Sermão ou Lição:  Romanos 3:20  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Limites Às Funções Da Lei Do Testamento Antigo

INTRODUÇÃO:  Você já teve uma assunto legal para cuidar de com uma agência do governo, como preenchendo todos os documentos para registrar um automóvel que acabou de comprar?  Usando a informação que você tem, mais o que foi dito, você acumula e preenche todos os documentos que pensa necessários.  Depois, você sai do trabalho, vai ao escritório do governo e senta-se na área de espera por várias horas até que seu número seja chamado, permitindo finalmente que você prossiga para suas janela de serviço.  Você entrega seu documentos a seus escriturário, que embaralha atravês seu documentos, franze a testa e informa seu que você não atende aos requisitos de alguma maneira.  Apesar de seu melhores esforços e preparativos, você descobriu no final que não atendeu aos requisitos rígidos para sendo aprovado e aceito.
     Tristemente, esse mesmo tipo de cenário de preparação com um resultado de rejeição correspondente é o que ocorre para a maioria das pessoas quando elas morrem porque não cumpriram os requisitos de Deus para sendo aceitado por Ele.  Vamos examinar de perto e considerar o que Deus tem a dizer sobre esse importante tópico.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Romanos 3:20, com vv.10-12, 19 para contexto

FUNDO:
- - Nos versos 10-12 anteriores é a discussão por Deus que nós seres humanos, cada um em nós mesmos e de nós mesmos, somos desprovidos de justiça e bondade.
- - E além disso, somos totalmente depravados e corrompidos pela pecaminosidade e pelo mal que falamos e fazemos. 
(vv.13-18)
- - Esses dois aspectos por esse meio automaticamente tornam cada um de nós rejeitado por Deus, inútil e sem valor para Seu propósitos justos. 
(vv.12,10)
- - E somos inteiramente incapazes de gerando a perfeição sem pecado e justiça perfeita que são requeridas por Deus para ser aceitos por Ele. 
(vv.10-12)
- - Pior ainda, Deus usa a Lei do Testamento Antigo que Ele nos deu para segurar cada pessoa contabilizável a Ele e culpada para cada pecado individual que cometemos em nossa vida. 
(v.19)

- - Agora, no verso 20, é apresentada informação adicional que delineia os limites aos funções da Lei do Testamento Antigo, especificamente concernindo esta situação grave que cada um de nós enfrenta de sendo corrupto e, por isso, rejeitado por Deus.

LEIA:  v.20a - "Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei;"

[Pergunta da lição:  O que está sugerido aqui no verso 20a sobre nós em relação a sendo justo?]

PONTO DE SEÇÃO Nós humanos não somos aceitos por Deus porque somos corrompidos por nossos pecados e, por esse meio, não temos a perfeita santidade e justiça que Ele exige.

"justo" -
Strong's #1344 "será feito (efetuado) direito; para mostrar ou considerar como justo ou inocente"

- - Podemos pensar
(v.20) e alegar (v.19) que temos uma condição direita e um direito-estando com Deus (v.20) .
- - Mas, devido à santidade perfeita extrema e justiça e bondade e justiça (compromisso de implementar a justiça permanente legal) que são inerentes em Deus, Deus não pode e não nos aceitará em nossa condição e estado de sendo corruptos com o pecado. 
(Salmo 18:30; Romanos 3:10-12)
- - Como está sugerido neste verso 20 e em os cercandos versos 9-26, para ser aceito por Deus, Ele estritamente exige que tenhamos perfeição absoluta em justiça.
- - Portanto, necessitamos da mesma santidade perfeita e justiça e bondade que Deus tem a fim de ser aceito por Ele - necessitamos de perfeição absoluta, igualzinho Deus tem.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta da lição:  Com base no verso 19, qual é o design e a função da lei, e como aquele nos afeta a sendo justos?]

PONTO DE SEÇÃO Ao contrário a fazendo-nos justos, o design ea função da lei é a segurar de cada um de nós seres humanos contabilizável a Deus por cada pecado que nós cada comete, por esse meio realmente fazendo-nos culpados de sendo injustos.

- - Deus deu a lei para nós humanos corruptos, o que parece que resolve nosso problema de necessidade de perfeição, mas na realidade não resolve este problema e ao invés disso torna este problema ainda pior para nós.
- - O design e função da lei é para segurar todos nós humanos de forma abrangente contabilizávéis ou "sob o juízo de Deus"
(v.19) por cada aspecto individual da nossa depravação - que inclui nosso falando corrupto (vv.13-14) e nosso ações corruptos (vv.15-18) .
- - Porque a lei é projetada para impor a prestação de contas, ela traz culpa a todos que a quebram em qualquer maneira. 
(Tiago 2:10)
- - "Portanto" a lei não tem a função ou capacidade de trazer uma declaração de inocência e sendo perfeitamente justa. 
(rc. Hebreus 7:18-19; 10:1)
- - Ao invés disso, a lei está contrariamente funcionando para trazer prestação de contas com acompanhando culpa a toda pessoa devido à realidade que toda a nossa inteira raça "se desviou" da "justiça" e "bondade" de Deus. 
(vv.12,10)
- - Assim, "obediência à Lei" ou cumprindo seus mandamentos é bom, mas a lei não foi e não é projetada para nos fornecer com a perfeição sem pecado aceitável e a justiça que Deus exigir.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta da lição:  Desde o verso 20a, quais são algumas implicações, e ramificações correspondentes, em relação aos nossos esforços para fazermos-nos mesmos aceitavelmente justos em a vista de Deus?]

PONTO DE SEÇÃO Deus rejeita todos os nossos esforços para fazermos-nos mesmos aceitavelmente justos em Seu vista.

- - Nós humanos não podemos nos fazer-nos mesmos perfeitamente inocentes do pecado e perfeitamente justos.
- - E Deus não nos dará essas perfeições com base em nossos esforços para nos fazer-nos mesmos perfeitamente inocentes e perfeitamente justos.
- - Deus claramente declara aqui que "ninguém", nem qualquer pessoa humana, será declarado justo por Deus com base na obediência à lei ou o cumprindo da lei.
- - Por extensão, a invalidade de 'obediência à lei' inclui: sendo religioso; ou alcançando qualquer posição religiosa, nível de autoridade ou título; ou passando por uma cerimônia religiosa; ou regularmente completando uma prática religiosa como a confissão de pecados ou recebendo comunhão; ou sendo bom; ou tendo feito mais bem na vida do que ruim; ou tendo um patrimônio ancestral especial ou privilegiado; e etcetera. 
(rc. Efésios 2:8-9)
- - Então, todos nós humanos somos presos ou mantidos como reféns em nossa corrupção, incapazes de fazendo-nos mesmos incorruptos, não importa o que tentemos para fazer por nossas próprias ações ou meios.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta da lição:  Por implicação, qual é a lei não projetada e capaz de fazer?]

PONTO DE SEÇÃO Por design, a lei não fornece uma maneira para nos para ser feito justos em a vista de Deus.

- - A lei e a observância da lei não podem fornecer ou dar a justiça perfeita necessária a qualquer pessoa, porque a lei não fornece nenhuma maneira de remover ou se livrar de nossa pecado corrupção, que já temos com suas merecidas conseqüências adversas.
- - Por design, Deus intencionalmente não construiu em ou inseriu na lei um meio pelo qual possamos alcançar a inocência perfeita e justiça perfeita. 
(rc. veja v.21)
- - A realidade é que o efeito da lei em cima de nós humanos em nossa condição e estado de sendo corrupto é a imposição irrefutável da prestação de contas, que automaticamente traz um julgamento da culpa com uma sentença de sendo condenado a sofrer punição eternamente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  v.20b - "pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado."

[Pergunta da lição:  Desde verso 20, que outra função a lei realiza e para que propósitos?]

PONTO DE SEÇÃO A lei funciona para criar em nós a consciência de nossos pecados.

"consciente" =
Strong's #1922 "conhecimento pleno; reconhecimento, em outras palavras, (por implicação) pleno discernimento, aceitação"

- - Enquanto sendo incapaz do fornecendo ou nos dando a justiça perfeita que necessitamos para ser aceitos por Deus, a lei funciona para trazer a consciência do pecado - o que pecado é, como e quando cometemos pecado.
- - A lei cria em nós e nos dá "pleno conhecimento, pleno discernimento, reconhecimento e aceitação" do nosso pecado. 
(Strong's #1922 - "consciente")
- - Em certo sentido, a lei nos educa sobre nossa própria pecaminosidade.
- - Quer queiramos admitir ou não, todos sabemos o que pecado é e nosso havendo cometedo ele.  Como evidência, somos rápidos para gritar em objeção quando alguém peca contra nós.
- - Esta plena consciência do pecado nos torna solidamente culpados para propósitos judiciais - não podemos argumentar com sucesso em defesa que não sabíamos que estávamos pecando, portanto não somos responsáveis ou culpáveis. 
(rc. "toda boca se cale" v.19)

- - Este funcionando da lei para nos fazer conscientes de nossos pecados sugere que Deus tem um propósito para nos fazendo conscientes de nossos pecados e conscientes de que não podemos resolver nosso problema de pecado em nós mesmos e de nós mesmos.
- - Por implicação, Deus quer nos fazer conscientes da nossa necessidade para Seu ajuda de resgate, e nos apontar para a ajuda de resgate, que é descrita nos próximos versos 21-26.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEIA GRANDE:  A lei de Deus no Testamento Antigo não fornece nenhum meio pelo qual nós humanos possamos alcançar a justiça perfeita que necessitamos para ser aceitos por Deus.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - O que você tem sido crendo em para fazer você ser aceito por Deus?
- - Você está confiando em e crendo em seu próprias ações para de alguma forma fazer-se aceito por Deus?
- - Ou você está confiando em seu religiosidade?
- - Ou você está esperando que as coisas boas que você fez em sua vida compensarão para as coisas ruins?

- - Você agora vê que Deus se recusa a aceitar qualquer um baseado em cima de seus próprios esforços para fazer-se aceitavelmente justo em Seu vista?
- - Você agora está começando a tornar-se ciente e entender que a fim de para se tornar aceitavelmente justo em a vista de Deus, você necessita de impecabilidade perfeita e justiça perfeita que é a mesma como aquele o que Deus tem?
- - Como você vai adquirir este necessário e requerido impecabilidade perfeita e justiça perfeita que é a mesma como aquele o que Deus tem?

- - Obviamente, essa é uma situação muito séria que nós humanos enfrentamos.
- - Volte novamente na próxima vez, quando continuaremos nosso estudo em capítulo 3 de Romanos para aprender mais.
- - Especificamente, estaremos estudando uma solução para essa situação séria que todos nós enfrentamos de automaticamente sendo rejeitados por Deus e incapazes por nossas próprias ações ou meios de nos fazer mesmos qualificados para atender aos requisitos perfeição de Deus para sendo aceitos por Ele.
- - Deus quer para fazer você ciente que você necessita de Seu ajuda de resgate.
- - E Ele quer te apontar para aquela ajuda de resgate, que vamos examinar na próxima vez que nos encontrar. Então, volte novamente na próxima vez.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  Romanos3_20-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em vários locais dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês