Sermão ou Lição: Colossenses 1:12
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Alegremente Agradecido Sobre Sendo Qualificado E Abençoado Por Deus
INTRODUÇÃO: Você tem alguma vez dado um dom muito dispendioso ou serviço a alguém ou um casal, depois qual eles mesmo não reconheceram o teu dom ou generosidade?
Como a sua falta do reconhecimento e/ou a sua falta da gratidão fizesse você sentir-se? A tua generosidade merece uma resposta respeitosa e apreciativa?
Vamos estudar alguma da generosidade que Deus estende a nos crentes verdadeiros, e o que a nossa resposta deveria ser.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:12, com vv.9-11,13-14 para contexto
HISTÓRICO:
- - Deus tenciona que a fé em Jesus como o Cristo está para ser acompanhada por tendo 'amor por todos os santos' e outras dinâmicas espirituais, quais estão para ser produzidos mediante o evangelho.
(vv.4-6)
- - E além disso, Deus tenciona para o "evangelho" para "frutificar" nas vidas da gente em "todo o mundo", como ele fazia nas vidas dos crentes de Colossos.
(v.6)
- - Nós os crentes são para possuir uma perspectiva de Reino que é caracterizada por "sabedoria e entendimento espiritual", para que nós possamos correctamente determinar e abrangentemente viver no acordo à vontade de Deus.
(v.9)
- - Mas devido à nossa perspectiva corrompida, nós crentes necessitamos da aumentando iluminação desde Deus mediante ganhando de conhecimento espiritual desde a Sua Palavra, a fim de melhorar a nossa habilidade a determinar e viver no acordo à vontade de Deus.
(desde v.9; rc. 1 Coríntios 2:9-16)
- - Então, para viver uma vida da maturidade espiritual, que agrada Deus e frutifica para o Seu Reino, nós crentes devemos estar crescendo continuamente no nosso conhecimento de Deus para que nós possamos determinar e viver de acordo com a Sua vontade.
(v.10)
- - Para assistência, Deus permite e deseja que os crentes acessam o Seu poder para fortificar-los com "toda a perseverança, paciência" e 'aguent-ância' que ajudarão a capacitar-lhes a envolver-se exitosamente em e conseguir as muitas facetas de "vivendo de maneira digna do Senhor".
(vv.11,10)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
vv.11d-12a - LEIA "com alegria, dando graças ao Pai,"
[Questão de Lição: Desde o contexto imediato de versos 9-12, discuta, analise e formule por que os crentes verdadeiros deveriam ser "alegremente dando graças ao Pai".]
PONTO DE SECÇÃO
: Deus é trabalhando activamente para abençoar-nos crentes verdadeiros, qual deveria motivar-nos para ser "alegremente dando graças" a
Ele.
- - Logicamente, se nós propriamente exercitamos a autonegação, o auto-sacrifício, a aguent-ância paciente e o "agradando Deus em tudo" que são descritos em versos 10-11, pois nós somos para cumprir-les enquanto
mantendo uma boa atitude, mesmo a extensão de sendo "alegre" e "agradecido" que Deus ajuda-nos com o Seu "todo o poder" para cumprir-se estas disciplinas exitosamente.
- - Mas, não é aceitável a Deus para nós para ir através os movimentos de cumprindo-se estas actividades da fé enquanto possuindo e abrigando uma atitude indignada ou azeda.
(p.ex. Tiago 3:13-15)
- - Nós estamos para ser "alegre" e "dar graças ao Pai" - "sendo gratos e activamente expressando-lhe [essa] gratidão".
(Strong's #2168)
- - Certamente, "toda a sabedoria e entendimento espiritual" deveriam envolver de mesmo modo tendo um agradecimento para todo que o Pai tem feito para nós crentes.
(v.9)
- - Especificamente citado aqui nesta secção de versos em capítulo 1 de Colossenses, o Pai ajuda-nos em "vivendo de maneira digna do Senhor" por "fortalecendo[-nos] com todo o poder" para grande "perseverança, paciência e 'aguent-ância' ".
(vv.10,11)
- - Por meio desta assistência, o Pai está abençoando-nos agora, nesta vida, para que nós possamos ganhar mais bênçãos no Dia Do Julgamento, a culminação de quando nós recebemos plenamente a nossa porção "da herança dos santos".
(v.12)
- - Assim, se nós compreendemos a profundidade e as ramificações do que o Pai está fazendo para nós agora, nós crentes deveríamos ter razões significantes para ser "alegre" e "agradecido".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.12b - LEIA "que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz."
[Questão de Lição: Discuta, analise, e formule a dinâmica e ramificações dentro do processo de Deus qualificando essas pessoas que creem.]
PONTO DE SECÇÃO
: Deus abençoa-nos que creem por qualificando-nos, incluindo-nos, dando-nos uma herança e
santificando-nos.
- - Para nós que têm sidos feitos crentes verdadeiros, o Pai "nos torna dignos" ou "qualifica-nos" para ser aceitável para Ele, fazendo da nossa condição apropriada para que Ele nos considere para ser satisfatórios para a membresia no Seu Reino.
(desde Strong's #2427)
- - Note, entretanto, que nós não 'qualificamos' nós mesmos - em vez, Ele "nos torna dignos" ou 'nos qualifica'.
- - Por implicação então, o Pai faz uma selecção deliberada - seleccionando exactamente quem Ele qualificará desde entre todos os humanos vivos.
(rc. Romanos 8:29-30)
- - O Pai também faz uma escolha deliberada - resoluto que Ele está indo a qualificar cada um de nós individualmente que Ele tenha seleccionado.
- - E, o Pai toma uma acção deliberada - implementando o qualificando de cada um de nós individualmente.
- - Esta acção deliberada é além de as acções deliberadas que Ele e o Filho tomam há aproximadamente 2.000 anos atrás, por meio da cruz, para prover uma maneira por humanos para ser feitos qualificados.
(v.14)
- - Então, estas actividades do Pai para "nos tornar dignos de participar da herança dos santos" são tanto em um nível corporativo como em um nível individualizado, passado e presente.
- - E, estas actividades do Pai são deliberadamente inclusivas, para incluir cada um de nós individualmente no multitude de crentes verdadeiros ou "santos" que Ele é recolhendo no Seu "reino da luz".
- - Esta inclusão de alguns humanos no Seu reino é no contraste afiado à exclusão que acontece para a maioria vasta das pessoas, quem Deus contorna - nunca para ser seleccionadas e incluídas no "reino da luz".
- - Para ser um dos seletos poucos ou os "eleitos" que tem sido incluído no Seu reino é uma razão muito boa para ser "alegre" e "agradecido".
(2 Timoteo 2:10; Colossenses 1:12)
- - Esta alegre-eza e o agradecimento deveriam ser magnificados quando nós contemplamos que o Pai não possa tomar retamente nenhuma acção e simplesmente permitir cada um de nós para incorrer o mesmo destino e a punição horrífica resultante que a maioria da raça humana seja feita trancada em para sempre.
- - O Pai também deliberadamente estende a generosidade - concedendo de uma "porção" "da herança" que Ele tem preparado para dar a nos crentes verdadeiros.
(Strong's #3310)
- - Por meio do que o Pai e o Filho têm feitos
(vv.13-14)
, nós crentes verdadeiros somos feitos beneficiários às bênçãos que fluem desde o Pai e o Filho, "no reino de luz".
- - Relacionando-se a com esta generosidade, o Pai também deliberadamente estende a "graça" - concedendo-nós o favor embora nós
não o mereçamos.
(vv.5-6; Efésios 2:8-9)
- - Sendo pecadores assim como toda das outras pessoas no mundo, nós merecemos a punição eterna para os pecados que nós cometemos, assim como elas receberão.
(2 Tessalonicenses 1:8-9; rc. Mateus 8:11-12)
- - Mas na Sua generosidade e desde o Seu estendendo a nós graça, o Pai "derrama" ou outorga em abundância "as riquezas da Sua graça" "sobre nós".
(Efésios 1:7-8)
- - Para ser um dos seletos poucos, quem recebe a graça de Deus e o outorgando em abundância das riquezas da Sua graça, é outra razão muito boa para ser "alegre" e "agradecido".
- - Dentro destes vários aspectos do Pai nos 'qualificando', o Pai além disso faz-nos pecadores em os "santos" - os "santos ums" que têm sido
santificados, ou colocados no status posicional legal de sendo abrangentemente limpados, assim sendo por causa disso considerados como "moralmente puros, irrepreensíveis e consagrados" na Sua vista.
(Strong's #0040)
- - Como um 'santificado um' ou "santo", cada um de nós crentes verdadeiros tem sido separado e designado como dedicado para os propósitos "sagrados" de Deus.
(Strong's #0040)
- - Na realidade, o Pai, em conjunção com o Filho, tomam o que é corrupto, repreensível e rejeitado, e "fazem-o" no que é puro, valorizado e aceito.
(Strong's #2427)
- - Para ser um dos poucos humanos seletos, quem imerecidamente recebe esse status posicional legal de agora e doravante sendo um 'santificado um', é outra razão muito boa para ser "alegre" e "agradecido".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GRANDE IDEIA: Deus tem trabalhado no passado e continua para trabalhar no presente a abençoando de nós que crer, para o nosso futuro, qual deveria gerar em nós a gratidão contínua e a
alegria.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÕES:
- - Se você é um crente verdadeiro, o que deveria ser a tua resposta a todas destas bênçãos que Deus tem e é outorgando em cima de você?
Alegria e acção de graças? Ou em vez, apatia e indiferença?
- - Você tem alegria espiritual na tua vida? Se não, por que é isto? É porque em vez você somente experiencia a alegria carnal - alegria quando você adquire algum objecto mundano ou carnal, o prazer, ou a gratificação que você quisesse para você mesmo?
- - Durante os tempos quando você está "vivendo de maneira digna do Senhor" e "agradando-o em tudo", você tem a alegria espiritual logo?
Por que você supõe isto é?
- - E contrariamente, durante os tempos quando você não está "vivendo de maneira digna do Senhor" e não "agradando-o em tudo", você tem a alegria espiritual logo?
Por que você supõe isto é?
- - Você agradece Deus em uma base regular? Diariamente? Se não, talvez agora seria um bom tempo para inserir e manter doravante uma secção da acção de graças no teu tempo de devocional de oração diário.
- - Desde o ensino nesta mensagem, você concorda com a análise sobre como o Pai qualifica esses humanos que creem, embora todos de nós sejamos imerecindo?
Ou em vez, você pensa que você merece sendo qualificado por Deus, que em alguma maneira a tua bondade, religiosidade ou hereditariedade tem ganhada você qualificação com Deus "de participar da herança dos santos no reino da luz"?
-- Como um crente verdadeiro ou "santo", você vive uma vida santificada - separado e dedicado para os propósitos santos de Deus?
- - - - Ou em vez, você está vivendo uma vida infestada por pecado que essencialmente menospreza e aproveita a bênção graciosa de Deus de qualificando você no Seu Reino?
- - - - Ou talvez, você está vivendo uma vida derrotada - você está tentando muito a viver santificado mas você não pode estabelecer consistentemente e manter a vitória por cima de pecados e fortalezas na tua vida?
- - - - Onde está a alegria espiritual em vivendo uma vida infestada por pecado, ou uma vida derrotada?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - É possível que hão aspectos significantes e/ou elementos de "a herança dos santos" que não são indicados, divulgados ou descritos nas Escrituras?
Para o presente? Para o futuro eterno? Discuta.
- - Para esses de nós que somos crentes verdadeiros, ao mesmo momento que você primeiro chega diante do trono de Deus no céu, o que você pensa as primeiras palavras fora da tua boca serão?
Discuta e especule.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_12-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|