Sermão ou Lição:  Colossenses 1:28-2:1  (baseada na NVI (Português))

TÍTULO: 
Assuma A Mesma Perspectiva, Missão E Abordagem De Ministério Que Paulo Tem
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Colossenses 1:28-2:1, com vv.1:24-27 para contexto

HISTÓRICO:
- - Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, na plenitude e na forma corporal física, qual qualifica Ele para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" para humanos por meio do Seu sofrimento e morte na cruz. 
(vv.19,14)
- - Mediante a morte física tortuosa de Cristo, Deus tem provido uma maneira para humanos para ser reconciliado a Ele, embora nós humanos somos nascidos automaticamente alienados desde Ele e oficialmente somos um inimigo do Seu. 
(vv.21-22)
- - Esta maneira, que Deus tem provido para humanos para ser reconciliado a Ele mesmo, é chamada o "evangelho" ou 'boas notícias'. 
(vv.22-23)
- - Deus deseja que cada pessoa ouve a mensagem de "evangelho" e responde na fé, seguido por sendo firmemente fundamentado nas doutrinas que constituem o "evangelho" e a fé. 
(v.23)
- - Pelo design de Deus, os servos do evangelho são esperados para aguentar as aflições que acompanham as suas actividades de disseminando o evangelho e a palavra de Deus. 
(v.24)
- - Mas, haja a alegria tremenda dentro do compartilhando do evangelho com não-crentes, mesmo se o sofrimento é incorrido. 
(v.24)
- - Previamente essencialmente excluídos, os gentios estão agora sendo trazidos no reino de Deus, e além disso eles estão sendo extremamente abençoados mediante Deus implementando novas dinâmicas que grandemente beneficiam-os espiritualmente, tais como "a igreja", "Cristo em vocês", e "a esperança da glória". 
(vv.12-13,24-27)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.28 - LEIA

[Questão de Lição:  Formulem e descrevam a essência de cada actividade que é citada no verso 28, e relacionem-os ao objectivo último que é citado aqui. Dica: Não ignorem a palavra "Nós" neste verso.]

PONTO DE SECÇÃO Seguindo o exemplo de Paulo, a abordagem, que é usada em igrejas, deveria ser para proclamar conhecedora-mente, admoestar e ensinar Cristo e a Palavra de Deus, a fim de facilitar o conseguindo da maturidade espiritual na vida de cada crente.

- - No cumprindo da sua autorização por Deus, Paulo, junto com Timoteo, abundantemente supre a palavra de Deus aos gentios, qual inclui os Colossenses. 
(v.25)
- - Paulo e Timoteo "revelam" ou 'divulgam' alguns vários aspectos sobre Deus e as actividades que Deus consegue mediante Cristo. 
(vv.26, Strong's #5319; v.27)
- - Dentro das suas 'divulgando' actividades, Paulo e Timoteo "o proclamam" - transmitindo, anunciando, proclamando, pregando, ensinando e explicando a informação sobre Cristo e como Ele proveu uma maneira para os humanos para ser reconciliado a Deus. 
(vv.21-23)
- - Paulo e Timoteo também "admoestam" - usando as Escrituras para "advertir", qual inclui "reprovando gentilmente mas fervorosamente, aconselhando contra as coisas que estão para ser evitadas, e lembrando das coisas que são uma obrigação ou uma responsabilidade". 
(Strong's #3560; AHD em inglês - 'admonish')
- - Além disso, eles "ensinam" a Palavra de Deus - provendo instrução, conhecimento e explicações sobre palavras específicas, frases, versos e doutrinas nas Escrituras.
- - Estes "proclamando, ['admoestando'] e ensinando" são envolvidos em "com toda a sabedoria" - significando que Paulo e Timoteo divulgavam este "mistério" sobre a "igreja" e Cristo, e conduzindo este "proclamando, ['admoestando'] e ensinando" desde uma posição de pessoalmente tendo "sabedoria" exaustiva, conhecimento e entendimento sobre todos dos tópicos que eles apresentavam e supriam abundantemente desde a palavra de Deus. 
(vv.24-28)
- - Tecnicamente, em e de nós mesmos, os crentes, líderes de ministério, pastores, presbíteros, e et cetera não possuem "toda a sabedoria", então nenhum deles ou nós crentes pode proclama, admoesta e ensina a Palavra de Deus "com toda a sabedoria" desde nós mesmos.
- - Contudo, o Senhor é a fonte de toda a sabedoria, e portanto essas pessoas, quem proclamam, admoestam e ensinam a Palavra de Deus, devem ser ambos plenamente treinadas nas Escrituras e plenamente rendidas-se a e controladas pelo Espírito de Deus a fim de acessar a Sua 'toda a sabedoria'. 
(rc. Provérbios 2:6, Romanos 12:1-2)

- - Os objectos ou recipientes deste "proclamando, ['admoestando'] e ensinando" são para ser "cada um" - cada pessoa - cada homem, mulher, adolescente, jovem e criança.
- - O desfecho desejado é que cada pessoa é feita "perfeita em Cristo", significando na realidade sendo completo em conseguindo e mantendo a maturidade espiritual abrangente na sua vida.
- - Deus deseja que cada crente ser "pleno-crescido ou completo" na fé, fazendo o progresso significante contínuo em direção de sendo feito espiritualmente maturo, espiritualmente desenvolvido abragentemente, e espiritualmente completo em cada aspecto de vida de si mesmo. 
(Strong's #5046)
- - A plenitude de "Cristo em vocês" deveria resultar em na plenitude da maturidade espiritual. 
(vv.27,28)

- - Obviamente, então, sendo feito espiritualmente maturo requer que este "proclamando, ['admoestando'] e ensinando" sempre ser acompanhado por aplicações que são visadas em e relacionando-se a a audiência de escutando particular e que concerne-se aos conteúdos Escriturais que estão sendo ensinados.
- - Deus deseja e de facto mesmo instrui que os crentes 'não meramente escutam à palavra' mas que eles além disso activamente 'fazem o que ela diz'. 
(Tiago 1:22)
-- Por implicação, então, este "proclamando, ['admoestando'] e ensinando" necessita de incluir sempre:
- - - - o conteúdo Escritural que é predominantemente destacado, propriamente interpretado, adequadamente explicado e efectivamente aplicado;
- - - - ensinando as maneiras práticas que ajudam cada crente move em direção de alcançando e sustentando mais maturidade espiritual;
- - - - e encorajando, exortando e admoestando cada crente para perseguir, esforçar-se para, implementar e perseverar em alcançando a maturidade espiritual que é completa, plena, abrangente, consistente, regularmente produzindo as boas obras, e et cetera. 
(rc. Tiago 2:26)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.29 - LEIA

[Questão de Lição:  O que os versos 1:28-2:1 sugerem sobre a missão de Paulo, a sua filosofia de ministério, e a sua abordagem de ministério, e como aquelas se relacionam aos crentes de Colossos?]

PONTO DE SECÇÃO Destacando do seu trabalho de ministério de facilitando os gentios para colocar a sua fé em Cristo e para crescer à maturidade espiritual, Paulo além disso divulga os desafios correspondentes para ele, talvez para que os crentes de Colossos assumirão esta mesma perspectiva, missão e trabalho de ministério.

- - Note desde verso 28 que, como Paulo e Timoteo, essas pessoas, que são fazendo este "proclamando, ['admoestando'] e ensinando", deveriam possuir pessoalmente uma determinação clara, distinta e firme para fazer todo que elas podem no seu ensinando para facilitar o conseguindo destes desfechos nas vidas dos seus ouvintes, "para que [elas] ['possam'] apresentar todo homem perfeito em Cristo". 
(Strong's #3936)
- - Também como Paulo e Timoteo, estas pessoas de ministério deveriam continuar neste "labor" para contanto que ele toma a fim para cada crente para alcançar a maturidade espiritual. 
(v.29, Strong's #2872)
- - Embora este "labor" pode ser "trabalho fatigante e estrênuo" que por vezes envolve "esforçando-se", não obstante estas pessoas de ministério têm disponível a elas energizando rejuvenescimento desde Deus para empoderar-los em continuando e perseverando no seu labor que Ele tem elas fazendo. 
(Strong's #2872, #0075)
- - Quando o trabalho de ministério é conduzido na maneira que Deus instrui, logo Deus está activamente ao trabalho na vida daquela pessoa de ministério - energizando e empoderando.

v.2:1 - LEIA

- - Paulo informa os crentes de Colossos sobre "quanto [ele] está lutando [ou 'esforçando-se'] para [eles]" e para outros gentios, alguns dos quais ele não tem encontrado pessoalmente. 
(Strong's #0073)
- - Por implicação, Paulo tem o amor e a interesse funda para eles, particularmente com respeito a eles conseguindo um relacionamento excelente com Deus, qual os beneficiará em e ao longo da eternidade.
- - Sendo um hebreu, Paulo não obstante tem um amor cruzado-racial e uma interesse funda para os gentios que é gerado desde uma perspectiva eterna e uma conscientização das condições na eternidade que os aguardam se eles não adquirem um relacionamento excelente com Deus.
- - Este amor e interesse funda evidentemente compele-o e propulsa-o para labutar estrênua-mente para o seu bem-estar espiritual, mesmo a ponto de "sofrendo" e aguentando as "aflições", a exaustão e os 'esforços'. 
(vv.1:24,29)
- - Este amor e interesse funda de Paulo além disso estende-se igualmente a outros gentios na região ("Laodicéia"), àqueles que ele não tem encontrado, e por extensão àqueles no mundo inteiro.
- - Desde a evidência, Paulo tem uma perspectiva regional e global, e um propósito, quais compelem-o e propulsam-o no trabalho de ministério que ele está fazendo. 
(rc. v.1:6)
- - Paulo quer os crentes de Colossos para "saber quanto [ele] está ['esforçando-se'] por" todos dos gentios, talvez porque ele quer os crentes de Colossos para possuir de mesmo modo um amor e uma interesse funda para outros gentios na sua região e globalmente, com o propósito que todos gentios colocam a sua fé em Cristo e crescem à maturidade espiritual.  (veja v.2:2)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  As igrejas e os crentes deveriam assumir a mesma perspectiva, missão e abordagem de ministério que Paulo tem - facilitando os gentios para colocar a sua fé em Cristo e para crescer à maturidade espiritual.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Esta igreja distintamente 'proclama Cristo'?  Bíblicamente acuradamente?  E em plenitude?  Ou em vez, somente alguns doutrinas básicas sobre Cristo estão sendo ensinado?
- - Quaisquer dos líderes nesta igreja tem o treinamento de Bíblia académico substancial desde qual eles proclamam Cristo na plenitude e com a profundidade?
- - Quaisquer dos líderes nesta igreja abstêm-se desde proclamando Cristo em plenitude e com profundidade, talvez para o temor que pessoas em comparecimento, quem são imtreinadas nas doutrinas de Escrituras, serão sobrecarregadas e afugentadas se o ensino é demasiado avançado?

- - 'Admoestando' está aceito e na realidade praticado por os líderes nesta igreja, gentilmente reprovando e aconselhando?  Ou em vez e na realidade, o 'apaziguando' está praticado por os líderes nesta igreja, para que ninguém seja feito ofendido?
- - 'Ensinando' 'a Palavra de Deus' está na realidade praticado por os líderes nesta igreja?  Ou em vez e na realidade, o socialismo religioso está na realidade o que está sendo ensinado nesta igreja?
- - Todas das pessoas, quem ensinam a Palavra de Deus aqui, tenham treinamento suficiente ou materiais suficientes para fazer ensinando a Palavra com excelência, profundidade, plenitude, acurácia e doutrinas sãs?  Se não, por que não?
- - Todas das pessoas, quem 'proclamam Cristo', 'admoestam' e 'ensinam' 'a Palavra de Deus' nesta igreja, pessoalmente possuam 'toda a sabedoria' - significando que elas cada possuam a sabedoria abrangente: sobre Deus, sobre as Escrituras, sobre as doutrinas da fé, sobre aplicando-se exitosamente os princípios da fé a vida de si mesmo, sobre derrotando exitosamente as escravidões ao pecado na vida de si mesmo, sobre maturidade espiritual, sobre vivendo a fé de si mesmo no mundo secular, sobre servindo Deus e a igreja, e et cetera?

- - Quaisquer discípulos têm sido feito nesta igreja durante os 5 anos passados - pessoas, quem enquanto estando presente em esta igreja, têm crescidas a sendo 'completas' 'em Cristo', mas previamente foram questionávéis quanto a se ou não elas foram mesmo salvadas e não mostraram nenhuma evidência de sendo um discípulo?  Nomeie-os.  Quantos você conta?  Segure para cima os teus dedos.

- - Para aqueles de vocês que estão fazendo o ministério, você possui pessoalmente uma determinação clara, distinta e firme para labutar e fazer todo que você pode no teu funcionando de ministério para facilitar o conseguindo da salvação e a maturidade espiritual nas vidas das pessoas que você está ministrando a?
- - Você tem um amor e uma interesse funda para cada um delas e um disturbando interesse sobre as condições na eternidade que os aguardam, qual compele e propulsa você para labutar estrênua-mente para o seu bem-estar espiritual, mesmo a ponto de você sofrindo e aguentando as aflições, a exaustão e os esforços - se necessário?
- - Desde os conteúdos destes versos, você agora pensa que Deus pode permitir ou mesmo decretar que você sofre e aguenta as aflições, a exaustão e os esforços como você apropriadamente faz o trabalho de ministério para o benefício dessas pessoas que você ministra a?  Ou em vez, você pensa que você é direito a fazendo o trabalho de ministério que é fácil, suave, a tua conveniência, e submete-se obedientemente a seu cada capricho?

- - Em uma nota relacionada, quaisquer de vocês aqui estão uma das pessoas, quem pelas tuas palavras e/ou as tuas acções, você faz fazendo de ministério um esforço para os líderes de ministério e trabalhadores?  Se for assim, por que você é uma pessoa difícil, uma problema-causando pessoa ou pai?  Por que, por que, por que?

- - Para aqueles de vocês que lideram os ministérios ou desempenham um papel vital em um ministério, o que os conteúdos destes versos sugerem sobre o domínio que Deus pode querer o teu trabalho de ministério para estender-se em e alcançar?  Deus quer você para expandir-se ou estender-se o domínio dentro de qual a teu trabalho de ministério funciona?  Ou em vez, você está sendo lânguido ou complacente ou míope por aceitando por menos?
- - Pense sobre as maneiras que você tem observado os ministérios expandem-se ou estendem-se em um domínio ou região previamente in-atingido ou inatingível.  A sua expansão acontece inteiramente sozinho, ou eles têm para tomar passos activos que exploraram ou facilitaram a expansão em um domínio ou região além das fronteiras percebidas do seu funcionando de ministério?
- - O que você pode fazer para explorar ou iniciar a expansão ou extensão do funcionando do teu ministério em um domínio in-atingido ou região ou aspecto - sem sacrificando significativamente a qualidade do funcionando de ministério que você já esteja fazendo?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Como Paulo determina que este labor e esforço está para ser um objectivo importante para ele para perseguir?  Dica: use v.1:25 com vv.23,28.
- - Por que a própria energia de Paulo não é suficiente bastante ou aceitável a ele para carregar-lo através o implementando deste labor de ministério?  (v.1:29)
- - Para aqueles de nós que lideraram os ministérios ou desempenharam um papel vital em um ministério, o que os conteúdos de versos 1:24,29 e 2:1 sugerem sobre o tipo das respostas e circunstâncias que você encontrará quando implementando as tuas actividades de ministério?  Sem divulgando os nomes ou as identidades, descreva quaisquer situações, que você encontrou, nos quais houve a oposição significante e a resistência às actividades de ministério que você tentasse apropriadamente a implementar.
- - Descreva quaisquer maneiras que você tem experienciado no qual Deus trabalhava poderosamente na tua vida pessoalmente como você fazia o trabalho de ministério.
- - Extensivamente descreva o que a maturidade espiritual é, o que aspectos a constituem.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary. 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  colossenses1_28-2_1-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês