|
Sermão ou Lição: Colossenses 1:21-22
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Jesus - Trocando A Nossa Alienação A Reconciliação
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:21-22, com vv.19-20 e v.23 para contexto
HISTÓRICO:
- - Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, na plenitude e na forma corporal física, qual qualifica Ele para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" para humanos por meio do Seu sofrimento e morte na cruz.
(vv.19,14)
- - Jesus tem a supremacia abrangente "em tudo", qual inclui: a supremacia por cima de toda da criação, incluindo como foi formada e como é sustentada; a supremacia por cima de todo que existe em tanto o domínio físico visível como o domínio espiritual invisível; a supremacia por cima de todos dos tipos e os níveis da autoridade que existem; supremacia por cima de vida, morte e ressurreição desde o defunto; a supremacia por cima da igreja; e a supremacia por cima da maneira ou os meios mediante os quais os humanos podem ser reconciliados a Deus.
(vv.15-20)
- - Possuindo de toda a plenitude de Deus, Jesus conseguiu o provendo da única maneira por meio de qual nós humanos podemos ser reconciliados a Deus.
(vv.19-20)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.21 - LEIA
[Questão de Lição: Discutam e formulem as dinâmicas que constituem esta declaração de realidade em verso 21.]
PONTO DE SECÇÃO
: No estado pecaminoso natural que nós humanos somos nascidos em, todos de nós são alienados desde Deus e oficialmente são um inimigo do
Seu.
- - Um assunto doutrinal, que é sendo introduzido na discussão aqui, está que por default, todos os humanos são nascidos alienados desde Deus.
(rc. Romanos 3:23)
- - Além disso, todos os humanos são nascidos inimigos de Deus - oficialmente.
- - A instigando razão para esta posição hostil entre Deus e humanidade é a humanidade comete maus pensamentos e comportamentos, quais são na oposição directa à santidade de Deus extrema e perfeita.
- - Judicialmente, todos de nós humanos são nascidos corruptos pelo pecado e depois disso são culpados de transgredindo as leis de Deus, com não meios
em e de nós mesmos para in-corromper-nos e fazer-nos in-culpado.
- - E judicialmente, Deus requer, mesmo demanda, a falta de pecado perfeita absoluta total de cada humano para a sua vida inteira, qual nenhum humano exceto Jesus tem ou pode alcançar desde Adão e Eva pecaram no Jardim Do Éden.
(Romanos 5:12)
- - Então, a nossa propensão natural para envolver-se em maus comportamentos propulsa cada um de nós humanos a ser "alienado" e "separado de Deus", para não ser conectado relacionalmente com Deus.
(Strong's #0526)
- - Consequentemente, a nossa pecaminosidade natural também nos faz "hostil passivamente ou activamente" a Deus como os Seus "inimigos", qual pode estar em qualquer das várias formas, tais como "adversário, odioso", antagónico, oposicional, assalt-ivo, distanciado, indiferente, não compatível, obstruido, rejeitando, não ciente, e et cetera.
(Strong's #2190)
- - Minimamente, esta hostilidade natural em relação a Deus acontece na nossa "mente", o nosso pensando e personalidade, embora usualmente ela além disso jorre fora da nossa boca e ela infunde o nosso "procedimento" ou 'comportamentos'.
(Strong's #2041)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.22 - LEIA
[Questão de Lição: Discutam e formulem as dinâmicas que constituem esta declaração de realidade em verso 22, incluindo com respeito aos efeitos que são produzidos para pessoas que são reconciliadas.]
PONTO DE SECÇÃO
: Mediante a morte física tortuosa de Cristo, a alienação desde Deus é trocada à reconciliação com
Deus.
"Mas agora ele os reconciliou"
- - "Mas agora" é um contraste relacionado a tempo, que a algum ponto em tempo algo tem mudado - especificamente que para os crentes de Colossos o seu status legal prévio de estando os inimigos de Deus tem mudado agora.
- - Anteriormente ou "antes você estava" 'alienado', "separado" e um "inimigo"- um membro de "o domínio das trevas", e procedendo em direção a sendo trancado em punição eterna para os teus pecados.
(vv.21,13)
- - "Mas agora ele reconciliou" você - "resgatou" você e "transportou [você] para o Reino do seu Filho", não mais 'alienado' e "separado de Deus" e não mais um "inimigo" de Deus.
(vv.22,13,21)
"pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte"
- - "Pelo derramando do Seu sangue" e "pela morte do corpo físico de Cristo" "na cruz", a "redenção" é conseguida para "o perdão dos pecados", qual resulta em sendo reconciliado a Deus.
(vv.20,22,14)
- - A morte de Cristo pela crucificação foi uma morte extremamente excruciante e horrífica.
- - De acordo com os relatos bíblicos, Cristo não perdeu a consciência e logo morreu depois, mas em vez Ele esteve consciente durante o tempo inteiro até o momento de morte, qual foi a intenção dos designeres de Romano deste tipo de execução tortuosa.
- - Motivado pelo Seu amor para nós humanos, Deus usou esta forma da morte física tortuosa para punir Cristo para os pecados de todos dos humanos quem Ele resgata e reconcilia a Ele mesmo.
(João 3:16)
"para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação"
- - Esta punição tortuosa e morte de Cristo na cruz redimiu judicialmente ou compradou a justiça perfeita e a falta de pecado para todos dos humanos quem Ele resgata e reconcilia a Ele mesmo.
- - Os humanos agora-redimidos continuam a pecar nesta vida, mas não obstante Deus considera-os como "sagrados, consagrados" e "santos diante dele" exclusivamente por causa da redenção que Jesus o Filho conseguiu para eles na cruz.
(Strong's #0040)
- - Esta consideração por Deus dos humanos redimidos pecaminosos como sendo "santos diante dele" também se estende a sendo "irrepreensível" ou "sem mancha", e sendo "sem queixa, irreprochável", ou "livre de qualquer acusação".
(Strong's #0299, #0410)
- - Em efeito, a perfeita falta de pecado e a perfeita justiça de Cristo são creditadas a e aplicadas a esses humanos pecaminosos que Deus "reconcilia consigo".
(veja Romanos 3:20-25a, 4:6; Colossenses 1:20)
- - Assim, "agora já não há condenação", não mais 'alienação', não mais status de "inimigo" para esses humanos quem Deus "reconcilia consigo", "apresentados" por Cristo e mediante Cristo, agora qualificados e "tornados dignos de participar da herança dos santos no reino da luz".
(Romanos 8:1; Colossenses 1:21,20,22,12)
- - E dentro de todas destas dinâmicas que cercam Cristo neste processo de reconciliação, a Sua "supremacia... em tudo" é mesmo mais aparente.
(Colossenses 1:18)
- - De facto, esta reconciliação com Deus mediante a redenção por Cristo é uma bênção eterna imerecida inestimável para esses humanos que adquiriem isto aplicado a eles.
(Romanos 5:1-2)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÃO: Deus usa o que critérios que determinam quais humanos são feitos reconciliados a Ele?
(Colossenses 1:22)
- - No contexto de capítulo 1 de Colossenses, Colossenses a quem Paulo está escrevendo "estavam ['alienados' e] separados de Deus e... eram inimigos"
(v.21)
, "mas agora ele reconciliou" eles
(v.22)
.
- - Paulo reporta que ele tem "ouvido da [sua] fé... em Cristo Jesus"
(v.4)
, qual o incita a chamar-los "santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos"
(v.2)
.
- - Este Colossenses aprenderam esta redenção e a informação sobre reconciliação desde Epafras
(v.7)
e responderam por colocando a sua "fé... em Cristo Jesus"
(v.4)
para a sua "redenção, o perdão dos [seus] pecados"
(v.14)
- individualmente e pessoalmente.
QUESTÃO: É possível a ser feito in-reconciliado ou revocado-reconciliado a Deus?
- - Paulo é escrevendo aqui aos crentes de Colossos, quem a esse tempo estão vivos para ler esta carta. No verso 22 é declarado que Deus
"agora" "reconciliou [eles] pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte".
- - A palavra "reconciliada" no grego significa "para reconciliar plenamente".
(Strong's #0604)
- - Então integrando estes factos junto, a asserção neste verso 22 é que Deus tem já e plenamente reconciliado cada um de nós crentes verdadeiros a Ele mesmo enquanto nós estamos ainda vivos nesta vida na terra.
- - Portanto, judicialmente o status legal de cada uma destas pessoas troca ou converte desde estando um membro de "o domínio das trevas" a sendo um membro de "o Reino do Filho" enquanto a pessoa está viva nesta vida na terra, especificamente ao momento extacto essa pessoa genuinamente e correctamente coloca a sua "fé... em Cristo Jesus".
(vv.13,4)
- - Se Deus tem reconciliado judicialmente e legalmente e plenamente os crentes vivos a Ele mesmo a logo após oficialmente ser os membros do reino do Seu Filho, pois como Deus pode in-reconciliar qualquer deles, qual essencialmente declara que o sacrifício do Seu Filho não mais é suficiente e aplicável para conseguir a reconciliação para quaisquer crentes que Ele previamente plenamente-reconciliou a Ele mesmo?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: Mediante a morte física tortuosa de Cristo, Deus tem provido uma maneira para humanos para ser reconciliado a Ele, embora nós humanos somos nascidos automaticamente alienados desde
Ele.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:
- - Você sabeu que você foi nascido um inimigo de Deus, oficialmente?
- - Você tem a real reconciliação com Deus?
- - Os vários versos deste estudo definem que a reconciliação com Deus pode acontecer somente mediante Cristo Jesus
(v.22)
, por colocando a tua "fé... em Cristo Jesus"
(v.4)
que Ele redimiu
(v.14)
ou sofreu a penalidade para os teus pecados
(v.14)
mediante a Sua morte física
(v.22)
e pelo derramando do Seu sangue na cruz
(v.20)
, seguido por a Sua ressurreição desde o defunto no terceiro dia
(v.18)
.
- - Para aqueles de vocês que podem não ter a real reconciliação com Deus, você gostaria a cometer-se ou recometer-se em estabelecendo a tua fé em Cristo Jesus para que Deus concederá você a reconciliação com Ele, qual inclui você "herdando" a vida eterna do céu como um membro permanente de "o reino da luz"
(v.12)
?
(PAUSE - dê-lhes alguns momentos para processar este convite.)
- - Se você seja preparado, pois você pode orar estas palavras a Deus, com a sinceridade:
(PAUSE depois de cada frase (separado por uma vírgula) para dar-lhes o tempo para recitar e entender o que eles estão orando neste a Deus.)
Querido Deus, eu quero a ser reconciliado a Você. Eu sei que os meus pecados têm alienados-me desde Você, e consequentemente eu tenho sido um inimigo de Você, oficialmente.
Mas, agora eu firmemente creio em Cristo Jesus, que Ele pagou a penalidade para os meus pecados, mediante a Sua morte física na cruz, e que Ele ressuscitou dos mortos no terceiro dia.
Então mediante Cristo Jesus, eu peço que Você me perdoa dos meus pecados, reconcileia-me a Você mesmo, e dá-me a vida eterna no céu, como um membro permanente de "o reino da luz".
Obrigado. Amém.
- - As Escrituras dizem em Atos 16:31 que se você "crê no Senhor Jesus", você "será salvo".
- - Então se você tem colocado a tua fé em Cristo Jesus, pois desde este versos Deus diz que Ele o tem reconciliado a Ele mesmo como um membro de "o reino da luz", qual inclui a herança do vivendo com Deus no céu eternamente.
(Colossenses 1:12)
- - Para todos de nós quem têm esta reconciliação de salvando eterna com Deus, nós somos para esforçar para viver em uma maneira que o agrada e consegue os Seus propósitos para cada um de nós individualmente, pessoalmente e corporativamente
(v.10)
, qual nós estaremos estudando no verso 23 durante a nossa próxima reunião.
- - Depois tendo recebido esta reconciliação imerecida inestimável com Deus mediante colocando da tua fé em Cristo Jesus, você tenha sido vivendo em uma maneira que traz a honraria a Deus para concedendo você esta reconciliação a Ele mesmo?
Ou em vez, você tenha desde sido vivendo em essencialmente a mesma maneira prévia que foi característica de estando alienado desde Deus e estando o Seu inimigo?
- - Em outras palavras, você tenha sido vivendo em uma maneira que é caracterizada por "santidade" - sendo irrepreensível, "inculpável", sem mancha, e "livre de qualquer acusação" de pecaminosidade?
(v.22)
- - E 'agradecimento' a Deus, para o que Ele tem feito para reconciliar você a Ele mesmo mediante Cristo Jesus, permeia todo que você é e como você vive a tua vida?
(vv.12,22)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Se Deus desenhou e criou nos humanos, e cada humano, que tem existido, tem pecado prontamente, e os primeiros humanos Adão e Eva rapidamente sucumbiram ao primeiro pecado a qual eles foram expostos, pois Deus fez nos humanos com uma habilidade inata substancial a pecar.
Em outras palavras, Deus fez todos os humanos com a propensão para eles para falhar imediatamente e absolutamente e miseravelmente.
Isso é justo ou bom ou direito de Deus para fazer isto? Explique a tua resposta. Dica: veja Colossenses 1:19-20,13-14; também Josué 24:14-15.
- - Por que Deus permitiria ou causaria a raça humana para continuar perpetuando se cada humano é nascido alienado para Ele, oficialmente como o Seu inimigo?
O que Deus quer a acontecer ou está tentando a conseguir neste aspecto? Dica: veja Colossenses 1:22-23.
- - Desde este intelectual ponderando, o que conclusão simples pode nós averiguamos sobre a vida e por que nós humanos somos trazidos na existência neste tipo de situação difícil moral judicial automática?
Resposta: A vida é um (1) teste grande por Deus.
- - Este tipo do teste por Deus é único à raça humana? Resposta: Não, as várias classes de anjos foram testadas, do qual aproximadamente um terço dos anjos falhou o teste.
(Apocalipse 12:3-4)
- - Há uma maneira ou um meios por qual os anjos, que têm pecou, podem ser reconciliados a Deus? Resposta:
Não, nada, alguma vez. Os anjos, que têm pecados, são condenados irrevogavelmente eternamente (Mateus 25:41 com Apocalipse 20:10).
Mas, Deus tem oferecido para estender a nós humanos pecaminosos a graça (o favor imerecido) e a misericórdia (a perdão dos pecados) que Ele não se estende e não se estenderá a nenhum anjos pecaminosos.
- - Como os humanos crescem a idade adulta e procedem mediante a vida não estando reconciliados a Deus, nós naturalmente percebemos e pensamos, "Deus oficialmente declara-me um inimigo do Seu."?
Se a tua resposta é "Não.", pois o que você pode fazer para ajudar as pessoas no mundo em percebendo desta realidade adversa que eles estão em?
- - É possível a estar super-religioso e super-dedicado a Deus e ainda na realidade ainda estar o Seu inimigo oficialmente e alienado desde Ele?
Explique a tua resposta, usando o respaldo desde os versos de Escritura que são propriamente interpretados.
A resposta correta é "Sim." - veja vv.1,7,10 em João 3:1-21.
- - A frase "inculpáveis e livres de qualquer acusação" (Colossenses 1:22), o que isto soa como no Testamento Antigo, e como isso se relaciona ao que é declarado no Testamento Novo aqui que Cristo tem fez mediante o Seu corpo físico?
Dica: veja Levítico 22:17-22.
- - Como você responderia a uma pessoa que assevera (ao longo de uma linha popular de pensando hoje) que Deus ama todas pessoas e assim Ele aceita todas pessoas?
Dica: veja Colossenses 1:21-23]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_21-22-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|