Sermão ou Lição: Colossenses 1:11
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Todo O Poder Para Grande Perseverança, Paciência E Aguent-ância
INTRODUÇÃO: Quando você pensa sobre o poder desde Deus para crentes ordinários, o que vem à mente?
O poder para fazer milagres - como separando o Mar Vermelho? O poder para aguentar a tortura física da perseguição religiosa - como surras e aprisionamento?
O poder para espancar fortemente os inimigos invencíveis da fé - como chamando baixo o fogo desde o céu para queimá-los e consumi-los?
Embora Deus é infinitamente capaz de outorgando estes tipos incomuns do poder em cima de qualquer pessoa que Ele queira, nós estamos indo para ver neste estudo do capítulo 1 de Colossenses que Deus normalmente empodera crentes para propósitos diferentes do que estes tipos incomuns.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:11, com vv.3-4,9-10 para contexto
HISTÓRICO:
- - Desde a autoridade directamente dada a ele por Deus, Paulo está escrevendo autoritativamente aos crentes em Colossos, bem como a todos os crentes hoje.
(v.1)
- - É a vontade de Deus que os crentes leem, estudam, aprendem e implementam plenamente nas suas vidas os ensinos no Livro de Colossenses.
(vv.1-2)
- - Deus tenciona que a fé em Jesus como o Cristo está para ser acompanhada por tendo 'amor por todos os santos' e outras dinâmicas espirituais, quais estão para ser produzidos mediante o evangelho.
(vv.4-6)
- - E além disso, Deus tenciona para o "evangelho" para "frutificar" nas vidas da gente em "todo o mundo", como ele fazia nas vidas dos crentes de Colossos.
(v.6)
- - Nós os crentes são para possuir uma perspectiva de Reino que é caracterizada por "sabedoria e entendimento espiritual", para que nós possamos correctamente determinar e abrangentemente viver no acordo à vontade de Deus.
(v.9)
- - Mas devido à nossa perspectiva corrompida, nós crentes necessitamos da aumentando iluminação desde Deus mediante ganhando de conhecimento espiritual desde a Sua Palavra, a fim de melhorar a nossa habilidade a determinar e viver no acordo à vontade de Deus.
(desde v.9; rc. 1 Coríntios 2:9-16)
- - Então, para viver uma vida da maturidade espiritual, que agrada Deus e frutifica para o Seu Reino, nós crentes devemos estar crescendo continuamente no nosso conhecimento de Deus para que nós possamos determinar e viver de acordo com a Sua vontade.
(v.10)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questão de Lição: Para a frase "sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória", discuta, analise, e formule as dinâmicas correspondentes que relacionam entre Deus com o Seu poder e nós crentes humanos com qualquer poder que nós temos.]
PONTO DE SECÇÃO
: Deus permite e deseja que os crentes acessem o Seu poder que capacita-lhes a exitosamente "viver de maneira digna do
Senhor".
"sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória"
- - Desde o nosso estudo prévio do verso 10, "vivendo de maneira digna do Senhor" certamente necessita de que cada um de nós continuamente expenda tempo substancial, esforços e recursos a fim de "agradar-o em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus".
- - Um impedimento sobrecarregando a esta perseguindo actividade é a realidade que cada um de nós inerentemente possui uma natureza de pecado que é activamente e agressivamente a guerra com tudo que nós tentamos a fazer para "viver de maneira digna do Senhor".
(Romanos 7:14-24a; Colossenses 1:10)
- - Cada um de nós não tem dentro da nossa própria natureza humana o poder suficiente para consistentemente e abrangentemente subjugar esta natureza de pecado que nós inerentemente possuímos.
(Romanos 7:14-24a)
- - Ao resgate de crentes, entretanto, é o poder de Deus para "fortalecer[-nos] com todo o poder, de acordo com" "o poder da sua glória".
(Colossenses 1:11; Strong's #2904, #3588, #1391, #0848)
- - Deus tem ou possui "todo o poder", alguns dos quais Ele quer a compartilhar conosco ou outorgar em cima de nós crentes - dentro dos limites de ou "de acordo com" o que Ele determina deveria ser "o poder da Sua glória".
- - Por meio disso, nós crentes verdadeiros literalmente têm-nos disponível acessar ao poder de Deus para "capacitar", "empoderar", ou "fortalecer" nós para sustentar a vitória sobre a guerra que nossa natureza de pecado trava contra nós cada dia.
(v.11; Strong's #1412; rc. Efésios 2:18-21)
- - Mas é claro, nesta vida, Deus nunca nos sobre-pode ou nos força a acatar com a Sua vontade. Em vez, Ele sempre nos permite o livre-vontade direito para escolher o bom ou para escolher a maldade.
(alguns exemplos desde o muito começo da raça humana: Adão e Eva escolheram a comer o fruto proibido - Gênesis 2:15-17, 3:1-13; Caim escolheu a assassinar o seu irmão Abel - Gênesis 4:1-10)
- - Então, pelo design de Deus, acessando e "sendo fortalecido com o poder [de Deus]" requerem que cada um de nós desenvolve e mantém as disciplinas espirituais na nossa vida que são necessárias para colaborar exitosamente com o desejo de Deus e empoderando de nós para "viver de maneira digna do Senhor".
(vv.11,10; Note: Algumas (mas não todas) destas disciplinas espirituais, necessárias para colaborar exitosamente com Deus para empoderando, são citadas em versos 9-12.)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questão de Lição: Discuta, analise, e formule a interconexão e as dinâmicas entre a frase "para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria" no verso 11 com os conteúdos dos versos 9,10, e 11a.]
PONTO DE SECÇÃO
: "Toda a perseverança e paciência" são requeridas para exitosamente envolver em e conseguir as muitas facetas de "vivendo de maneira digna do
Senhor".
"para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria"
- - Mesmo com assistência desde Deus e o Seu empoderando, activamente batalhando e opondo a nossa própria natureza de pecado interior seja um esforço diário contínuo, assim requerendo "toda a perseverança e paciência" a fim de manter o sucesso.
- - De mesmo modo, desenvolvendo e mantendo as disciplinas espirituais na nossa vida, que são necessárias para colaborar exitosamente com o empoderando de Deus, também requerem "toda a perseverança e paciência" a fim de manter o sucesso.
- - A nossa própria natureza de pecado interior é tão poderosa e eficaz que ela mesmo possa exerce bastante pressão e influência na nossa vida para atrair-nos ou forçar-nos a abandonar "continuando alicerçados e firmes na fé, sem [sendo] afastado-se de..." ela.
(v.23)
- - Mesmo como crentes que são plenamente cometidos e disciplinados a 'vivendo de maneira digna de e agradando ao Senhor', nós podemos não obstante ser atraídos fora ou "arrastado... pelos nossos próprios maus desejos".
(v.10; Tiago 1:14)
- - Outra razão, que nós necessitamos do empoderando desde Deus para "ter toda a perseverança, paciência" e "aguent-ância", é descrita depois em versos 1:24-25, 28-29, que ministrando da Palavra de Deus a outras pessoas, se na igreja ou fora da igreja, envolve "sofrimento" e "aflições, em favor de..." esses pessoas que estão sendo ministradas a, ou crentes ou não-crentes.
(v.11, Strong's #3115; v.24)
- - Este ministrando da Palavra de Deus a outras pessoas é uma "energia-drenando luta" e um "labor".
(v.29, Strong's #2872)
- - Por implicação então, desde a nossa natureza de pecado inerente, tanto os crentes como os não-crentes, que estão sendo ministrados a naturalmente, exercem resistência e dificuldades a esses "servos" fazendo o ministrando a eles.
(v.25, Strong's #1249)
- - Uma batalha sempre acontece, ou aberto ou coberto ou subliminar, quando "proclamando Cristo, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para que" 'todo homen possam ser apresentados' "perfeitos em Cristo".
(v.28; p.ex. veja v.17 em Mateus 17:14-20)
- - Considerando que é a vontade de Deus que cada crente está para ser usando os seus dons espirituais dados por Deus para ministrar a outra gente, então todos os crentes (como aqueles em Colossos) necessitam de "ser fortalecidos com todo o poder" desde Deus "para que [eles] tenham toda a perseverança, paciência" e 'aguent-ância' como eles experienceiam "esforço", "lutando" e "sofrimento" dentro do seu ministrando a outra gente.
(1 Coríntios 12:1,7; Colossenses 1:29,24)
- - Para sumarizar, as muitas facetas de "vivendo de maneira digna do Senhor" gerarão naturalmente condições e situações nas quais a grande 'aguent-ância' é necessitada - "para perseverar, permanecer embaixo de, pacientemente aguentando embaixo de" dificuldades que desafiam a fé de si mesmo, e "não rendendo-se a circunstâncias ou sucumbindo embaixo de provação".
(v.10; v.11, Zodhiates #5281 p.1425)
- - Também necessitou é "toda a paciência" - "longanimidade", "aguent-ância e fortaleza" que são caracterizadas pela "calma no meio de sofrimento e adversidade".
(v.11, Strong's #3115, com AHD em inglês - 'longanimity')
- - A assistência do poder de Deus é requerida para "viver de maneira digna do Senhor" que "o agrada em tudo".
(vv.11,10)
- - E quando nós crentes acessamos e aplicamos o poder desde Deus dentro das muitas facetas de "vivendo de maneira digna do Senhor" para conseguir exitosamente a vontade de Deus abrangentemente, nós podemos consequentemente e simultaneamente experienciar a "alegria".
(vv.10,9,11)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: Deus permite e deseja que os crentes acessam o Seu poder para fortificar-los com "toda a perseverança, paciência" e 'aguent-ância' que ajudarão a capacitar-lhes a envolver-se exitosamente em e conseguir as muitas facetas de "vivendo de maneira digna do
Senhor".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÕES:
- - Você é diariamente e efectivamente utilizando o poder de Deus para ajudar você genuinamente e exitosamente "viver de maneira digna do Senhor "?
- - - - Ou em vez, você é essencialmente e na realidade confiando nas tuas próprias habilidades na tua tentativa a diário "viver de maneira digna do Senhor"?
- - Você é mantendo consistentemente o sucesso a subjugando de todos os aspectos da tua natureza de pecado?
Com a assistência do poder de Deus?
- - - - Ou em vez, você está experienciando uma montanha-russa de sucessos vacilantes e fracassos a subjugando de todos os aspectos da tua natureza de pecado?
É isto porque você não está colaborando efectivamente com Deus para utilizar o Seu poder para ajudar você?
- - - - E como uma consequência subsequente disto, você é trabalhando estrênua-mente para convencer falsamente você mesmo e outra gente em volta de você que você esteja vivendo uma vida cristã vitoriosa - um pilar moralmente forte, sólido e invencível da fé - quando de facto você não é?
- - No vivendo fora da tua fé, como você tem sido fazendo com respeito a "perseverança, paciência" e 'aguent-ância'?
A tua perseverança, paciência e aguent-ância tenham sidas apropriadas, piedosas e exemplares? Mesmo à extensão de equipando você em "agradando [Deus] em tudo" e facilitando você em "frutificando em toda boa obra"?
(v.10)
- - - - Ou em vez, você tenha exibido sucessos esporádicos na tua "perseverança, paciência e aguent-ância" em vivendo fora a tua fé?
Se você exibe fracassos frequentas na tua "perseverança, paciência e aguent-ância", você pensa que o poder de quem é responsável por isto - de você ou de Deus?
- - Você tem sido usando os teus dons espirituais dados por Deus para ministrar a outra gente? E com grande "perseverança, paciência e aguent-ância"?
- - - - Ou em vez, você tenha sido impropriamente usando ou falhando a usar os teus dons espirituais dados por Deus?
Você pensa que o poder de quem é responsável por isto - de você ou de Deus?
- - Quando outras pessoas estão tentando a ministrar a você, você é altamente cooperativo e receptivo? Para que elas não necessitem de exercitar a perseverança, paciência e aguent-ância com você?
- - - - Ou em vez, você é uma pessoa difícil para ser ministrado a - tentando a estar em controlo, queixando, criticando, disputando, fofocando, semeando de discórdia, não respaldo-iva, não ensinável e et cetera?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - O que significância poderia esta ênfase em "todo" (em versos 9,11, e no verso 10 duas vezes) (usando da mesma palavra grega (Strong's #3956)) ter no significado desejado do capítulo 1 até aqui, e a mensagem desejada para crentes?
Apropriadamente use as palavras de Escritura circundantes ou frases para respaldar a tua resposta.
- - O que tipo de resultados seriam esperados quando os crentes essencialmente falham a utilizar o poder de Deus para ajudar-los em diário "vivendo de maneira digna do Senhor"?
Descreva.
- - Como Deus faz disponível ou instila "todo o poder" a crentes ordinários? Logicamente, o que condições de "qualificação" (v.12, Strong's #2427) ou requisitos de qualificação que Ele tem para nós a satisfazer antes de Ele instilará "todo o poder" em cima de nós?
- - Nós associaríamos normalmente "todo o poder" com situações na vida que requerem "toda a perseverança, paciência e aguent-ância"?
Resposta: Não, normalmente nós associaríamos "todo o poder" com fazendo os trabalhos grandes e as realizações grandes para o Seu Reino, e tomando uma posição pública para a fé de si mesmo.
- - Então, o que isto sugere sobre a nossa necessidade por o poder de Deus na nossa vida diariamente?
- - Os novos crentes normalmente esperam para estar necessitando "todo o poder" desde Deus como eles procedem no vivendo de uma nova vida para Cristo?
Se não, pois como novos crentes são tencionados a aprender que eles necessitam "todo o poder" desde Deus a fim de viver uma nova vida que está "agradando-o em tudo" (v.10)?]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary. 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
Zodhiates, Spiros. The Complete Word Study Dictionary: New Testament. Chattanooga: AMG Publishers, 1992.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_11-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|