- - Mais tarde, quando apropriado, contate-os durante a semana.
- - Se der certo, construa uma amizade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONCLUSÃO:

- - Essas atividades do povo de Deus e de Seu igreja têm valor eterno a vista de Deus.
- - Cada um de nós pode participar do que Deus está fazendo nas vidas das pessoas e na igreja.
- - Praticando hospitalidade não é tão difícil, até pessoas tímidas podem fazer isso.
- - Sejamos excelentes em sendo uma comunidade calorosa e inclusiva de crentes, que compartilha para atender as necessidades dos outros e pratica hospitalidade, que atrairá os estranhos.
- - Através da compartilhando para atender as necessidades dos outros e praticando a hospitalidade, cada um de nós pode fazer conexões para o Reino!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  Romanos12_13-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em vários locais dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês