Sermão ou Lição:  Colossenses 1:19-20, com Filipenses 2:6-8  (baseada na NVI (Português))

TÍTULO:  Jesus - A Plenitude De Deus Mediante Qual É Disponível A Reconciliação A Deus
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Colossenses 1:19-20, com vv.12-18 para contexto

HISTÓRICO:
- - Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, na plenitude e na forma corporal física, qual qualifica Ele para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" para humanos por meio do Seu sofrimento e morte na cruz. 
(vv.19,14)
- - Jesus tem a supremacia abrangente "em tudo", qual inclui: a supremacia por cima de toda da criação, incluindo como foi formada e como é sustentada; a supremacia por cima de todo que existe em tanto o domínio físico visível como o domínio espiritual invisível; a supremacia por cima de todos dos tipos e os níveis da autoridade que existem; supremacia por cima de vida, morte e ressurreição desde o defunto; a supremacia por cima da igreja; e a supremacia por cima da maneira ou os meios mediante os quais os humanos podem ser reconciliados a Deus. 
(vv.15-20)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.19 - LEIA:  "Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a [Sua] plenitude,"

[Questão de Lição: Discutam, contemplem e logo formulem quais as realidades são para Jesus o Filho em correlação à declaração em verso 19, incluindo a natureza e o funcionando do Filho.]

PONTO DE SECÇÃO Jesus o Filho possui e é todo que Deus o Pai é.

- - Jesus o Filho tem a supremacia em tudo porque "foi do agrado de Deus [o Pai] que nele [Jesus o Filho] habitasse toda a [Sua] plenitude".
- - Deus o Pai "foi agradado", "aprovou de", e "oficialmente autorizou" que em Jesus o Filho "habitasse toda a [Sua] plenitude". 
(Strong's #2106)
- - Obviamente, Jesus o Filho tendo e possuindo de toda da plenitude de Deus o Pai "habitando" e "vivendo" dentro da pessoa de, o carácter de, e a natureza de Jesus o Filho, claramente estabelece que Jesus o Filho e Deus o Pai são intimamente, abrangentemente e de facto infinitamente um (1) - sem qualquer limite ou barreiras. 
(Strong's #2730; rc. João 10:30)
- - Porque este estabelecendo e co-possuindo de qualidades é em "toda a plenitude", Jesus o Filho não tem meramente um depósito de algumas das virtudes de Deus o Pai, nem Ele tem meramente o acesso a algumas das virtudes de Deus o Pai.
- - O verso 2:9 dá a descrição clara que "toda a plenitude" no verso 1:19 é "toda a plenitude da divindade... habita corporalmente".
- - A inteireza de todos os aspectos de Deus o Pai são presentes e vivos no Filho, vivendo e funcionando dentro do Seu corpo físico - Deus incorpóreo invisível vivendo em plenitude e completude dentro de um corpo humano físico como o Deus-homem Jesus Cristo.
- - E por implicação, há a unificação perfeita - todos os aspectos da deidade de Deus são perfeitamente unidos com e são na harmonia perfeita com todos os aspectos de humano-eza, no Deus-homem Jesus Cristo.
- - No Seu estado de assumindo e sendo humano, o Filho não abdicou ou incorreu a diminuição de qualquer da Sua "toda a plenitude" do Pai.
- - "Todas" das virtudes de Deus o Pai são vivas e activas no Filho, sugerindo que elas sejam embaixo do controlo de livre-vontade de Jesus o Filho, para usar e exercer como o Filho deseja.
- - Esta condição inteira, de Jesus o Filho tendo toda a plenitude de Deus o Pai habitando nele, agrada Deus o Pai, quem, além disso e "porque" disto, estabeleceu que Jesus o Filho "ter a supremacia" "em tudo". 
(Strong's #3754; v.18)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.20 - LEIA

[Questão de Lição:  Discutam, contemplem e logo formulem quais exactamente as "todas as coisas" são, e logo quais exactamente são as dinâmicas ou características que concernem as "todas as coisas" sendo reconciliadas a Deus?]

PONTO DE SECÇÃO Mediante Jesus o Filho, uma maneira tem sido feita disponível para reconciliar-nos humanos a Deus.

"e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas,"
- - Deus o Pai também foi agradado para 'reconciliar todas as coisas a ele mesmo... por meio de' o Filho.
- - Jesus o Filho não é somente a representação exacta e abrangente de Deus em plenitude, mas Ele é os meios pelos quais Deus conseguiu uma maneira de reconciliação com humanos a Ele mesmo. 
(vv.19,20)
- - Por implicação então, estas condições, que o Pai foi 'agrado para ter toda a sua plenitude habita no Filho' e foi agrado que o Filho "tem a supremacia... em tudo", ao ultimo relacionam-se a e talvez desempenharam um papel em o que o Filho aguentou para conseguir "redenção, o perdão dos pecados" para humanos a ser reconciliados ao Pai. 
(vv.19,18,14,20)
- - De facto, a deidade do Filho e a supremacia do Filho capacitaram e empoderaram o sucesso do sacrifício do "corpo físico" do Filho para conseguir a reconciliação para humanos. 
(v.22)
- - Portanto, desde o contexto, uma dinâmica desta reconciliação é que foi conseguida por meio de uma união perfeita de plenitude perfeita da deidade, combinada com supremacia perfeita em tudo, combinada com um corpo físico perfeito sem qualquer mancha. 
(vv.19,18,22)

[Questão de Lição:  Em referindo às coisas reconciliadas a Ele mesmo, por que este verso diz "...as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus"?]

"tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus,"
- - Uma verificação da eficácia desta dinâmica é que "por meio de [o Filho]" uma maneira é provida para "reconciliar [a Deus] todas as coisas".
- - A "todas as coisas" especificada neste verso inclui "tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus" - tanto no domínio físico como no domínio espiritual.
- - Mas logicamente, a dinâmica de 'sendo reconciliado' necessita que previamente houve "alienação", qual é identificada no verso 21 como sendo "vocês" crentes humanos em Colossos. 
(Strong's #0526; v.2)
- - Portanto, a "todas as coisas" neste verso 20 é referindo-se a humanos - todos de nós humanos que previamente "estavam separados [ou "alienados"] de Deus e... eram [os Seus] inimigos" mas agora têm "a fé", qual activa a nossa reconciliação que logo se aplica a nós onde quer que nós vamos, se nós somos "na terra" ou "nos céus". 
(v.21, Strong's #0526; vv.23,20)
- - Contudo, a "todas as coisas" neste verso 20 não é referindo-se a humanos quem falham durante esta vida a ter "a fé" no Filho para a "redenção, o perdão dos pecados", e nem refere-se aos anjos caídos, para quem nenhuma redenção tem sido provista. 
(v.14; Mateus 25:41)
- - Com respeito ao tempo e lugar, a reconciliação que Deus conseguido por meio de em Cristo não tem nenhum limites, aplicando-se aos crendo humanos que viveram e morreram antes de o Filho pagou o resgate para pecados na cruz (assim eles foram já no céu), e aqueles que vivem e morrerão depois do Filho esteve na cruz (assim eles são ou estarão na terra).

[Questão de Lição:  Quais as frases "estabelecendo a paz" e "reconciliasse consigo" sugerem sobre o estado do relacionamento natural de humanidade a ou com Deus?]

"estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz."
- - Estas frases sugerem que estes dois partidos, Deus e humanos, são de alguma maneira em conflito ou em hostilidade um com outro, inimigos absolutos, se cada um de nós humanos o percebe ou não. 
(v.21; rc. Romanos 5:9-10)
- - Estas frases também sugerem que os humanos não têm os meios exclusivamente dentro de eles mesmos para reconciliar na realidade com Deus.
- - A ênfase neste verso é (3 tempos) na palavra na grego significando "por meio de": Deus reconcilia todas as coisas "por meio de" ele (Jesus o Filho); fazendo a paz "por meio de" o seu sangue; reconciliou coisas se na terra ou no céu "por meio de" ele. 
(Strong's #1223, #0848, este segundo "por meio de ele" foi omitido no NVI)
- - Este meios da reconciliação com Deus é inteiramente conseguido em e por meio de Deus, sem contribuição de papel ou acção por qualquer de nós humanos outro do que para depois disso ouvir e responder na fé ao que Deus tem feito, pelo Filho e "pelo seu sangue derramado na cruz".
- - Em outras palavras, o meios da reconciliação tem sido conseguido por Deus e espera não na realização humana mas em cima da aceitação humana.
- - Então, há uma maneira para conseguir "a paz" com Deus, mas somente e estritamente em termos de Deus.
- - A reconciliação e a paz com Deus são conseguidas somente por meio do sacrifício de sangue do perfeito homem-Deus Jesus, qual aconteceu por meio do Seu sofrimento severo e morte tortuosa na cruz aproximadamente 2.000 anos atrás, seguido por a Sua ressurreição gloriosa desde o defunto no terceiro dia. 
(rc. - uma 'tipologia' (ou um precursor do mesmo tipo) é em Êxodo 12:1-13)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AS VERDADES QUE CORRESPONDEM AO CONTEXTO IMEDIATO:

QUESTÃO:  Como os princípios nestes versos directamente contradizem e refutam as doutrinas falsas como aqueles circulando entre os crentes de Colossos sobre sendo reconciliado a Deus?

- - Os princípios nestes versos directamente refutam as doutrinas falsas que os humanos podem adquirir o conhecimento superior e por meio disso por eles mesmos de alguma maneira conectar-se com Deus. 
(Colossenses 2:18,8)
- - Estes princípios também directamente confrontam os ensinos heréticos que Cristo e o Seu sacrifício na cruz não foram suficientes para humanos para ser reconciliados a Deus e que em vez Deus usou necessariamente os níveis de intermediários para estender entre Deus e homem. 
(Colossenses 1:21-23; 2:18,8)
- - Adicionando a estes princípios a realidade que toda da plenitude de Deus habita no Filho, depois estes princípios além disso declaram que nenhum intermediário pode na realidade conseguir esta reconciliação com Deus mas o Filho sozinho, quem o conseguiu sendo plenamente Deus e plenamente humano.
(Colossenses 1:19-20, v.20 - "por meio de"; rc. 1 Timoteo 2:5)
- - Além disso, o Filho não pode ser um anjo para muitas razões, um dos quais é porque toda a plenitude da deidade de Deus, tal como infinito-eza, não seria em absoluta toda a plenitude se foi dentro de um segundo ser com um anjo, quem tem sido criado por Deus a algum ponto a tempo como um ser separado, qual faz esse ser finito e assim in-qualificado e incapaz de expiar para pecados cometidos no passado, e para pecados cometidos no futuro, e para pecados cometidos por mais do que um (1) humano. 
(Colossenses 1:17 - "Ele é antes de todas as coisas"; vv.19-20; rc. v.2:9)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AS VERDADES QUE CORRESPONDEM AO CONTEXTO MAIS AMPLO:

QUESTÃO:  Como a plenitude de Deus em e por meio do Filho, como descrita aqui em versos 19-20, cabe com Filipenses 2:5-11 onde no verso 7 é declarado que o Filho "esvaziou-se a si mesmo"? 
(Filipenses 2:7)

LEIA:  Filipenses 2:5-11

- - O Filho não se esvaziou da Sua deidade em que Ele não se fez não-deidade ou perdeu a Sua deidade. 
(Filipenses 2:6; Colossenses 1:19)
- - O Filho realmente contudo esvaziou-se ou escondeu a glória visível que Ele teve como deidade. 
(Mateus 17:2)
- - O Filho esvaziou-se ou pôs de lado o direito a ser exaltado que Ele mereceu como deidade, para ser em vez "humilhado" ou "fazido humilde". 
(Filipenses 2:6,8)
- - O Filho esvaziou-se ou pôs de lado o direito a usar Os seus poderes de deidade que Ele merece a usar como deidade, para em vez ser humano e estabelecer um exemplo perfeito como humano, submetendo ao Pai. 
(Filipenses 2:6-8)
- - O Filho de mesmo modo esvaziou-se ou pôs de lado o direito a ser servido e adorado como deidade e o Criador, para em vez servir e estar brutalizado para a "morte" subsequente em uma "cruz", para o propósito de provendo uma maneira para humanos para ser reconciliados a Deus. 
(Filipenses 2:6-8; Colossenses 1:20)
- - Então, Jesus o Filho reteve a plenitude da Sua deidade, mas Ele absteve-se desde mostrando e usando a plenitude da Sua deidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Possuindo de toda a plenitude de Deus, Jesus conseguiu o provendo da única maneira por meio de qual nós humanos podemos ser reconciliados a Deus.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:

- - Você tem sido reconciliado a Deus?  Se a tua resposta é "Sim", você é certo?
- - Em cima de o que é a tua reconciliação com Deus baseou-se?  Em cima da tua própria bondade?  Em cima da tua própria religiosidade?  Em cima da tua herança ancestral?  Em cima da tua membresia de igreja?  Em cima do teu completamento de uma ceremônia religiosa?  Em cima do que alguém lhe contou?  Em cima do que alguém pronunciou por cima de você?  Em cima do teu próprio pensando lógico?  Em cima da tua própria interpretação inusual de Escrituras?
- - Um problema comum mas potencialmente extremamente sério aqui é que muita pessoas podem pensar que elas têm a reconciliação com Deus, mas de facto elas não têm a reconciliação com Deus porque Deus rejeita cada tentativa para conseguir a reconciliação com Ele que não sugere precisamente a Sua maneira prescrita, como delineada nas Escrituras.
- - Hoje, nós aprendemos em Colossenses 1:19-20 que a reconciliação com Deus deve acontecer por meio de ou por Jesus e "pelo seu sangue", qual foi "derramado na cruz".
- - Se você esteja incerto se você tem a reconciliação real com Deus, ou você não sabe como para ser reconciliado a Deus, ou você sabe que você não é reconciliado a Deus mas você quer a ser reconciliado a Deus, pois volte para o nosso próximo estudo em qual informação desde as Escrituras e a clarificação serão dadas quanto a como para ser reconciliado a Deus.
- - Deus quer você a ser reconciliado a Ele, e nós queremos a ajudar você ser feito reconciliado a Ele.
- - Volte para o nosso próximo estudo em Colossenses, e enquanto isso comece preparando a tua coração para ser disposto e preparado e querendo para ser reconciliado a Deus - na Sua maneira e nos Seus termos - por meio de Jesus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Como você responderia a uma pessoa que questiona, "Como um ser infinito vivo, que é incontível, pode ser residente em um contentor biológico físico finito, em plenitude, não menos?"? (rc. 1 Reis 8:27).  Apresente a tua resposta claramente e concisamente, para que uma pessoa desinformada possa seguir e entender o que você está dizendo.
- - Como você responderia a uma pessoa que questiona, "Como a dinâmic, "sangue, derramado na cruz", se relaciona a sendo reconciliado a Deus?"?  Apresente a tua resposta claramente e concisamente, para que uma pessoa desinformada possa seguir e entender o que você está dizendo.
- - Como você responderia a uma pessoa que assevera, "Há muitos caminhos que levam a Deus" - significando 'Há muitas maneiras que podem ser tomadas quais o conseguirá para ser com Deus no céu.'?  Apresente a tua resposta claramente e concisamente, para que uma pessoa desinformada possa seguir e entender o que você está dizendo.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  colossenses1_19-20-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês