Sermão ou Lição:  Colossenses 1:18  (baseada na NVI (Português))

TÍTULO:  Jesus Tem A Supremacia Em Tudo

INTRODUÇÃO:  Você tenha alguma vez encontrado uma pessoa ou um supervisor quem pensou, falou e actuou como ele/ela é deus de e supremo por cima da sua pequena esquina do universo?  E é claro, você quis a tomar-los para baixo um nível ou dois ou três, correcto?  Bem agradecidamente, nós crentes temos no nosso lado um Deus real e autêntico quem é na realidade supremo - por cima de tudo! Vamos a aprender mais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Colossenses 1:18, com vv.12-17 para contexto

HISTÓRICO:
- - Jesus é qualificado para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" pelo Seu sofrimento e morte na cruz porque Ele é a manifestação visível, em forma corporal física, do Deus invisível. 
(vv.14-15)
- - Sendo deidade Jeová Deus Ele mesmo, em plenitude, Jesus tem a autoridade intrínseca e a habilidade com as quais Ele criou todas as coisas, em tanto no domínio espiritual invisível como no domínio físico visível. 
(vv.15,19,16)
- - Sendo deidade, Jesus tem a autoridade suprema intrínseca por cima de todos dos tipos e os níveis da autoridade que existem. 
(v.16)
- - Sendo deidade, Jesus liderou as actividades do trino Jeová Deus, para criar todas as coisas desde a posição de supremacia de sendo 'dentro de Ele', 'por Ele', 'mediante Ele' e 'para Ele'. 
(v.16)
- - Sendo deidade, Jesus exerce a supremacia abrangente antes de e dentro de toda da criação, como o seu Designer, e Criador e Sustentador. 
(v.17)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.18 - LEIA

[Questões de Lição:  Quais são as implicações de Jesus o Filho sendo a cabeça da igreja?  Correspondente à descrição aqui que a igreja é o corpo da cabeça, Jesus, quais são os aspectos maiores do que a igreja é tencionada para ser?]

PONTO DE SECÇÃO Jesus o Filho tem a supremacia por cima da igreja.

"Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja;"
- - Em uma continuação da asserção que Jesus o Filho tem a supremacia em tudo, este verso 18 foca-se em na supremacia de Jesus no domínio espiritual, concernindo a manifestação do Reino de Deus em terra - "a igreja".
- - O Filho não somente tem a única chefia e a supremacia por cima de toda a criação, mas Ele também tem a supremacia por cima da igreja, qual constitui e implementa o programa de Deus para o Reino de Deus entre os humanos que estão vivos na terra.
- - Ele tem a autoridade para ser a cabeça, o líder, o autor, o administrador, o director, o sustentador, e o protector do corpo, a igreja. 
(Mateus 28:18; 16:18)
- - Por implicação então, o Filho reina por cima da igreja, segura a sua o mais alto autoridade, determina e estabelece a sua direcção, prove para as suas necessidades, influencia no seu funcionando, empodera as suas actividades, e et cetera.
- - A igreja é para ser a instituição humana à coração do programa de Deus, a sede dos servos de embaixador (membros corporais) dedicada à tarefa de alcançado o mundo para Cristo e construindo o Seu Reino por indo e fazendo os discípulos, quem logo são para ir e fazer os discípulos, e assim por diante. 
(Mateus 28:19-20)
- - A igreja também é para ser uma incubadora, um ambiente fértil no qual os novos membros prospectivos do corpo, não-crentes, são ajudados e guiados para colocar a sua fé em Cristo para a salvação, e logo para progredir à maturidade espiritual que produz as boas acções para o Seu Reino.
- - A igreja é para ser o corpo vivo activo: os braços, as mãos, as pernas, os pés, os olhos, as orelhas, a voz de Cristo Jesus - os vários aspectos que são fazidos para o propósito de para funcionar colaborativamente como um todo em conseguindo todo que a cabeça, Cristo Jesus, os dirige para fazer.
- - A igreja é para ser um refúgio, caracterizado por tais virtudes como amor, aguent-ância, paciência, serviço, dando, edificação mútua, paz, unidade, e et cetera para os seus membros corporais, e não é para ser uma casa que é caracterizada por qualquer abuso, ira, controlo, territorialismo, favoritismo, lucro pessoal, ambição egoísta, briga, divisão, e et cetera. 
(veja Tiago 3:13-4:3)
- - A essência da igreja, todo que é e todo que faz, é para ser uma reflexão directo e excelente de todo que a sua cabeça é, na plenitude - Jesus a "...cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância". 
(Efésios 1:22-23)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questões de Lição:  Quais são as implicações de Jesus o Filho sendo "o princípio e o primogênito dentre os mortos"?  E em contexto, "o princípio" de que?]

PONTO DE SECÇÃO Jesus o Filho tem a supremacia por cima de vida, morte e ressurreição desde o defunto.

"ele... é o princípio e o primogênito dentre os mortos,"
- - No contexto deste verso 18, Jesus o Filho também tem a supremacia que concerne vida, morte e ressurreição desde o defunto - sendo "o princípio e o primogênito dentre os mortos".
- - Ele é "o princípio" ou a fonte de toda a vida física, em associação com o domínio físico - a 'primeira causa' que gerou vida, no meio de terra completamente estéril, água, luz e quentura - todos inicialmente inteiramente desprovidos de qualquer vida.
- - Para além de humanos, algumas das formas de vida físicas têm inteligência, mas elas não têm nenhum componente espiritual ou a natureza de espírito à sua essência.

- - Jesus o Filho também é "o princípio" ou a fonte de toda a vida espiritual, em associação com o domínio espiritual, concernindo um componente espiritual ou natureza à sua essência - uma alma que vive em e continua para existir e funcionar, mesmo se eles têm um corpo hospedeiro que morre.
- - - - As formas de vida, que são especificadas por Escrituras para ter uma alma ou uma essência de espírito que vive em, são seres angélicos, e humanos.

- - Em correlação com a Sua ressurreição desde o defunto no terceiro dia, Jesus o Filho tem a supremacia por cima de sendo ressuscitado desde o defunto.
- - Ele tem a supremacia em sendo a primeira pessoa para ser ressuscitado desde o defunto, em que Ele é o primeiro para viver doravante no Seu corpo ressurreto para todo o sempre.
- - Então, Ele é "o princípio" do retorno de si mesmo essência de espírito de volta em o corpo de si mesmo, agora recomposto e vivo novamente, qual tinha morrido previamente e decomposto a algum ponto em tempo no passado.
- - Assim, o Filho é "o princípio" da imortalidade no corpo de si mesmo, tanto em sendo a primeira pessoa que isto aconteceu a como em sendo o autor ou a fonte originanda que consegue a imortalidade corporal de cada humano.
- - Assim, o Filho é estabelecido como tendo supremacia mesmo por cima de morte e ressurreição desde o defunto, duas condições extremas da existência humana.
- - Uma nota importante aqui é que antes da ressurreição do Filho, cada humano que foi ressuscitado desde o defunto presumivelmente procedeu para morrer corporalmente novamente (Lázaro, por exemplo
(João 11:1-44) ), porque não há nenhuma menção em Escrituras de eles sendo transladado directamente em céu depois da sua ressurreição ou ainda estando vivo e vivendo na Terra agora 2.000 anos depois.  Os dois humanos que foram transladados vivos no céu, Enoque e Elias, voltarão mais provavelmente à Terra um dia e morrerão corporalmente.  (Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11; Apocalipse 11:3-12)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questão de Lição:  Quais dinâmicas têm sido acontecendo para e entre o Pai e o Filho com respeito à realidade que Jesus o Filho tem a supremacia "em tudo"?]

PONTO DE SECÇÃO Jesus o Filho tem a supremacia "em tudo", sendo exaltado como Deus porque Ele é Deus, em "toda a plenitude", toda da qual glorifica Deus o Pai.

"para que em tudo tenha a supremacia."
- - Nesta frase, a razão de sobrearquação e concludente é suprida quanto a por que Jesus o Filho é todas destas coisas que são descritas em versos 14-18.
- - Logicamente, Deus é o único ser em todo que existe quem merece para ter a supremacia em tudo e o único ser que é permitido para ter a supremacia em tudo. 
(Salmos 89:6-8; Isaías 40:21-26)
- - E essa distinção permanece verdadeira, mas com a nuança que porque do auto-sacrifício de Jesus o Filho na cruz para aguentar a punição severamente tortuosa para pecados até a morte do Seu corpo, o Filho (em distinção específica) merece para ter a supremacia em tudo, incluindo tendo a supremacia por cima de vida, morte e ressurreição desde o defunto. 
(Filipenses 2:5-11)

- - Notem o intento e a tudo-inclusividade desta supremacia - "em tudo", qual sugere e de facto intencionalmente contém um ingrediente predominante do mais alto exaltação
(Colossenses 1:18; Filipenses 2:9-11)
- - Deus o Pai é glorificado tanto pelo expiando auto-sacrifício de Deus o Filho na cruz, como pela exaltação consequente de Deus o Filho para ter a supremacia em tudo. 
(Filipenses 2:8-11; Colossenses 1:13 "o Reino do seu Filho amado", v.1:14 "em quem temos a redenção", v.1:18 "o primogênito dentre os mortos", "para que em tudo tenha a supremacia", v.1:19 "Pois foi do agrado de Deus")
- - Deus o Pai é glorificado que tudo é subserviente à supremacia de Deus o Filho e que nada excede a supremacia de Deus o Filho.
- - Portanto e por necessidade, a supremacia do poder e a supremacia da autoridade do Filho devem ser intrínsecas para Ele, dentro da Sua natureza, e elas devem exceder longe quaisquer limitações neste universo físico e no domínio espiritual, para que Deus o Pai pode e tem exaltado o Filho, sendo apropriadamente exaltado como Deus porque o Filho sempre tem sido e sempre será deidade, em "toda a plenitude" - Deus o Filho. 
(v.19)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Jesus o Filho tem a supremacia "em tudo", incluindo por cima da igreja, vida, morte e ressurreição desde o defunto, qual o exalta como Deus e então através disso glorifica Deus o Pai.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - A liderança nesta igreja na realidade e efectivamente faz o Filho a sua cabeça e supremacia para esta igreja?
- - Os nossos líderes nesta igreja tomam os passos específicos ou um processo em tendo o Filho estabelece a direcção, políticas, actividades, objectivos, empregando de pessoal, recrutando de instructores e trabalhadores, dispensando de finanças, desenhando de programas, seleccionando de curriculum, mantendo de doutrinas sãs, e et cetera?  Se for assim, exactamente quais passos específicos eles tomam?
- - Os nossos líderes nesta igreja abstêm-se desde ou suspendem fazendo decisões até que o conselho do Senhor seja exaustivamente buscado?  Ou em vez, a realidade é que eles naturalmente determinam na sua mente o que eles estão indo para fazer e logo eles buscam o conselho do Senhor somente para o propósito de adquirindo a Sua bênção em o que eles têm já decididos para fazer?
- - Os nossos líderes nesta igreja exercem a diligência extensiva em averiguando tão a melhor quanto possível e seguindo a direcção que o Filho tenha para esta igreja?  Ou em vez, a realidade é que os nossos líderes nesta igreja usualmente actuam desde algum impulso, capricho ou desejo que um dos líderes tem, enquanto não fazendo nenhuma inquirição séria ou tangível do Senhor para a direcção?
- - Em conduzindo as várias actividades desta igreja, os nossos líderes consistentemente actuam na obediência a todo que Jesus o Filho da os mandatos a, como extensivamente detalhado nas Escrituras?  Ou em vez, os nossos líderes nesta igreja essencialmente operam desde um modo de pensamento empresarial, ou desde morto-eza espiritual, ou desde entrincheiramento, ou desde um modo de pensamento autocrático, ou desde um modo de pensamento de conforto, ou desde um modo de pensamento de benefício pessoal, ou desde temor ou insegurança, ou desde compadrio ou nepotismo ou favoritismo, e et cetera?

- - Esta igreja é na realidade e substancialmente fazendo os discípulos quem dão frutos para o reino do Filho?  Ou em vez, cada pessoa é contente com vindo cada semana, sentando-se confortavelmente no seu banco de igreja, pondo no seu tempo de ouvindo a mensagem a fim de fazer Deus feliz, e logo indo fora para viver o restante da semana de acordo a como eles querem a viver a sua vida?
- - Esta igreja é na realidade e substancialmente e directamente facilitando e ajudando não-crentes para vir à fé em Jesus Cristo para a salvação?  Ou em vez e na realidade, ninguém nesta igreja está fazendo isso?
- - Todos dos membros do corpo de Cristo nesta igreja são honrados igualmente e tratados igualmente?  Ou em vez, alguns membros do corpo de Cristo recebem o reconhecimento e compensação para o seu trabalho nesta igreja, enquanto os outros são ignorados e aproveitados de para o mesmo montante do trabalho embora o seu trabalho seja servil?

- - Deus o Pai e Deus o Filho são glorificados por como a liderança está sendo conduzida nesta igreja?  Ou em vez, a desonra e a desgraça estão sendo amontoada em cima de Deus o Pai e Deus o Filho por como a liderança está sendo conduzida nesta igreja?
- - Você, como um membro deste corpo, é conduzindo você mesmo e significativamente contribuindo para esta igreja trazendo a glória e a honraria a Deus o Pai e Deus o Filho?  Ou em vez, as tuas palavras e/ou as tuas acções e/ou o teu não-envolvimento são na realidade trazendo o descrédito, e a vergonha e a desgraça em cima de esta igreja e a sua cabeça, Jesus o Filho?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Discutam, analisem e formulem desde as Escrituras quais passos específicos deveriam ser tomados quando tentando a determinar quais a vontade e a direcção de Deus são para a igreja local para seguir ou perseguir.  Dica:  Estejam certo a incluir e explicar precisamente como 'experimentando e comprovando o que a vontade de Deus é' (Romanos 12:2) e 'nós andamos pela fé, não pela vista' (2 Coríntios 5:7, Strong's #4043) cabem na tua série de passos.]

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  colossenses1_18-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês