Sermão ou Lição:  Romanos 3:21  (NVI-baseado)
[Perguntas de lição são incluídas]

TÍTULO:  Deus Há Revelado A Justiça Que Necessitamos

INTRODUÇÃO:  Você se lembra de alguma vez tendo experimentado um momento em que um anúncio chegou de que uma solução excelente foi encontrada que resolve completamente uma problema séria incômodo persistente aquela você tem sido lutando com?  Aquilo momento criou em você uma sensação bem-vinda de alívio, esperança, excitação e entusiasmo, junto com um desejo pressionando imediato de aprender mais e adquirir a solução para si mesmo?
     Em nosso verso de estudo hoje, vamos ver que Deus fez um anúncio de uma solução perfeita que resolve completamente um problema espiritual sério que todos nós enfrentamos.  Este anúncio deve ser bem-vindo e emocionante boas notícias para você.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRANSIÇÃO:
- - Anteriormente, nós estudamos em capítulo 3 de Romanos nos versos 9c-18 a situação grave que todos nós enfrentamos de automaticamente sendo rejeitados por Deus e incapazes por nossas próprias ações ou meios de nos fazer mesmos qualificados para atender aos requisitos justiça perfeitos de Deus para sendo aceitos por Ele.
- - Nós também examinámos nos versos 19-20 a realidade de que a Lei do Testamento Antigo não fornece um meio pelo qual alcançar a justiça perfeita de que necessitamos para remediar nossa condição rejeitada e situação grave.
- - Ao contrário, a Lei do Testamento Antigo na realidade fazem pior nossa situação grave, nos fazendo conscientes de e nos convencendo de cada o pecado que nós já cometemos em nossa vida inteira.
- - Mas agora, no verso 21, Deus quer nos fazer conscientes de que Ele há fornecido um jeito para nos ser resgatados desde nossa situação rejeitada.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Romanos 3:21, com v.20 para contexto

[Pergunta de Lição:  Quais são algumas das características principais que estão sugeridas por a frase: "Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus"?]

PONTO DE SEÇÃO Deus agora revelou uma justiça para nós humanos que é aceitável para Ele porque ele vem desde Ele.

"Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus"
- - No verso 21 está sendo introduzida uma justiça que é aceitável a Deus.
- - Esta justiça tem Deus como sua fonte, é de Ele.
- - Esta justiça não vem desde nós humanos - em outras palavras, isto justiça tem uma natureza divina e não uma natureza humanista.
- - Portanto, esta justiça é pura e perfeita em todos os aspectos, o que é uma qualidade que nós humanos necessitamos desesperadamente, mas não podemos gerar-la devido à nossa depravação total e corrupção, devido ao pecado. 
(vv.10-12)
- - E por implicação, esta justiça tem a qualidade e a capacidade de ser suficiente para cumprir ou satisfazer os requisitos de Deus para nos humanos para ser justos.
- - A palavra "mas" aqui no verso 21 distingue que a justiça perfeita que Deus possui e aceita está em contraste gritante a e está oposta da justiça inaceitável corrompida que nós humanos tentamos alcançar em futilidade por observando a lei. 
(v.20)
- - Esta justiça perfeita desde Deus agora "manifestou” ou tem sido feito conhecido - que "foi revelado, e tornou aparente". 
(Strong’s #5319)
- - A palavra "agora" indica que esta justiça desde Deus anteriormente não tinha sido plenamente revelada nem plenamente descrito para nós humanos para plenamente conhecer e compreender - mas agora ela é cognoscível.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta de Lição:  O que a frase “independente da Lei” abrange?]

PONTO DE SEÇÃO Esta justiça desde Deus não vem desde a lei nem desde cumprindo da lei.

"independente da Lei"
- - A distinção é claramente feita aqui que esta justiça desde Deus não vem desde a lei, nem se origina desde a lei, nem está contida na lei, nem pode ser extraída desde a lei, nem pode ser obtida de alguma maneira desde a lei, nem pode ser conseguida através da lei.
- - Esta justiça é "independente de” ou "separada desde ou sem" a lei. 
(Strong’s #5565)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta de Lição:  Utilizando uma familiaridade básica da Lei do Testamento Antigo, analise as ramificações do princípio que a lei e os profetas testificam a essa justiça desde Deus aquela está agora feita conhecida.]

PONTO DE SEÇÃO A lei e os profetas apontam para esta justiça desde Deus, funcionando como preparação fundamental para a vinda desta justiça desde Deus.

"da qual testemunham a Lei e os Profetas"
- - A lei não fornece um meio para adquirir esta justiça desde Deus, mas ainda assim a lei testifica e "dá testemunho" a esta justiça desde Deus. 
(Strong’s #3140)
- - em outras palavras - A lei, junto com os profetas, aponta para esta justiça, dá alguma indicação dela e distingue nossa necessidade para ela.
- - A lei, os profetas e, por extensão, os livros dos profetas testificam sobre esta justiça, dão alguma descrição sobre ela, dão-lhe credibilidade e nos dão alguma notificação preparatória anterior.
- - O testificando da lei e dos profetas sugere que eles são compatíveis com esta justiça desde Deus, mesmo eles são à parte e separados desde esta justiça desde Deus que agora foi feito conhecida.
- - Também sugerido aqui está a dinâmica de que a lei e os profetas formam uma base doutrinária teológica sobre a qual repousa os princípios para a aplicação dessa justiça.
- - Desde essa base doutrinária, então, a lei e os profetas se encaixam juntos perfeitamente e trabalham juntos perfeitamente com esta justiça desde Deus.
- - Além disso, e por determinação, esta justiça desde Deus é a justiça que é aceitável a Ele, que é prescrito por Ele, que é autorizado por Ele, que é exigido por Ele, e que foi promovido por Ele através da lei e os profetas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Pergunta de lição:  Qual é um jeito principal que a lei e os profetas testificam sobre essa justiça desde Deus?]

PONTO DE SEÇÃO Através de sua sistema de sacrifício, a lei junto com os profetas repetidamente destacam nossa necessidade de justiça desde Deus, aquela pode remediar e nos salvar desde nossa situação fatal que está causada pelo nosso pecando.

- - Um aspecto que a lei e os profetas testificam a é a realidade de que nós humanos não podemos cumprir cada lei individual e comando que são contidos na Lei do Testamento Antigo.
- - Apesar de nossos melhores esforços, com o passar do tempo e às vezes quebramos algumas das leis e comandos, o que infligem, aumentam e acumulam sobre nós a duradoura culpa dos pecados, com correspondente merecendo de punição eterna.
- - Por esse meio, temos uma necessidade contínua e crescenda de para perdão de nossos pecados desde Deus.
- - A lei prescreve um jeito para nós humanos para regularmente lidar com nossos pecados através do sistema de sacrifício, mas o sistema de sacrifício na lei apenas cobre por cima nossos pecados, e não remove pecados, nem cancela as resultantes conseqüências dos pecados. 
(Hebreus 10:1-4)
- - Então a lei continuamente nos faz culpado de nossos pecados e seu sistema de sacrifício repetidamente nos lembra que "é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados". 
(Hebreus 10:4)
- - Por funcionando desta maneira, a lei testifica ou aponta para nossa necessidade de adquirir perfeição ou justiça perfeita que é desde Deus, que Ele deve fornecer para nos resgatar ou nos salvar desde a punição eterna pelos nossos pecados que merecemos.
- - A lei e os profetas nos apontam para nossa necessidade de um salvador.
- - Porque o salvador que precisamos deve possuir a justiça perfeita de Deus que é aplicável a multidões de humanos durante o resto da eternidade, o salvador necessitará ser de natureza divina ou deidade.
- - Em outras palavras, o salvador que necessitamos terá que ser o próprio Deus - ilimitado pelo tempo e intrinsecamente possuindo justiça perfeita ilimitada que seja adequada ou suficiente para satisfazer eternamente os requisitos de Deus para todos os talvez trilhões de humanos aos quais Ele dá essa justiça.
- - O Deus-salvador que necessitamos agora tem sido feito conhecido, tem sido revelado.  Aleluia (ou oba)!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IDÉIA GRANDE:  Deus agora revelou uma justiça para nós humanos corruptos que Ele aceita porque essa justiça vem desde Si mesmo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Você está se interessando em adquirindo a justiça perfeita necessária que vem desde Deus?
- - Ou, você está continuando com confiando em algum outro meio pelo qual você acha que será aceito por Deus?
- - Você acha que é sábio confiar em algum outro meio para alcançar aceitabilidade por Deus, sabendo que Deus rejeita todos os esforços fora dos meios que Ele prescreve?

- - Se você está interessado em aprendendo mais sobre essa justiça desde Deus, então há duas questões cruciais óbvias a considerar em seguida:
- - "O que ou quem é esse Deus-salvador que necessitamos?", e
- - "Que condições e requisitos Deus colocou em nós humanos em relação a adquirindo deste Deus-salvador a justiça perfeita que necessitamos para ser aceitos por Deus?"

- - Volte novamente na próxima vez, quando continuaremos nosso estudo em capítulo 3 de Romanos para aprender mais e para determinar respostas para essas duas questões cruciais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2019 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios e escolas em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  Romanos3_21-SermaoOuLicao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citados ou referidos em vários locais dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês