Sermão ou Lição:  Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 2a (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TITULO:  Funções Iniciais De Trabalho Ou Atividades - Ensinando A Reformar Deles Perspectiva De Vida

PASSAGEM:  Mateus 4:23-5:12
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO:  Para aqueles de vocês que são pais, você já têm qualquer conversas improvisadas ou situacionais com teu filho, nas quais o conteúdo que você está entregando, em essência, refere-se a um aspecto de tua filosofia de vida?  Você compartilha intencionalmente tua filosofia de vida com teu filho?  Sim, claro que você faz.  Por quê?  Porque você quer que teu filho adote tua filosofia, em outras palavras, você quer para moldar ou reformar dele/dela perspectiva de vida.  E a hora e o local da situação pareciam para você ser um ambiente bom e fértil para ensinando tua filosofia ao teu filho.
     Jesus usou o mesmo objetivo e técnica que Ele ensinou a Dele discípulos, que vieram desde uma variedade de origens diferentes com variedade correspondente de diferentes perspectivas de vida.  Vamos ver em como Jesus ensinou a fim de reformar deles perspectiva de vida.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FUNDO:  Jesus recentemente começou Dele ministério
(Mateus 4:17) e tinha acabado de chamado os pescadores ordinários Pedro, André, Tiago e João para seguir-lo e se tornar Dele discípulos (vv.18-22) .

LEIA:  Mateus 4:23-5:2;

[Questão de Lição:  Nesta passagem da Escritura que está no começo de Dele ministério, como Jesus está interagindo com Dele discípulos e quais são as dinâmicas situacionais dessa interação?]

PONTO DE SEÇÃO Jesus ensinou Dele discípulos enquanto ensinando simultaneamente e intencionalmente as multidões, presumivelmente para maximizar a eficácia do ensino de ambos os grupos.

A maneira em que Jesus está interagindo com Dele discípulos aqui, no começo de Dele ministério, é:
- - Dele discípulos estão recebendo ensinamento na situação em que estão. 
(vv.5:1-2)
- - Dentro desta sessão de ensino, inicialmente Ele está se dirigindo especificamente aos discípulos - "quando, por minha causa, ... os perseguirem”
(v.5:11) , "vocês são o sal da terra" (v.5:13) , "vocês são a luz do mundo" (v.5:14) , e et cetera.
- - Mais tarde nesta sessão de ensino, hão elementos dentro do Dele ensinamento que também se dirigem às multidões, tais como “entrem pela porta estreita”
(v.7:13) .
- - E porque Ele estava falando desde uma encosta presumivelmente para que Dele voz também fosse transmitida às multidões, e deles resposta àquele ensinamento foi registrada ao final desta sessão
(vv.7:28-29) , a evidência sugere que Jesus estava simultaneamente se dirigindo intencionalmente às multidões também.
- - Este tipo de ambiente de ensino e situação aconteceu ou se desenvolveu porque multidões grandes estavam seguindo a Jesus, provavelmente devido à Dele cura em massa dos enfermos e os aflitos
(vv.4:24-25) .  Em vista dessa situação quando Ele observou a multidão, Ele sentou-se para ensinar tanto Dele discípulos quanto as multidões, evidentemente alternando entre os dois grupos dentro esta sessão de ensino embora ambos os grupos estejam presentes.  (vv.5:1-2)
- - Jesus utilizou esse tipo de técnica de ensino em outros ambientes repetidamente, por exemplo, em um ambiente e situação similar como citado em Mateus 9:35-38, mas Dele conteúdo de ensino aos discípulos lá é diferente embora a situação seja muito semelhante à situação descrita aqui em Mateus 4:23-5:2.

- - Observe que Jesus não meramente ficou em um povoado e ensinou Dele discípulos em um prédio que está similar a uma sala de aula da escola todos os dias, presumivelmente porque estando em situações da vida real é uma maneira mais eficaz de ensinando e aplicando ensino do que apenas ensinando com só palestras sala de aula.
- - Também, Ele estava fazendo alcance externo e modelando Dele técnicas de ensino para Dele discípulos, por simultaneamente ensinando às multidões.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Mateus 5:3-12

[Pergunta de Lição:  Que propósitos Jesus tem para Dele discípulos dentro do conteúdo de Dele ensinamento inicial?]

PONTO DE SEÇÃO Dentro do ensinamento inicial de Dele discípulos, Jesus imediatamente começou trabalhando em reformando deles pensamento referente deles perspectiva de vida.

- - Ao vendo as multidões
(v.1) , Jesus está situacional-mente dizendo aos discípulos que eles devem reformar a forma como eles vêem e consideram qualquer das pessoas que são “os pobres de espírito” (v.3) , “os que choram” (v.4) , “os humildes” (v.5) , aqueles que perseguem “justiça” (v.6) , “os misericordiosos” (v.7) , “os puros de coração” (v.8) , “os pacificadores” (v.9) , aqueles “perseguidos” para “justiça” (v.10) .
- - Parte de Dele mensagem é que estas são virtudes que Deus valoriza altamente, mas pensando natural e sociedade não os valorizam.
- - Também, essas virtudes têm qualidades espirituais e repercussões espirituais - imediatas e/ou de longo prazo e/ou eternas.

Portanto, de acordo com este relato em Mateus, desde a parte inicial de Dele ensino nos versos 5:3-12 e tendo recentemente lhes chamado para seguir-Lo, Jesus tem um propósito específico para ensinando os discípulos aqui neste ambiente com este conteúdo:
- - Jesus começa imediatamente a trabalhando em reformando de deles pensando e crenças nas áreas de cultura e religião, quais são naturais, mundanos e contrárias a ou contraproducentes a Deus e Dele agenda.
- - Jesus quer que eles vejam que necessitam mirar a vida desde uma perspectiva Reino, espiritual e piedosa.

Jesus muda desde a pessoa terceira “os" (aqueles) nos versos 3-10 para a pessoa segunda “vocês” no verso 11 e seguintes porque:
- - Ele está aplicando as verdades generalizadas nos versos 3-10 a Dele discípulos pessoalmentes;
- - E Ele está querendo que eles mudem deles sistema de valores e deles perspectiva de vida desde o mundano natural / humanista / imediato, e mudem para o espiritual não natural / piedosa / eterna - em outras palavras, para ver, considerar e agir de acordo com a vida desde uma perspectiva e posição piedosa espiritual.
- - Como uma ramificação desde o ensino da verdade generalizada, no verso 10 Ele também está dizendo a eles o que eles podem esperar em relação a como eles, como discípulos de Jesus, serão recebidos e tratados por algumas pessoas no futuro (“por minha causa” v.11).
- - Assim, o ensinamento inicial de Jesus de Dele discípulos contém uma combinação de verdades generalizadas, princípios orientados a Deus, refutando do pensamento natural ou mundano, nutrindo uma perspectiva de vida piedosa, e informando qual será a reação do mundo a eles tendo uma perspectiva piedosa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDÉIA GRANDE:  A fim de para se tornar um discípulo, cada pessoa necessita reformar e mudar dele/dela sistema de valores e perspectiva desde o mundano natural / humanista / imediata para o espiritual não natural / piedosa / eterna.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Que pensando e crenças nas áreas de cultura e religião, e são naturais e mundanos, são comuns hoje em dia e são contrários a ou contraproducentes a Deus, Dele Palavra e Dele agenda?

- - Que pensando e crenças nas áreas de cultura e religião, e são naturais e mundanos, você segura, que são contrários a ou contraproducentes a Deus, Dele Palavra e Dele agenda?
- - Você está disposto a deixar que Deus lhe ensine por meio da Dele Palavra a fim de reformar teu pensamento e tuas crenças?

- - Para aqueles de nós que ensinam a Palavra, o que isso sugere sobre como você deve ensinar?
- - Você ensina a Palavra com o propósito de facilitando o reformando de deles pensando em relação a deles perspectiva de vida?
- - Dentro do teu ensino bíblico, você também tem conteúdo que se aplica às pessoas não salvas na platéia?
- - Você já utilizou o ensino situacional, que pode ser mais eficaz do que o ensino de sala de aula?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  ComoJesusInteragiuComDeleDiscipulos02a-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês