Sermão ou Lição: Colossenses 1:13
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Resgatado Desde, Trazido Em
INTRODUÇÃO: Durante a tua vida até agora, você tenha alguma vez sido resgatado ou entregado por alguém, talvez desde: afogando; sendo atacado por um cão; sendo glopeado por um objecto; sendo assaltado por um opressor; e et cetera?
Nesse momento quando você foi resgatado desde dano e trazido na segurança, isso foi um alívio incrível? E você foi extremamente grato à pessoa que resgatou você?
Vamos examinar e estudar em Colossenses para aprender sobre algumas das actividades de resgate que Deus consegue.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:13, com vv.12,14,21 para contexto
HISTÓRICO:
- - Nós os crentes são para possuir uma perspectiva de Reino que é caracterizada por "sabedoria e entendimento espiritual", para que nós possamos correctamente determinar e abrangentemente viver no acordo à vontade de Deus.
(v.9)
- - Mas devido à nossa perspectiva corrompida, nós crentes necessitamos da aumentando iluminação desde Deus mediante ganhando de conhecimento espiritual desde a Sua Palavra, a fim de melhorar a nossa habilidade a determinar e viver no acordo à vontade de Deus.
(desde v.9; rc. 1 Coríntios 2:9-16)
- - Uma parte desse conhecimento espiritual deveria incluir aprendendo que Deus tem trabalhado no passado e continua para trabalhar no presente a abençoando de nós que crer, qualificando-nos, incluindo-nos, dando-nos uma herança e santificando-nos.
(v.12)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.13 - LEIA
[Questão de Lição: Discutam, analisem, e descrevam em detalhe as características da actividade de Deus que é referida a neste verso.]
PONTO DE SECÇÃO
: Deus conduz a actividade de entregando os crentes verdadeiros fora "do domínio das trevas" e em "o Reino do seu
Filho".
- - Pela Sua própria escolha e motivação, o Pai toma a iniciativa para implementar a acção que "resgata", "entrega" ou remove nós crentes verdadeiros desde ambo o dano presente e iminente que se relaciona a o nosso status in-qualificado prévio com o Pai.
(Strong's #4506; v.12)
- - Este resgate é abrangente e permanente - nós podemos não mais ou novamente ser feitos sujeitos ao dano que Ele particularmente nos resgate desde - estando previamente in-qualificados no nosso status com o Pai.
- - Deus faz este tipo do resgate sempre exitoso para essas pessoas que Deus escolhe para resgatar.
- - E por implicação, Deus usa o poder suficiente ou os meios pelos quais para conseguir exitosamente este tipo do resgate que Ele escolhe para conduzir.
(rc. v.11)
- - Deus resgata-nos crentes verdadeiros desde ou entrega-nos fora de "o domínio das trevas", a "autoridade", o controlo e o domínio das travas.
(v.13, Strong's #1849)
- - No contexto de capítulo 1 de Colossenses, o termo "trevas" é associado com: "alienação" e "separação de Deus"
(v.13; v.21, Strong's #0526)
, exclusão desde o Seu Reino
(v.13)
, ausência de aceitabilidade a Deus
(v.12)
, e um estado da existência que não adquire uma "herança dos santos"
(v.12)
, nem "o perdão dos pecados"
(v.14)
nem a redenção mediante o Filho
(v.14)
.
- - Então por default, a nascimento, todos de nós humanos estão naturalmente, automaticamente, imediatamente e abrangentemente subjeitados como membros em "o domínio das trevas", estando embaixo da sua "soberania e controlo, [qual tem e exercita] o seu direito e o seu poder para governar, possuir e dominar" nós.
(desde AHD em inglês - 'dominion')
- - Resgatando e entregando de nós fora "do domínio das trevas", o Pai simultaneamente "transporta", "carrega" e traz nos crentes verdadeiros no Seu reino, colocando e estabelecendo de nós em "o Reino do seu Filho" - em efeito, nós somos tecnicamente e legalmente adotados.
(v.13, Strong's #3179; rc. Efésios 1:5)
- - No passado, há aproximadamente 2.000 anos atrás, muito antes de que nós fomos feitos cientes em qualquer maneira (para nós não tivemos ainda sido nascidos nem ouvidos o evangelho), o Pai foi ocupado trabalhando nos meios pelos quais Ele usaria para um dia qualificar-nos e trazer-nos no Seu reino.
(vv. 5-6,12,14; rc. Efésios 1:4-5)
- - Mesmo no perto-presente durante a primeira parte da nossa vida e até o momento que nós somos feitos um crente verdadeiro, o Pai é ocupado trabalhando na preparação para qualificar-nos, como Ele fez com os Colossenses mediante o Seu servo Epafras.
(vv.5b-7,12)
- - O Pai procede com esta preparação embora nós vivamos sendo naïfs ou embaixo-de-informados, não suficientemente ciente da situação séria nefasta e as ramificações severas da situação séria nefasta que nós estamos em - alienados e "separados de Deus", e desqualificados para "participar da herança" no Seu reino.
(rc. Romanos 5:8; Colossenses 1:21,12)
- - A natureza deste livramento fora de "o domínio das trevas" e "transportado no Reino do Filho" é uma actividade conduzida por Deus dentro do domínio espiritual, qual nos faz humanos, que estão no domínio físico, a sendo inteiramente incapazes a conseguir esta actividade no nosso próprio - pelo nosso próprio meios ou poder ou intelecto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questão de Lição: Discutam, analisem, e descrevam em detalhe as características dos resultados que a actividade de livramento de Deus tem na vida dessas pessoas que Ele resgata.]
PONTO DE SECÇÃO
: A actividade de Deus do livramento produz os resultados que radicalmente mudam a vida para essas pessoas que Ele
resgata.
- - No âmago destas "trevas" e o seu "domínio" é o problema de o cometendo dos pecados.
(v.14)
- - Dentro das suas muitas facetas, este fenómeno espiritual chamado "o domínio das trevas" exerce a influência e o poder após humanos para cometer os pecados, sendo permitido por Deus para exercer o reinado ou a regendo autoridade após eles para atrair efectivamente, e incitar, e compelir, e controlar, e escravizar-los para cometer os pecados.
(v.14; rc. Romanos 1:18,24,28-32)
- - Para essas pessoas que são "resgatadas do domínio das trevas", Deus faz disponível O seu "todo o poder" para "fortalecer" essas pessoas resgatadas para subjugar e derrotar dentro da sua vida o controlo e a escravização a cometendo de pecados que "o domínio das trevas" exerce.
(v.11)
- - Para essas pessoas "resgatadas", há também uma mudança radical e diamétrica na membresia, lealdade, orientação, identidade, destinação eterna, valor (v.14), devoção
(v.4)
, propósito
(v.10)
, perspectiva
(vv.12,5)
, chamando ou missão
(vv.10,6; rc. Efésios 4:1)
, ficando de pé perante Deus
(vv.12,14,21-22)
, acesso a Deus
(v.12)
, contacto com Deus
(v.27)
, empoderando por Deus
(v.11)
, beneficiários a uma herança desde Deus
(v.12)
, e et cetera.
- - Sendo um membro de "o Reino do Filho" significa agora operando amigavelmente desde um novo "domínio de status régio"- em vez de previamente operando hostilmente desde o domínio das travas, estando um "inimigo".
(Strong's #0932; v.21)
- - Como com os crendo humanos em Colossos, Deus consegue e completa este resgate desde "o domínio das trevas" enquanto os crendo humanos
estão vivos nesta terra.
- - Mas para cada pessoa quem morre não tendo colocado previamente a sua "fé em Cristo Jesus", eles logo após e imediatamente são feito permanentemente e irreversivelmente trancados em "o domínio das trevas" e para sempre excluídos desde "o Reino do Filho".
(vv.4,13)
- - A realidade triste é que a maioria vasta das pessoas, quem vivem na terra, falha durante a sua vida a colocar propriamente a sua fé em Cristo Jesus, qual após a morte automaticamente e por default causa cada um delas para permanecer eternamente no domínio das trevas, e sofrer todas das repercussões e consequências que fluem desde nunca tendo os seus pecados perdoados por Deus.
(vv.4,13,14; Mateus 7:13-14; João 3:17-18)
- - Em outras palavras, cada pessoa, quem propriamente coloca a sua fé em Cristo Jesus durante a sua vida na terra, ao ultimo herda um estado da existência de vivendo eternamente no céu com Deus, ao passo que cada pessoa, quem falha para colocar propriamente a sua fé em Cristo Jesus durante a sua vida na terra, ao ultimo herda um estado da existência de vivendo eternamente em inferno sem Deus.
(João 3:16; 2 Tessalonicenses 1:8-9)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GRANDE IDEIA: A vida é radicalmente mudada no presente e através no futuro eterno para essas pessoas que Deus resgata fora "do domínio das trevas" e traz em "o Reino do seu
Filho".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:
-- Deus tem na realidade, tecnicamente e legalmente "resgatado [você] do domínio das trevas e transportado [você] no [Seu] Reino"?
- - - - Se você pensar assim, em o que você baseia isso?
(PAUSE - dê-lhes poucos momentos para formular a sua resposta na sua mente.)
- - - - Se a tua resposta é qualquer coisa outro do que a confissão verdadeira "Eu tenho colocado a minha fé em Jesus Cristo, que Ele morreu na cruz para pagar a punição para os
meus pecados e que Ele ressuscitou dos mortos no terceiro dia", pois as Escrituras claramente declaram que "a redenção" exigida mediante o Filho e o correspondente "perdão dos pecados" têm
não sido aplicados a você, qual significa que você permanece um membro de "o domínio das trevas".
(vv.13,14)
- - - - Ao passo que cada pessoa, quem falha colocar propriamente a sua fé em Cristo Jesus durante a sua vida na terra, ao ultimo herda um estado da existência do vivendo eternamente no inferno sem Deus, você quer a ficar neste "domínio das trevas" dia após dia, e arriscar sendo trancado-em eternamente para sofrer para sempre no inferno?
(João 3:16; 2 Tessalonicenses 1:8-9; Colossenses 1:13)
- - Para esses de vocês que têm verdadeiramente colocados a tua "fé em Cristo Jesus"
(v.4)
, você mantém a gratidão na tua coração e regularmente "dá graças ao Pai"
(v.12)
que Ele tem "resgatado [você] do domínio das trevas e tem transportado [você] no Reino do seu Filho"
(v.13)
? Se não, por que não?
- - Se você realmente regularmente "dá graças ao Pai", pois o que mais você pode fazer para mostrar-lhe a tua gratidão?
Que tal fazendo o que é listado no verso 10 - ao máximo?
(LEIA v.10)
-- Os teus amigos, parentes e trabalhadores associados diriam que você definitivamente é um membro de "o Reino do Filho"?
- - - - Ou em vez, eles diriam que você parece a ser um membro de "o Reino do Filho" somente quando você está na igreja, e caso contrário você fala e actua como se você é um membro de "o domínio das trevas" todo do resto do tempo?
-- Como um membro dentro do reino régio de Deus, a tua vida traz a honraria a esse status régio do Seu reino?
Consistentemente?
- - - - Ou em vez, você traz a vergonha e a desgraça nesse status régio do reino de Deus por como você vive a tua vida - como se você é ainda um membro de "o domínio das trevas"?
-- Hão quaisquer hábitos pecaminosos e/ou escravidões para pecar que você apanhasse enquanto você foi um membro de "o domínio das trevas"?
- - - - Em gratidão ao Pai, você deveria ser trabalhando estrênua-mente para batalhar, extinguir e livrar-se desses hábitos pecaminosos e/ou escravidões ao pecado?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Se o Pai e o Filho (e o Espírito) fazem todas estas coisas para preparar, e qualificar, e resgatar, e entregar nos, pois o que parte ou papel outras pessoas desempenham nesse processo, se qualquer?
Discutam, analisem, e especulem. Você pode usar o exemplo de Epafras com os Colossenses, versos 1:7; 4:12-13.
- - Uma questão adicional (que fritará poucas células cerebrais): Os papéis, que outras pessoas desempenham, em qualquer maneira influenciam ou determinam quem Deus resgata e traz no Seu reino?
Discutam, analisem e especulem, mas não ire-se ou dispute se outras pessoas no teu grupo discordam com a tua resposta a esta questão.
Dica: Talvez a resposta mais escrituralmente-acurada a esta questão é 'Não!'... e 'Sim!' (ambos junto). Veja Mateus 9:35-38.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary. 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc.,
1994.
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_13-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|