Sermão ou Lição: Colossenses 1:1-2
(baseado na NVI (Português))
TÍTULO: Ensino Autoritativo Para Todos Os Crentes
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questão de Lição: Para esses de vocês que têm a Bíblia de estudo, sumarize o que ele diz sobre o histórico para o escrevendo deste Livro de Colossenses.
Desde um consenso ou compilação desses sumários dentro do teu grupo, o que poderia ser um bom tema (frase) para o Livro de Colossenses?
- - Duas escolhas de tema excelentes: 'A Supremacia de Cristo', ou 'A Preeminência de Cristo' ('preeminência' - (AHD em inglês) "Superior a ou notável acima de todos outros; extraordinário; Um estado ou posição de poder extraordinário ou importância; distinção"; status e posição proeminente)]
LEIA: Colossenses 1:1-2
v.1
[Questão de Lição: No verso 1, o que Paulo está declarando, e o que ele está sugerindo nesta referência ao seu funcionando de ministério?]
PONTO DE SECÇÃO
: Desde a autoridade directamente dada a ele por Deus, Paulo está escrevendo autoritativamente aos crentes em Colossos, bem como a todos os crentes
hoje.
- - Paulo está declarando aqui que ele segura a designação do "apóstolo", sendo um embaixador oficialmente enviado por
Cristo Jesus e devotado a proclamando Dele, particularmente entre Gentios, tais como esses em Colossos.
(Strong's #0652; Romanos 1:1,5-6)
- - Esta designação do "apóstolo" é "pela vontade de Deus", sendo determinado, decretado, autorizado e instituído por Deus - especificamente, directamente e individualmente aplicando-se a Paulo.
(Colossenses 1:1; Strong's #2307)
- - Esta autorização directamente desde Deus veio por meio de uma conversação audível directa que Paulo teve com o ressuscitado
Cristo Jesus.
(Atos 26:16; 9:1-8)
- - Esta designação do "apóstolo" é o título de um funcionando de ministério dentro de o Reino de Deus com respeito à igreja.
(1 Coríntios 12:28)
- - Dentro de as várias designações de o funcionando de ministério na igreja, esta designação do "apóstolo" vem com uma posição e um nível de autoridade, sendo o mais alto posição e nível de autoridade entre homens na liderança da igreja.
(1 Coríntios 12:28)
- - Desde esta o mais alto posição e directa autoridade dada por Deus, Paulo está escrevendo aos crentes em Colossos.
(Colossenses 1:2)
- - Por implicação, os conteúdos deste escrevendo no Livro de Colossenses são assim autoritativos sobre esses crentes em Colossos.
- - Adicionalmente, por implicação, devido a esta directa autorização dada por Deus, os conteúdos deste escrevendo são de mesmo modo autoritativos sobre todos os crentes a esse tempo e subsequentes a esse tempo.
- - Se Paulo está cumprindo a vontade de Deus neste funcionando de ministério de escrevendo esta carta aos crentes a Colossos, pois é a vontade de Deus que os crentes a esse tempo e subsequente a esse tempo são para ouvir, estudar, aprender e implementar os conteúdos e ensinos neste Livro de Colossenses, qual, portanto, inclui você e eu agora mesmo, hoje.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.2
[Questão de Lição: O que está sendo declarado, e o que está sendo sugerido com respeito ao estado espiritual e status dos "irmãos em Cristo... em Colossos" em relação a Deus e as Suas acções?]
PONTO DE SECÇÃO
: A essas pessoas que são crentes santos e fiéis em Cristo, Deus o Pai estende-lhe a Sua graça e
paz.
- - O conteúdo básico de versos 1-2 é que é o endereço de abertura desta carta - desde Paulo, com Timoteo, aos crentes em Colossos.
- - Além das palavras descritivas concernindo Paulo e os crentes em Colossos, uma saudação desde "Deus nosso Pai" é incluída.
- - Essencialmente, esta saudação declara que Deus se estende a e coloca em cima de crentes em Cristo o Seu favor.
- - Sendo "irmãos" em Cristo coloca-nos crentes no favor de Deus, estendendo em cima de nós uma consideração de "santidade, sagrado e consagração" desde Deus o Pai.
(Strong's #0040)
- - Por inferência, por medio de fé em Deus o Filho, "Cristo Jesus"
(v.1)
, nós crendo humanos somos colocados em um relacionamento da "paz" com Deus o Pai - não mais embaixo da maldição de condenação eterna desde Deus, e não mais considerado como os Seus inimigos.
(Romanos 8:1-2)
- - Como a acção intencional por Deus de designando Paulo como um "apóstolo de Cristo Jesus", esta acção por Deus para colocar crentes em um relacionamento da "paz" com Ele está também no acordo ao Seu "vontade, escolha, determinação, decisão deliberada, e propósito", embora nenhum de nós humanos merecem, nem podem ganhar, nem podem adquirir isto no nosso próprio.
(Colossenses 1:1, Strong's #2307; Efésios 2:8-9)
- - Sem Deus fazendo uma decisão deliberada e tomando acção deliberada para estender a Sua "graça" (ou favor imerecido) em cima de humanos específicos que Ele selecciona, ninguém escaparia a condenação eterna, devido à nossa des-santidade natural (ou corrupção espiritual) que resulta desde os pecados que cometemos.
(Romanos 9:18; 8:28-30)
- - Portanto, em vez de vivendo desesperadamente como os 'inimigos de Deus' embaixo da maldição da condenação eterna, esses de nós humanos, que são feitos "irmãos em Cristo" por meio de "fé" em Cristo, agora e depois 'desfrutam' um relacionamento 'reconciliado' com Deus, qual vem com bênçãos adicionais e benefícios como um resultado do Seu estendendo do Seu "amor gracioso" em cima de nós.
(Romanos 5:9-11; Efésios 1:18; Colossenses 1:2, Strong's #5485)
- - Em consideração a e em resposta a sendo os recipientes imerecindos de tal favor inestimável desde Deus, agora nós "irmãos em Cristo" somos para viver em uma maneira como os "santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos", qual se esforça para ser consistentemente e extremamente e abrangentemente "puro e irrepreensível e consagrado" e "santo e fiel" a todo que Deus quer nós para ser.
(Strong's #0040; #4103)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: É a vontade de Deus que você e eu são para ler, estudar, aprender e plenamente implementar nas nossas vidas os ensinos no Livro de
Colossenses.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÕES:
- - Você considera os conteúdos no Testamento Novo da Bíblia para ser autoritativo sobre você? Se não, por que não?
- - Você aceita que é "a vontade de Deus" que nesta sessão e sessões subsequentes você ouve e estuda os conteúdos do Livro de Colossenses?
Se não, por que não?
- - Você é ensinável, e disposto para aceitar, adotar e implementar plenamente qualquer coisa a Palavra de Deus ensina no Livro de Colossenses?
Se não, por que não?
- - Você é disposto para cometer-te a estando presente em (todo de) estas próximas sessões que se relacionam ao estudo do Livro de Colossenses?
Se não, por que não?
- - A "paz" com Deus e o favor desde Deus descansam em cima de você?
- - - - Ou, Deus ainda considera você como o Seu inimigo, como uma consequência de você não tendo colocado a tua fé em
Cristo Jesus como o Um que pagou a punição para os
teus pecados por medio da Sua tortura e morte na cruz, seguido por a Sua ressurreição desde o defunto no terceiro dia?
- - Para esses de nós que somos crentes genuínos em Cristo Jesus, você é "alegremente" agradecido que Deus tem tomado acções distintas para reconciliar-lo a Ele mesmo?
(vv.11b-12 em Colossenses 1:9-14)
- - Você aprecia o amor gracioso de Deus para e em cima de você?
- - Você toma sério a paz que você tem com Deus? Ou, pelas tuas acções e/ou a tua atitude que são pecaminosos, você em efeito desrespeita e menospreza a paz inestimável com Deus e o favor desde Ele que Ele tem estendido graciosamente para você?
- - Você é vivendo em uma maneira como os "santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos", sendo consistentemente e extremamente e abrangentemente "puro e irrepreensível e consagrado" e "santo e fiel" a todo que Deus quer você para ser?
Ou, você finge meramente para exibir essas qualidades e virtudes somente quando você está na igreja ou aos eventos de igreja?
- - Corporativamente falando, se Paulo foi para escrever uma carta a esta igreja hoje, poderia ele correctamente usar esta mesma descrição, "os santos e fiéis irmãos em Cristo", em referindo a nós nesta igreja?
Por que ou por que não?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_1-2-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citado ou referido em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|