Sermão ou Lição:  Romanos 3:13-19  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Contabilizável Para Nossa Depravação Total

INTRODUÇÃO:  Você já viu secretamente as mensagens de adolescentes ou pré-adolescentes nas mídias sociais ou em o telefone, ou secretamente ouviu uma conversa privada que estavam tendo com seus colegas?  Qual foi o sabor ou o tom do conteúdo?  Você ficou chocado ao ouvir como eles estavam falando e o que eles querem fazer?
     Na seção de versos bíblica que vamos estudar hoje, Deus descreve esses tipos de comportamentos e o que Ele preparou para fazer em relação a eles.  Vamos ver o que Deus pensa sobre este.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Romanos 3:13-19, com vv. 9c-12 para contexto

FUNDO:
- - Versos 13-18 são uma continuação da discussão nos versos 10-12 anteriores, declarando e descrevendo a natureza pecado herdado de todos os seres humanos.
- - Nós humanos, cada em nós mesmos e de nós mesmos, somos desprovidos de justiça e bondade.
- - Por esse meio, estamos vivendo em um estado condenado de sendo inútil e sem valor a Deus para Seu propósitos.
- - E somos inteiramente incapazes de gerando a perfeição sem pecado e justiça perfeita que são requeridas por Deus para ser aceitos por Ele.

vv.13-14 - LEIA 
(rc. Salmos 5:9; 140:3; 10:7)

[Pergunta da lição:  Que categoria de pecaminosidade está sendo descrita aqui e quais são suas características?]

PONTO DE SEÇÃO Nós humanos prontamente falamos corruptamente, o que é hostil a Deus e inútil para Seu propósitos.

v.13 - "Suas gargantas são um túmulo aberto"
- - Nós humanos falamos palavras drenantes, prejudiciais, que são extinguindo e insalubre para a vida e para o bem-estando de outras pessoas.
- - Nós falamos desde uma posição de estando moralmente morto, um zumbi espiritual, uma pessoa morta ambulante.
- - Nós não fazemos nenhuma tentativa para esconder este tipo de falando.
- - Nossas palavras são exibidas abertamente, projetadas e promovidas - na verdade, até transmitidas para todos para ouvir.
- - Este falando vem de embaixo dentro de; ele reflete como realmente nos sentimos, com não filtro.

v.13 - "com suas línguas enganam"
- - Nós humanos falamos prontamente palavras desenhadas e tencionadas a enganar outras pessoas - desonesto, "traiçoeiramente astuto e furtivo, maquinando". 
(Strong’s #1387; desde AHD em inglês - ‘guileful’ (enganoso))
- - Os significados dessas palavras descritivas sugerem que somos magistrais em falando enganação - muito eficaz, exaustivamente e regularmente praticada.
- - E na realidade, estamos ocupados fazendo o trabalho do inimigo, o Pai Das Mentiras e seu Reino Da Treva. 
(rc. João 8:44)

v.13 - "Veneno de serpentes está em seus lábios."
- - Nós humanos intencionalmente falamos palavras prejudiciais, destrutivas, mortais e penetrantes.
- - Nós falamos palavras que estão desenhadas e intencionadas a rasgar as pessoas, cortá-las em pedaços, destruí-las intelectualmente, emocionalmente, relacionalmente e de todas as outras formas possíveis.
- - Esse falando é agressivo, assalt-ivo, estruturado e proposto-se a fazer pessoas indefesas outras em vítimas.

v.14 - "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura."
- - Nós humanos parecemos nos deleitar em falando que é amaldiçoando, xingando, ofensivo sexualmente, vulgaridades, obscenidades, indecências, palavrões, blasfêmias, desdenhosas, irreverentes. 
(Strong's #0685; desde AHD em inglês - "imprecation” (imprecação))
- - Nossa amargura fica vocalizada, sendo "desagradavelmente afiada, cáustica". 
(Strong's #4088; desde AHD em inglês - "acridity" (acridez))

- - Todos desses tipos de falando podem ser facilmente observados na sociedade hoje, sendo comuns nas letras em muitas músicas de rock e rap.
- - Esses tipos do falando também são predominantes em quantas pessoas se comunicam na mídia social ou quando estão isoladas com um grupo de suas colegas confiáveis.

- - Observe que esses tipos do falando reflete o que está no coração de uma pessoa, no pensando interior.
- - Caracteristicamente, esses tipos do falando são contrários a e hostis ao falando justo e vivendo justo, por esse meio hostis a Deus e às coisas de Deus. 
(vv.10-12)
- - Deus está declarando aqui que é assim que nós humanos falamos - totalmente corrompidos e depravados - inútil e sem valor para Seu propósitos. 
(v.12)
- - A descrição em Tiago 3:6 resume muito bem esses tipos de falando: "Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade.  Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno."
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

vv.15-18 - LEIA 
(rc. Isaías 59:7,8; Salmo 36:1)

[Pergunta da lição:  Que categoria de pecaminosidade está sendo descrita aqui e quais são suas características?]

PONTO DE SEÇÃO Nós seres humanos prontamente agimos de forma corrupta, o que também é hostil a Deus e inútil para Seu propósitos.

v.15 - "Seus pés são ágeis para derramar sangue"
- - Nós seres humanos temos uma tendência ou forte atração a derramando ou ‘despejando’ o sangue de outras pessoas. 
(desde Strong’s #1632 em inglês – “pouring forth”)
- - Somos "ágeis" ou temos rapidez com inteligência e compreensão para derramar sangue. 
(desde Strong’s #3691 em inglês - "keen” (aguçado), AHD em inglês - "acuity” (acuidade))
- - Nossa inclinação é se mover nesta direção com muito pouca ou nenhuma hesitação - com um fusível curto, nos tornamos fisicamente agressivos e assaltandos.
- - Comportando-se dessa forma assalt-iva aparentemente traz satisfação e talvez prazer a nós.
- - O pensamento comum por trás disso é: "Se você não gosta do que alguém está fazendo, espancá-los, quebrar seus rosto, faça-los pagar, trabalhe-los por cima."

v.16 - "ruína e desgraça marcam os seus caminhos"
- - O curso ou caminho que nós humanos fazemos é "marcado", ou distinguido, ou dominado pela ruína e miséria que perpetramos.
- - Este propósito de nossas ações é para destruir totalmente outras pessoas, infligindo dano irreparável a "arruiná-las" em todos os sentidos que estão vantajosos para nós. 
(desde AHD em inglês - "ruin" (ruína))
- - Outro objetivo de nossas ações é para infligir "miséria, angústia e calamidade"
(Strong's #5004) sobre outras pessoas, de modo que elas experimentem um "estado deplorável de continuando sofrimento terrível, angústia e privação".  (desde AHD em inglês "wretchedness", “calamity” (calamidade))
- - Queremos a fazer outras pessoas sofrer - qualquer um que não gostamos.

v.17 - "e não conhecem o caminho da paz"
- - O curso ou caminho que nós humanos fazemos não tem paz - "não contentamento, não serenidade, não tranqüilidade, não conformidade, não harmonia, não cooperação, não acordo, não calma, não quietude, não paz da mente". 
(desde AHD em inglês "peace" (paz))
- - Os aspectos da paz não são usuais, comuns, normais, aceitáveis ou desejáveis a nós seres humanos.
- - Em vez de, nós desfrutamos a agitação, a perturbação, o tumulto e a desordem, e não estamos contentes até que tenhamos provocado dificuldade, contenda, discutindo, lutando e batalhas para conseguir o que queremos. 
(rc. Tiago 4:1-2c)

v.18 - "Aos seus olhos é inútil temer a Deus."
- - Nós seres humanos ficamos tão consumidos por nossos comportamentos corruptos que não vemos, nem detectamos, nem reconhecemos, nem consideramos, nem possuímos um temor de Deus.
- - Intrinsecamente, temos não temor, respeito, reverência ou preocupação sobre como Deus considera nossos comportamentos.
- - E além disso, não percebemos nem prevemos qualquer ameaça potencial, problemas ou perigo de um futuro encontro com Deus.
- - Essencialmente, nós vivemos como se não houvesse Deus - nenhum.

- - Essas ações que tomamos que compõem o caminho que fazemos na vida são corruptas e totalmente desprovidas de justiça e bondade. 
(vv.10,12)
- - Se somos deixados a nós mesmos com não restrições sociais ou leis, isso é o que todos nós seríamos e como nos comportaríamos - nossas capacidades, inclinações, tendências.
- - Cada um de nós tem um apetite insaciável para infligindo dano en cima de outros seres humanos em uma ampla variedade de maneiras, o que é bastante aparente quando nossas vidas são examinadas de forma individual e abrangente - pensando, palavras e ações.
- - Deus está declarando nesta seção que nós humanos não apenas falamos, mas agimos de maneira totalmente corrupta e depravada, o que são inúteis e sem valor para Seu propósitos. 
(v.12)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.19 - LEIA

[Pergunta da Lição:  O que Deus preparou para fazer em relação a toda a nossa pecaminosidade?]

PONTO DE SEÇÃO Deus instituiu Seu lei para nos segurar contabilizável para nosso corrupto falando e agindo, por esse meio tornando como inválida qualquer defesa contra nossa culpa.

- - Deus dispensou e instituiu a Lei do Testamento Antigo como um sistema legal ou judicial e meios pelos quais para nos segurar contabilizável legalmente para todos os aspectos desta depravação total de que cada um de nós tem e está sob a influência de.
- - Fomos devidamente informados da Seu lei, que nos torna ciente, consciente e contabilizável para nossas violações da Seu lei.
- - Por esse meio, nós estamos cada e individualmente sob a jurisdição e aplicabilidade da lei de Deus, sendo plenamente contabilizável a ela e para ela.
- - Portanto, não temos posição legal pela qual possamos tentar para lançar qualquer defesa válida em objeção verbal aos julgamentos, veredictos e conseqüências para violando Seu lei.
- - No Dia do Julgamento, para cada um de nós humanos não há desculpa válida para nossa culpa em quebrando a lei de Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  Nós seres humanos prontamente falamos e agimos de forma corrupta, quais são hostis a Deus e violam a Seu lei, por esse meio tornando-nos sujeito a responsabilidade culposa indefensável e a sendo inúteis para Seu propósitos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Quando você fala e age de forma corrupta, você percebe que um dia você será segurado contabilizável a Deus por esses comportamentos?
- - Você se esforça para resistir e extinguir suas inclinações naturais para agir de acordo com sua natureza de depravação total?
- - Ou você prontamente cede a e coopera com a sua natureza de depravação total, enquanto não pensando na sua responsabilidade futura diante de Deus?

- - Essa consciência de nossa depravação total e de nossa culpa indefensável que cada um de nós tem por quebrando a lei de Deus cria oportunidade e motivação para encontrar e perseguir uma maneira de melhorar nossa condição em relação a esses problemas.
- - Especificamente, necessitamos de um caminho aprovado por Deus para saindo de ou remediando nosso aperto de estando pessoalmente debaixo o aperto do pecado, suas influências, sua corrupção, suas resultados de depravação e as consequências adversas eternas que ele causa-nos ganhar pessoalmente.
- - Deus ama-nos tanto que Ele fez um meio de sair desde debaixo o aperto de nossa depravação total e de sua culpa acompanhando com as consequências para quebrando a lei de Deus, qual é descritado nos versos seguintes em Romanos 3:20-25a.

- - Talvez você esteja interessado em aprendendo como a tirar proveito desse caminho que Deus fez para sair desde debaixo a aperto e as conseqüências de sua depravação total.
- - Talvez você esteja pronto para fazer escolhas melhores para você mesmo e para sua vida a longo prazo e eternamente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary, AHD. 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bible. “The Holy Bible: New International Version, NIV.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional, NVI.” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  Romanos3_13-19-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em vários locais dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês