Sermão ou Lição:  Como Jesus Interagiu Com Dele Discípulos, Parte 9  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Discípulos Seletos Obter Informação Privilegiada E Instruções

PASSAGENS:  Mateus 17:1-9, com Marcos 9:2-10; Lucas 9:28-36
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO:  Em tuas atividades e contato com vários líderes de ministério em igrejas ou organizações, você já se perguntou por que essa pessoa em particular é o líder, e como isso aconteceu para que essa pessoa fosse colocada nessa posição?  O que essa pessoa sabe que os outros não sabem?  Por que essa pessoa é o líder quando é óbvio que existem outros que poderiam ser o líder?
     Essas perguntas podem ser bastante perplexandas até mesmo para teorizar uma resposta razoável a.  Desde a passagem Bíblia que vamos indo examinar hoje, vamos ver se podemos chegar a algumas explicações sobre o que Deus faz em relação a dando privilégio.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Mateus 17:1-9
(com rc. Marcos 9:2-10; Lucas 9:28-36)

[Pergunta de Lição:  Que discípulos que Jesus levou com Ele acima uma montanha alta e o que iam fazer?]

PONTO DE SEÇÃO Jesus estendeu privilégio a discípulos seletos, levando-os com Ele acima uma montanha alta.

- - Jesus levou Pedro, Tiago e João com Ele. 
(Mateus 17:1)
- - Jesus os conduziu acima uma alta montanha por eles mesmos. 
(Mateus 17:1)
- - Eles iam orar. 
(Lucas 9:28)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta de Lição:  Por que Jesus só tomou esses três discípulos e o que isso sugere sobre como de igualmente que Jesus tratou todos dos doze discípulos?]

PONTO DE SEÇÃO Jesus fez uma escolha por Dele discrição para selecionar apenas três dos doze discípulos para conceder este privilégio a.

- - Aparentemente, a Dele discrição, o resto dos discípulos não foram convidados nem selecionados para ver o que Jesus estava prestes a fazer.
- - A evidência é que Jesus concedeu privilégio a esses três discípulos e não aos outros, por esse meio escolhendo não tratá-los todos igualmente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Perguntas de Lição:
- - Durante este evento em que informações privilegiadas estavam sendo divulgadas aos três discípulos seletos, eles compreenderam plenamente tudo enquanto estava sendo divulgado ou acontecendo?
- - Qual foi a resposta por esses três discípulos quando esse evento de informação privilegiada foi sendo exposto e divulgado a eles?
- - A avaliação e a dada contribuição de Pedro estavam no alvo com o que Deus tencionou?]


PONTO DE SEÇÃO Durante este evento, as informações privilegiadas estavam sendo divulgadas para os três discípulos seletos, mas eles não compreenderam plenamente e corretamente tudo enquanto estava sendo divulgado ou acontecendo.

- - Somente estes três discípulos foram privilegiado de testemunhar a transfiguração de Jesus, deixando-os ver visualmente algumas da glória escondida de Dele deidade. 
(Mateus 17:2)
- - Estes discípulos estavam sonolentos e não plenamente acordados no início deste evento. 
(Lucas 9:32)
- - Durante essa divulgação visual, Peter falou impulsivamente sem pensando. 
(Lucas 9:33)
- - Pedro vocalizou sua opinião pessoal bem intencionada, mas defeituosa, interpretação, ideia e agenda, a respeito da informação que Deus o Pai divulgou a eles. 
(Lucas 9:33)
- - O Pai disse a Pedro para calar a boca, observar e ouvir. 
(Mateus 17:5)
- - Portanto, o pensando e a contribuição de Pedro durante o evento não estavam em alinhamento com o que Deus o Pai intencionou, embora Pedro fosse especificamente selecionado por Jesus para receber esse privilégio extraordinário.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Perguntas de Lição:
- - Jesus queria que essa informação privilegiada ser feito prontamente disponibilizada aos outros discípulos?  Por quê?
- - Os discípulos entenderam todas as instruções de Jesus em conjunto com esta informação privilegiada?]


PONTO DE SEÇÃOJesus não queria que essa informação privilegiada ser divulgada a qualquer um mais, incluindo aos outros discípulos, e Dele instruções não foram plenamente compreendidas por esses três discípulos.

- - Enquanto eles estavam descendo a montanha, Jesus instruiu distintamente esses três discípulos a não contar a qualquer um o que eles tinham acabado de testemunhar, até que Ele ressuscitara dos mortos. 
(Mateus 17:9)
- - Houve um problema de a sincronizando de tempo que Jesus queria seguido antes de os outros serem informados
(Mateus 17:9) , sugerindo que o vazando prematuro desta informação privilegiada iria atrapalhar o plano para a Dele iminente crucificação (Mateus 17:12) .
- - Esses três discípulos privilegiados não entenderam todas as instruções de Jesus em conjunto com esta informação privilegiada. 
(Marcos 9:10)
- - Evidentemente, a explicação suficiente para o deles entendimento completo não estava fornecida naquele tempo. 
(Marcos 9:10-13; rc. Mateus 17:10-13)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IMPLICAÇÕES:

Verdadeiro para hoje, Deus ainda se envolve nessa abordagem de permitindo que algumas pessoas seletas em uma congregação da igreja recebam privilégio desde Ele, o que pode ser na forma de coisas como:
- - status privilegiado ou posição;
- - deveres privilegiados ou funções;
- - privilegiado com habilidades naturais ou habilidades dom espiritual que são desde e empoderadas pelo Espírito Santo;
- - propriedade privilegiada de recursos abundantes;
- - compreensão privilegiada de como interpretar corretamente as Escrituras;
- - ou discernimento privilegiado para detectar e identificar o que Deus está fazendo em uma igreja ou ministério, com antecedência, antes que qualquer um mais na igreja ou ministério tome ciente disso.

- - Embora pessoas seletas tenham recebido privilégio desde Deus para liderando a congregação ou ministério da igreja local, elas podem não entender tudo sobre o que Deus quer fazer ou está fazendo. 
(veja Marcos 9:10)
- - Também, as pessoas seletas podem não estar imediatamente cientes de que estão recebendo direção privilegiada desde Deus no tempo em que Deus a está revelando. 
(veja Lucas 9:32)

- - As pessoas seletas são responsáveis diante de Deus para pôr de lado ou extinguir deles próprias opiniões pessoais, agendas, inclinações, preferências e etc., para em vez disso perseguir o que Deus tem desenhado ou está desenhando
(designando) para eles e o restante da congregação.  (veja Lucas 9:33)

- - As pessoas nas igrejas usualmente esperam ou presumem que as pessoas primárias que recebem algum aspecto de privilégio desde Deus são aquelas na liderança superior da igreja local e estão em relação pessoal correta e saudável com Deus.
- - Contudo, esta expectativa pode não estar necessariamente correta à realidade, porque Deus pode e faz estender aspectos vários de privilégio através de qualquer pessoas que Ele assim escolha em uma igreja, mesmo aqueles que não estão atualmente ocupando uma posição privilegiada oficial na igreja.
- - Além disso, Deus pode até trazer em alguém desde a fora a quem Ele estendeu um aspecto de privilégio.
- - Portanto, os líderes de uma igreja devem ser humildes e monitorando para Deus revelar a quem Ele está estendendo um aspecto de privilégio a e a que extensão ou maneiras que esse aspecto de privilégio está para impactar os ministérios da igreja.
- - Para presumir que Deus sempre dá privilégio a apenas uma pessoa ou umas poucas de pessoas seletas é uma tentativa sem sabedoria para limitar Deus e para inadvertidamente extinguir Dele atividades.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Deus não trata todos os discípulos da mesma forma. Pela intenção de Deus e design, Deus seleciona alguns para ser dado um aspecto de privilégio sobre os outros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Você se torna arrogante, ou ciumento ou crítico quando Deus seleciona alguém mais para ser dado um aspecto de privilégio a, talvez fazendo o ministério com mais eficácia do que você fazer?
- - Pior ainda, você rejeita a evidência óbvia de que Deus tem privilegiado alguém para o benefício de tua igreja e de seus ministérios porque a fonte não era você ou uma de tuas coortes?

- - Que critérios você usa para testar se um aspecto aparente de privilégio que alguém está apresentando é desde Deus ou não?
- - Ou você presume que porque você é uma pessoa proeminente em teu ministério, você é a única pessoa que Deus dispensa um aspecto de privilégio a para o teu ministério e que o teu curso de ação está correto e todos os outros estão fora do alvo?

- - Algum de vocês defende fortemente a posição que você ocupa atualmente em uma igreja ou ministério, sabendo lá no fundo dentro que Deus está agora querendo que você pisasse ao lado e abdicasse tua posição para alguém mais quem Ele tem especificamente preparada para suceder-lo nessa posição?  Similar a Saul se recusando a abdicar o reinado de monarquia para Davi, o selecionado substituto privilegiado, no Testamento Antigo?
- - Se sim, você acha que é tão sábio desfrutar o status, a reputação, o poder e o controle de tua posição que está disposto a desafiar os propósitos de Deus e esforços para tua igreja ou ministério?

- - Você anseia ocupar uma posição que resulte desde o recebendo de algum aspecto de privilégio desde Deus, com seu acompanhando status exaltado ou autoridade em uma igreja ou ministério?
- - Você deixa a ambição egoísta impelir-lo a manipular ou intimidar a fim de obter ou manter o aspecto de privilégio que você quer ou tem em tua igreja ou ministério?  Em outras palavras, você está fazendo o selecionando de que você é para ser dado privilégio em tua igreja ou ministério ao invés de Deus fazendo o selecionando.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  ComoJesusInteragiuComDeleDiscipulos09-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês