Sermão ou Lição:  Colossenses 1:24  (baseada na NVI (Português))

TÍTULO: 
Alegria No Meio De Sofrimento Por O Benefício Da Igreja E O Evangelho
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Colossenses 1:24, com vv.21-23 para contexto

HISTÓRICO:
- - Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, na plenitude e na forma corporal física, qual qualifica Ele para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" para humanos por meio do Seu sofrimento e morte na cruz. 
(vv.19,14)
- - Mediante a morte física tortuosa de Cristo, Deus tem provido uma maneira para humanos para ser reconciliado a Ele, embora nós humanos somos nascidos automaticamente alienados desde Ele e oficialmente somos um inimigo do Seu. 
(vv.21-22)
- - Esta maneira, que Deus tem provido para humanos para ser reconciliado a Ele mesmo, é chamada o "evangelho" ou 'boas notícias'. 
(vv.22-23)
- - Deus deseja que cada pessoa ouve a mensagem de "evangelho" e responde na fé, seguido por sendo firmemente fundamentado nas doutrinas que constituem o "evangelho" e a fé. 
(v.23)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.24 - LEIA

[Questão de Lição:  Estudem, discutam, contemplem, e logo identifiquem e descrevam o que é a fonte da alegria que Paulo está experienciando.  Esteja certo de tomar em consideração o contexto circundante.]

PONTO DE SECÇÃO Haja a alegria tremenda dentro do compartilhando do evangelho com não-crentes, mesmo se o sofrimento é incorrido.

"Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês... em favor do seu corpo, que é a igreja."
- - Paulo foi feito um servo de proclamando o evangelho a cada pessoa na terra. 
(v.23)
- - Por meio desta actividade e serviço de proclamando o evangelho, em efeito Paulo também foi feito um "ministro" e servo "em favor de" ou "por o benefício de" "a igreja", ajudando de pessoas quem estão alienadas desde Deus para ser feitas agora "santos" ou 'santificados um(es)', ser feitas membros do corpo de Cristo, a igreja. 
(vv.25,24,21,26)
- - Paulo também "esforça-se", "luta" e "sofre... as aflições" para começar igrejas, estabeleçer-as e cresçer os seus membros na fé. 
(vv.29,24,27-28)
- - Embora Paulo nunca tem encontrado os Colossenses, não obstante ele tem sido aguentando o "sofrimento" e a "luta" a fim de "apresentar-lhes" ao evangelho e "suprir-lhes" "plenamente a palavra de Deus". 
(vv.1:24; 2:1; 1:25, Strong's #4137)
- - Paulo está tomando passos tangíveis activos para beneficiar igrejas, e a suas pessoas - para o seu benefício.

- - Os Colossenses ouviu o evangelho e logo foram feitos crentes, para o qual Paulo "agora" "se alegra" em o que ele e talvez outros servos sofreram 'para o seu benefício' para trazer-lhes o evangelho. 
(vv.23,24; Strong's #5228)
- - Por implicação, haja a alegria tremenda para os servos do evangelho quando contemplando a realidade que por meio dos servos compartilhando o evangelho com humanos quem procediam previamente em direção à punição eterna, esses humanos foram feitos crentes verdadeiros e são trancados agora em a gastando da eternidade com Deus em céu.
- - É o que uma alegria tremenda para participar directamente neste processo que Deus usa, o proclamando do evangelho, por meio do qual Ele traz o "resgate [para crendo pessoas] do domínio das trevas e transporta[-lhes] para o Reino do seu Filho". 
(v.13)
- - Este resgate é uma actividade inestimável de Deus, com os resultados benéficos super-extremos que continuam através toda da eternidade - qual quase faz estes resultados além da nossa descrição adequada e além da nossa compreensão limitada e além da nossa capacidade para ser adequadamente apreciativo.
- - Então, para os servos do evangelho, esta alegria tremenda longe excede e pesa mais do que os "sofrimentos, as adversidades, e a dor" que os servos aguentam para trazer a estas pessoas o evangelho, "por o seu benefício". 
(Strong's #3804, #5228)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questão de Lição:  Estudem, discutam, contemplem, e logo identifiquem e descrevam o que Paulo está referindo-se a aqui com a frase "e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo".  Esteja certo de tomar em consideração o contexto circundante, especialmente versos 1:23,25-2:1.]

PONTO DE SECÇÃOPelo design de Deus, os servos do evangelho são esperados para aguentar as aflições que acompanham as suas actividades de disseminando o evangelho e a palavra de Deus.

"e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo,"
- - Como um servo do evangelho, Paulo permite-se para aguentar as aflições como Cristo aguentou, mesmo a ponto de aflições físicas da sua carne.
- - O sofrimento físico de Cristo acabou o momento Ele morreu, mas depois da partida de Cristo, haja mais sofrimento das aflições que estão necessitadas a fim de continuar o disseminando do evangelho e o construindo do reino de Deus por meio da igreja.
- - Então, o sofrimento e as aflições "restam" e ainda estão faltando, e por causa disso Paulo voluntariamente aguenta estas aflições 'por o benefício do corpo de Cristo, a igreja'.
- - Paulo toma uma abordagem auto-sacrificando ao seu trabalho de ministério de sendo um servo do evangelho, sofrendo para as necessidades e o benefício de outros, em vez de evitando esse sofrimento, e perseguindo as necessidades e os benefícios para ele mesmo.
- - Esta abordagem auto-sacrificando de Paulo, em cumprindo o seu trabalho de ministério de sendo um servo do evangelho, é como a abordagem que Cristo tomou, aguentando as aflições na cruz para as necessidades e o benefício de outros, em vez de evitando esse sofrimento, e perseguindo as necessidades e os benefícios para Ele mesmo. 
(veja v.22)
- - E como a situação de Cristo de aguentando as aflições na cruz que faltavam e necessitaram para ser completadas a fim para o conseguindo dos propósitos de Deus (em reconciliando de humanos a Ele mesmo), então também Paulo e outros servos do evangelho são para aguentar as aflições que estão faltando e necessitam para ser completadas a fim para o conseguindo dos propósitos de Deus (em disseminando do evangelho e a palavra de Deus). 
(vv.21-22,24-25)
- - Este repetindo fenómeno aparentemente é pelo design de Deus, que Deus tenciona e de facto decreta para os Seus servos para encontrar e aguentar voluntariamente o sofrimento e as aflições em uma maneira auto-sacrificando a fim de "encher pleno" ou "completar... o que resta" ou "suplementar" o que é "deficiente" no conseguindo dos propósitos de Deus. 
(Strong's #0466, #5303)
- - Cristo aguentou as aflições para cumprir-se o Seu papel em os propósitos de Deus (em reconciliando de humanos a Ele mesmo), mas adicionalmente nós, quem somos servos do evangelho, necessitamos de aguentar as aflições para cumprir-se o nosso papel em os propósitos de Deus (em disseminando do evangelho e a palavra de Deus ao mundo inteiro), qual é necessário a fim de implementar o que Deus tem provido por meio das aflições de Cristo.

-- Quando fazendo o trabalho de ministério como um servo do evangelho por o benefício da igreja, os sofrimentos e as aflições podem vir das pessoas dentro da igreja ou fora da igreja, e em qualquer de uma variedade das formas, tais como:
- - - - sobrevivência - uma falta das necessidades básicas de vida, o alimento, o abrigo, o vestuário, a água;
- - - - físico - os assaltos, as surras, a tortura, a queimadura solar, a fadiga, a inconveniência, a falta de sono, a falta de cuidado médico, e et cetera;
- - - - relacional - o aguentando dos conflitos, a contenda, o estresse, os argumentos, a hostilidade, a animosidade, o antagonismo, a perseguição, os rumores e a fofoca, a rejeição, a resistência, tentando a fazer ou manter a paz, e et cetera;
- - - - financeiro - a falta do dinheiro, o rendimento, os recursos, a transportação confiável;
- - - - pessoal - a isolação, a falta do companheirismo humano, os amigos, e os apoiantes de ministério, e et cetera.
- - - - mental - a depressão, o temor;
- - - - espiritual - o desespero, as dúvidas, os ataques que estão orquestrados pelo Reino da Treva, a falta do feedback positivo;
- - - - ministerial - o aguentando do maltratarmento, o favoritismo, a ira, o abuso verbal, os falandos de um discurso irado e veemente, a dissensão, a divisão, as queixas in-substanciadas, as acusações, os ataques de carácter e os assassinatos de reputação, a irrazoável-eza, a ambição egoísta, o ciúme, a busca de glória, o fazendo como um bode expiatório, o deturpando, a terminação injustificada desde uma posição de ministério, o des-companheirismo, a ganância, o roubo, o comportamento imoral, a busca de controlo, as ameaças físicas, o prejulgando, e et cetera.

- - Como é evidente desde esta lista das aflições, sendo um servo do evangelho por o benefício da igreja usualmente envolve o fazendo de sacrifícios ao bem-estar de si mesmo, ou o conforto, ou o desfrute, ou as preferências, ou as finanças, ou o rendimento, ou o emprego, e et cetera.
- - Mas ao mesmo tempo, o envolvendo-se em actividades, como um servo do evangelho por o benefício da igreja em apresentando e ensinando a palavra de Deus na sua plenitude "para que todo homem é apresentido perfeito em Cristo", pode trazer a alegria no meio de o acompanhando sofrimento e aflições. 
(vv.25,28,24)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GRANDE IDEIA:  Os servos de Deus, quem se envolvem nas actividades de disseminando o evangelho e a palavra de Deus, pode incorrer sofrimento e aflições, mas a alegria pode também ser encontrada dentro dessas actividades.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Você tem o mesmo tipo da abordagem auto-sacrificando que Paulo exibe nesta secção de versos?  Para nós crentes locais?  Para a nossa igreja local?  Para a igreja em geral?  Para o evangelho?  Para não-crentes?
- - Você em alguma maneira envolve-se em ou respalda tangivelmente a actividade de proclamando o evangelho?
- - Você em alguma maneira envolve-se em ou tangivelmente contribui para o proclamando do evangelho em um país estrangeiro, talvez por um missionário ou um ministério de missões estrangeiro?
- - Você em alguma maneira intencionalmente faz algum contacto com as pessoas não salvadas e tenta tangivelmente a atrair-las em a esta igreja ou o teu grupo de ministério, para que elas podem ouvir o evangelho?
- - Você em alguma maneira labuta ou contribui tangivelmente a o começando ou plantando de novas igrejas, como as oportunidades surgem?
- - Você em alguma maneira labuta ou contribui tangivelmente a esta igreja crescendo em número de pessoas em comparecimento?
- - Você em alguma maneira labuta ou contribui tangivelmente a o crescimento das pessoas em comparecimento nesta igreja em direção à maturidade espiritual?

-- Você em alguma maneira alguma vez tem sofrido a aflição para apropriadamente envolvendo-se em qualquer destas actividades?
- - - - Se for assim, a aflição foi injustamente perpetrada em você por um pastor, ou um presbítero, ou um diácono, ou um curador de ministério, ou algum outro tipo de líder de ministério? Se for assim, levante a tua mão.
- - - - Depois disso, você foi capaz de encontrar qualquer alegria no meio dessas aflições injustas que você sofreu desde um líder de ministério, por o benefício da igreja ou o evangelho, como referido a em verso 24?
- - - - Você esteve alguma vez capaz de recuperar-se pessoalmente desde essas aflições que foram injustamente perpetradas em você por um líder de ministério?  Plenamente recuperar-se?  Se não, sacuda a tua cabeça desde lado-a-lado - 'Não'.

- - Não obstante, você prioriza e mantém o bem-estar desta igreja por cima do teu próprio bem-estar ou preferências, apesar das aflições que são injustamente perpetradas em você?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - O que é sugerido aqui sobre a consideração de Paulo para os crentes de Colossos (quem ele provavelmente não tinha encontrado pessoalmente ainda (v.2:1)), a igreja local (tais como a Colossos e Laodicéia (v.2:1)), e a igreja em geral, 'o corpo de Cristo'?  Você pensa que a consideração de Paulo é extraviada, uma incorrecção, tola, ou fanático pateta?  Se não, pois o que você pensa que é?  Por que?]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  colossenses1_24-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês