Série Para Treinamento De Presbíteros
Sessão 25 - O Dever De Trabalho De 'Extensivamente Use As Escrituras Abrangentemente' - PARTE 3
(baseado na NVI (Português))
(Repetindo) NOTA: Novamente, talvez seja prudente para você marcar ou destacar neste documento os aspectos que você precisa trabalhar ou melhorar.
[Note: A discussão neste documento continua adiante a discussão desde o documento prévio, 'Sessão 24', nesta 'Série Para Treinamento De Presbíteros' sobre 'Extensivamente Use As Escrituras Abrangentemente - PARTE
2'.]
LEIA: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça..."
(2 Timoteo 3:16)
, e "...dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino."
(1 Timoteo 4:13)
(Continuando) PONTO DE SECÇÃO
: Presbíteros, bispos e pastores têm o dever perante Deus para fazer certo que as Escrituras são proeminentemente apresentadas, explicadas e aplicadas nas mensagens da sua igreja ou ministério.
-- Dever de Trabalho: Extensivamente Use As Escrituras Abrangentemente
(continuando)
ENTREGA DA MENSAGEM - em PREGANDO:
- - Os presbíteros, bispos e pastores hão sido dados o dever de trabalho por Deus em 1 Timoteo 4:13 "...dedique-se à leitura pública da Escritura,
à exortação e ao ensino".
-- No Testamento Novo, a palavra portuguesa 'exortar' traduz desde uma palavra grega que carrega o significado de:
- - - - "exortação" - "uma fala ou discurso que encoraja, incita, ou fervorosamente avisa ou urgentemente requisita";
- - - - "imploração" - "para apelar para fervorosamente";
- - - - "exortatório" - "forte implorando".
(Strong's #3874, em 1 Timoteo 4:13 por exemplo; AHD em inglês - "exhortation", "imploration", "hortation")
- - Este mandato dado por Deus para 'exortar' - 'urgentemente avisar', para 'implorar' - 'fervorosamente apelar', e 'exortatório' - 'fortemente instar' dentro do pregando seguramente coincide com o uso abundante dos imperativos nas Escrituras, no qual a forma imperativa de um verbo de acção é empregada por Deus para instruir fortemente ou imediatamente e directamente comandar o leitor ou o ouvinte para 'fazer ... (isto ou isso)', qual é usualmente em resposta às verdades e doutrinas que são apresentadas em uma secção de essa Escrituras.
- - Portanto, cada imperativo que é contido em pregando um (seleccionado) verso das Escrituras deveria ser fervorosamente e extensivamente exortado para a audiência para fazer.
- - O imperativo também deveria ser expandido sobre (dar mais detalhes) e elucidado sobre, a fim de fazer claro como as pessoas de audiência são para pôr o comando imperativo em efeito em várias maneiras na sua vida.
- - A exortação deveria ser de mesmo modo exercida na apresentação das outras aplicações que são contidas no pregando.
-- Em outros lugares no Testamento Novo, 'exortar' traduz desde uma palavra grega diferente que carrega o significado de:
- - - - "pregar" - "para proclamar ou pôr adiante em um sermão; para advogar, especialmente para instar a aceitação de ou a conformidade com; para entregar (um sermão); para dar a instrução religiosa ou moral, especialmente em uma longa maneira";
- - - - "proclamar" - "para anunciar oficialmente e publicamente; declarar; para indicar conspicuamente; fazer simples e claro";
- - - - "anunciar (como um pregoeiro público ou arauto)" - "para introduzir publicamente, anunciar, proclamar".
(Strong's #2784, em 2 Timoteo 4:2 por exemplo; AHD em inglês - "preach", "proclaim", "herald")
- - Desde estas definições, uma conclusão apropriada e necessitada é que essas dinâmicas necessitam de ser utilizadas em pregando, a fim de conseguir o que Deus deseja para a entrega de mensagens que são para expor extensivamente o significado das Suas Escrituras - a Sua Palavra.
- - O fracasso ou a recusa para utilizar 'regularmente' cada uma destas dinâmicas é cada um uma deficiência que produz menos de um efeito positivo do que o que Deus deseja para estar acontecendo na entrega de pregando uma mensagem sobre as Suas Escrituras.
(NOTE: 'regularmente' = apropriadamente acontecendo com frequência saudável)
- - Desde as décadas da observação, é claramente óbvio que pregando é uma forma de arte que requer manuseando habilidoso, significando no sentido de "refinamento e delicadeza de performance, execução e artesanato; habilidoso e envolvendo manuseando de informação em uma apresentação; e por vezes utiliza manobrando tactoso e diplomático".
(adaptado desde AHD em inglês - 'finesse')
- - O pregando é também um julgado performance de apresentação, em que cada pessoa se está sentando na audiência pela escolha, e avalia o performance para determinar se ou não que ele/ela continuará estando presente em naquela audiência e escutando a aquele tipo do performance de apresentação no futuro.
- - Além disso, o pregando é um acto da diplomacia persuasiva, em que a pessoa fazendo o pregando representa Deus, ficando de pé diante a gente (de audiência) e diplomaticamente esforçando-se para persuadir cada um deles para adotar e pôr na acção o que Deus quer eles para fazer, como instruído nas Escrituras.
- - As décadas das observações inquestionavelmente indicam que muito poucas pessoas pregam com conteúdo excelente e estilo de apresentação que assim efectivamente facilitam resultados espirituais excelentes para os propósitos de Deus nas vidas dessas pessoas de audiência.
- - Então, desde esta evidência empírica, haja um enorme desafio intrínseco para pregar em uma maneira que se consiste de e produz este tipo da excelência.
- - Uma abordagem sábia para presbíteros, bispos, pastores e líderes de ministério seria para honestamente e realisticamente avaliar e formular uma crítica de cada uma das suas próprias ocasiões de pregando, para determinar as melhorias que eles necessitam de fazer a fim de levantar os seus sermões para cima a um nível de efectivamente facilitando resultados espirituais excelentes para os propósitos de Deus nas vidas da sua gente de audiência.
- - Uma nota importante aqui sobre formulando auto-crítica é que qualquer deficiência substancial em pregando não necessariamente pode indicar que Deus não tem dotado a pessoa com suficiente dotando para fazer o excelente pregando, mas em vez pode indicar que a pessoa necessita mais treinamento e experiência em pregando, e/ou necessita de estar rendendo-se plenamente do controlo da sua mente quando escrevendo e quando pregando o sermão.
(Para detalhes sobre "rendendo-se do controlo da mente", veja o documento "Sessão 10 - Mandatos Relacionando À Piedade E À Empoderando", nesta 'Série Para Treinamento De Presbíteros'.)
- - Para essas pessoas que não obstante continuam para esforçar-se sobrecarregandomente para escrever um sermão bom ou excelente (ou lição de Bíblia), é aceitável para usar ou integrar um sermão excelente (ou lição de Bíblia) de alguém mais, para o qual a permissão há sido concedida pelo seu autor, é claro.
(2 Timoteo 2:2)
- - É sábio para encontrar intencionalmente, aceitar e utilizar a ajuda de permissão-concedido para produzir ou melhorar a qualidade e o impacto do sermão (ou lição de Bíblia) de si mesmo.
- - Na essência, isto não é diferente do que usando um curriculum comprado, ou usando a informação desde comentários.
[- - Note: Neste website de ministério, www.BelieverAssist.com , hão disponíveis para download numerosos esboços de sermão (ou lição de Bíblia) e documentos de treinamento de ministério (em inglês, ou espanhol, ou alguns no português) que são todos grátis, com permissão de direitos autorais e uso concedido.]
- - Uma dinâmica usual de pregando é que as pessoas de audiência escutam em silêncio durante a inteireza do sermão, assim suprindo o falante com nenhum feedback interactivo verbal imediato durante a apresentação de sermão.
-- Esta falta do feedback interactivo imediato cria os desafios para o falante para:
- - - - antecipar objecções razoáveis e abordar-las no sermão;
- - - - antecipar questões razoáveis e abordar-las no sermão;
- - - - antecipar qualquer confusão razoável e abordar aquela no sermão;
- - - - antecipar uma falta do interesse para alguns ouvintes, assim tentar a encontrar caminhos para criar e segurar o interesse.
- - Uma caminho para criar interesse, por exemplo, é talvez por apresentando um dilema significante, ou estado de incerteza ou perplexidade, ou paradoxo, ou mistério que naturalmente ramifica-se desde um conceito no verso (seleccionado), e depois perpetuando aquela intriga através a maior parte da mensagem até que uma solução seja oferecida perto do fim da mensagem.
- - Dependendo nas circunstâncias, às vezes esta intriga pode ser intencionalmente deixada não solucionada na mensagem actual, e usada para criar um suspense para incitar nas pessoas de audiência alguma motivação para retornar no próximo tempo para ouvir a
próxima mensagem que abordará ou solucionará aquele dilema, estado de incerteza ou perplexidade, paradoxo ou mistério desde a mensagem actual.
- - Para motivar gente para retornar no próximo tempo para ouvir a próxima mensagem, às vezes, um sentido de antecipação ou urgência pode ser criado desde um (seleccionado) verso e promovido, sobre aprendendo na próxima mensagem vindoura algo que é importante ou de interesse às pessoas de audiência.
Para exemplos - aprendendo sobre uma bênção valiosa que Deus quer a dar a cada pessoa, ou aprendendo sobre como Deus considera algum assunto actual que está afectando a maior parte das pessoas de audiência.
- - 'Escolhendo o que para pregar em ou sobre' é outro desafio do pregando, porque algumas abordagens podem, sem conhecendo, produzem resultados ineficazes ou até contra-eficazes.
- - Talvez a abordagem mais comum e popular do semanal 'escolhendo o que para pregar em' é o 'sapo de salto', em que como um sapo que pula em volta de em uma maneira randômica ainda fica dentro da sua própria pequena lagoa, a pregando pessoa escolhe tópicos incongruentes porque eles ficam dentro dos seus próprios interesses pessoais, zona de conforto, e extensão do seu treinamento de ministério.
- - Assim, para as pessoas de audiência que são embaixo do pregando desde esta abordagem de 'sapo de salto', dentro de algum tempo elas desenvolvem uma vista e entendimento limitados, detidos, inclinados e 'de pot-pourri' das Escrituras - "uma colecção conglomerada não-conectada confusa miscelânea" do que Deus nos diz humanos nas Escrituras.
(AHD em inglês - 'potpourri')
- - Claramente, um objectivo supremo do pregando é para os ouvintes para ouvir e aprender as Escrituras 'abrangentemente' - "tão largo em âmbito e conteúdo como para incluir muito".
(2 Timoteo 3:16-17; AHD em inglês - 'comprehensive')
- - Mas com pregando desde a abordagem de 'sapo de salto', não haja nenhum abrangente aprendendo das Escrituras, e em vez haja somente estreito, restringido, e (na essência) repetindo pregação porque a pregando pessoa está inconscientemente escolhendo
somente os seus mesmos poucos tópicos confortávéis favoritos para pregar em.
-- A fim de facilitar o maximizando da eficácia potencial para os ouvintes, a melhor abordagem da semanal 'escolhendo o que para pregar em' é para:
- - - - proceder um ou dois versos por cada mensagem através um livro inteiro no Testamento Novo;
- - - - proceder através uma secção natural única do conteúdo por cada mensagem para narrativas curtas, parábolas, ilustrações, relatos de testemunha ocular, descrições de profecia, e etcétera que são em tais livros como os livros de Evangelho (Mateus, Marcos, Lucas, João), o Livro de Apocalipse, e muitos dos livros de Testamento Antigo;
- - - - proceder um verso com um ou dois versos de referência cruzada por cada mensagem desde o Livro de Provérbios;
- - - - proceder alguns versos (talvez 1-4) por cada mensagem que compõem uma secção de tópico natural do conteúdo no Livro de Salmos.
- - Uma mensagem ficar-sozinha tópica é aceitável - se ela directamente se relaciona a um evento actual ou situação, ou se aquela mensagem está sendo desempenhada como um substituto para aquela semana para o pregador regular que acontece para ser ausente aquela semana.
- - Caso contrário, ligando ao longe de as mensagens ficar-sozinha tópicas para semana após semana deveria ser evitado porque ele promove uma vista patchwork-desconectada das Escrituras e ele tende a seguir a selecção de tópico limitada que é favorecida pelo falante.
- - As séries de mensagens tópicas são aceitáveis ocasionalmente mas não deveriam ser praticadas como a norma - porque de mesmo modo ela pode cair na categoria de sendo um tópico favorecido da pessoa que prega.
- - O objectivo é para pregar no que Deus quer disse - "para declarar[-lhes] o conselho inteiro de Deus", e não necessariamente o que o falante quer ou prefere ou favorece disse.
(desde as palavras de grego de Strong's em Atos 20:27)
- - O repetindo de uma mensagem não é aceitável para uma audiência que há ouvida aquela mensagem exacta no passado.
- - O comprimento de tempo da mensagem necessita de ficar dentro da gama que a pessoa média na audiência pode ingerir e está querendo a sentar-se através.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:
- - Desde esta análise, é óbvio que o pregando expositivo muito bom e o pregando método de entrega são importantes ao crescimento espiritual da igreja, e por extensão, ao ultimo ao seu crescimento numérico também.
- - Além de sendo designados por Deus para ser os 'guardiões da doutrina sã'
(1 Timoteo 1:3,10; Tito 1:9)
, presbíteros, bispos e pastores deveriam ser especialmente motivados para fazer certo que o pregando na sua igreja é de alta qualidade e da entrega excelente.
- - Então, para esses de vocês que são um presbítero ou bispo, o que você está indo fazer quando você observa que o pregando do pastor é significativamente deficiente em alguma maneira, ou forma, ou aspecto, ou conteúdo, ou doutrina?
-- Como você são indo para manusear a situação muito difícil de contando o pastor que o seu pregando está em alguma maneira significativamente deficiente, tais como:
- - - - estando em erro;
- - - - ou contém doutrina falsa;
- - - - ou falta substáncia;
- - - - ou é confundindo;
- - - - ou é fazendo 'sapo de salto' e não pregando 'o conselho inteiro de Deus';
- - - - ou é meramente um fio longo de versos citados;
- - - - ou é 'surfando por cima de' secções de versos;
- - - - ou não é exexortativo;
- - - - ou não é expositivo;
- - - - ou inapropriadamente alegoriza um conteúdo de Escritura;
- - - - ou incorretamente interpreta um conteúdo de Escritura;
- - - - ou é substancialmente deficiente de aplicações?
- - Como você são indo a apresentar este problema a pastor que prega, sem incitando-lo acidentalmente para tropeçar, ou ser feito desanimado, ou ser feito desalentado?
- - Quando o pregando pastor faz-se defensivo, ou oposicional, ou na negação, ou acusatório, ou hostil, ou enfurecido desde sendo apresentado com o feedback construtivo sobre o seu pregando, agora o que você está indo a fazer?
- - Você são, como um presbítero ou bispo, indo a falar abertamente e, como diplomaticamente como você pode, informa o pregando pastor quando hão uma deficiência significante no seu pregando e quando ele há reagido inapropriadamente ao feedback construtivo sobre o seu pregando?
- - Ou em vez, você são indo a escolher a permanecer silencioso, sendo feito de fato uma comparsa ao seu pregando pobre medíocre, ou contraprodutivo, ou significativamente deficiente?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary. 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc.,
1994.
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs,
CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: treinamentodepresbiteros-sessao25.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Tradução usada: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|