Sermão ou Lição:  Colossenses 1:14  (baseada na NVI (Português))

TÍTULO:  Esta Redenção Compra O Perdão Dos Pecados 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA:  Colossenses 1:14, com vv.12-13,21-22 para contexto

HISTÓRICO:
- - Deus tem trabalhado no passado e continua para trabalhar no presente a abençoando de nós que crer, qualificando-nos, incluindo-nos, dando-nos uma herança e santificando-nos.  (v.12)
- - Deus conduz a actividade de entregando os crentes verdadeiros fora "do domínio das trevas" e em "o Reino do seu Filho". 
(v.13)
- - A actividade de Deus do livramento produz os resultados que radicalmente mudam a vida para essas pessoas que Ele resgata. 
(vv.12-13)
- - A vida é radicalmente mudada no presente e através no futuro eterno para essas pessoas que Deus resgata fora "do domínio das trevas" e traz em "o Reino do seu Filho". 
(vv.12-13)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

v.14 - LEIA

[Questão de Lição:  Discuta, analise, e descreva o que esta "redenção" é, e como se relaciona ao perdão dos pecados.]

PONTO DE SECÇÃO Por meio de o Seu sofrimento e morte na cruz, Jesus aguentou a punição para pecados, efectivamente comprando o perdão dos pecados para essas pessoas que creem nele para esta redenção.

"em quem temos a redenção,"
- - Dentro das actividades do Pai que provem os meios pelos quais os humanos pecaminosos podem ser "tornados dignos"
(v.12) ou qualificados e assim "transportados" ou transferidos fora de "o domínio das trevas" e em "o Reino do seu Filho" (v.13) , há o provendo da "redenção" (v.14) .
- - O "Filho", "Jesus Cristo", proveu a "redenção", qual é para pagar o "resgate em pleno", carregando a conotação como isso qual "compra um escravo no mercado, remove-o desde a venda mais, e compra a sua liberdade". 
(vv.13,3; v.14, Strong's #0629; Scofield p.1179)
- - "Sendo "em natureza" Deus", Jesus veio do céu, assumiu-se a humanidade (uma natureza humana), sofreu e morreu na cruz para pagar o preço de punição "mediante o Seu sangue" para redimir essas pessoas que creem nele. 
(Filipenses 2:6-7, com Strong's #3444; João 8:42; Mateus 1:18; Romanos 1:3-4; Strong's #1223, #0129 e #0848 em Colossenses 1:14; Hebreus 13:12; 1 Pedro 2:21-24)
- - Não há nenhum custo àqueles que estão sendo redimidos; o custo - o aguentando do sofrimento cumulativo incompreensível - foi aguentado na totalidade por o Um fazendo o redimindo - o Filho. 
(Efésios 1:3-8)
- - Esta redenção compra a qualificação "no reino da luz". 
(v.12)

"o perdão dos pecados."
- - Jesus foi perfeito, nunca tendo cometido qualquer pecado. 
(Hebreus 4:15)
- - Motivado por amor para nós humanos, o Pai "enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados". 
(1 João 4:10)
- - Porque Jesus é plenamente deidade, Ele foi capaz de receber completamente e aguentar todo do sofrimento que cada um de nós aguentaria para a eternidade para cada pecado que nós temos cometido na nossa vida.
- - E porque Jesus é plenamente humano e assim um membro autêntico da raça humana, Ele foi capaz de representar apropriadamente a raça humana e completamente ser um substituto perfeito para cada um de nós humanos que Ele redime.
- - E como deidade, Jesus transcende o tempo, qual capacita o Seu trabalho redentor na cruz para cobrir efectivamente todos os humanos redimidos que alguma vez vivem, ao longo de todo de tempo.

- - O trabalho redentor provido por Jesus foi inteiramente exitoso, como evidenciado pela Sua ressurreição desde o defunto no terceiro dia. 
(Romanos 1:4; Efésios 1:19b-21)
- - Mas embora a redenção provida por Jesus seja disponível a todos e seja suficiente para cobrir todos os pecados, a redenção SOMENTE SE APLICA a essas pessoas quem creem nele para essa redenção. 
(João 3:16-18)
- - Portanto, somente essas pessoas quem têm a genuína "fé... em Cristo Jesus", como os "irmãos em Cristo... em Colossos" em Colossenses 1:4,2, são recipientes desta "redenção" - o "nós" sendo referidos a em verso 14.
- - Somente essas pessoas, que são redimidas nesta maneira, recebem "o perdão dos pecados" - um perdão completo, pleno e eterno de todos os pecados que elas cometem ao longo do seu tempo de vida inteiro. 
(Romanos 8:1-4)
- - Esta redenção compra "o perdão dos pecados". 
(Colossenses 1:14)

- - Desde uma perspectiva técnica, somente Deus pode prover a redenção genuína, abrangente e permanente, o perdão dos pecados - eternamente; ainda este verso 14 claramente declara que nós temos a redenção no Filho - Jesus Cristo.
- - O Pai "enviou" o Filho para conseguir esta redenção, mediante qual o Pai nos qualifica no Seu "reino da luz" e "resgata-nos" em "o reino do seu Filho". 
(1 João 4:10; Colossenses 1:12,13)
- - Então, esta acção da redenção ou humanos comprandos para ser feitos membros do reino de Deus é uma colaboração envolvendo o Pai e o Filho - executado mutuamente pela vontade do Pai em harmonia perfeita com a acção do Filho. 
(Filipenses 2:5-8)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Questão de Lição:  Por que existe a menção e a descrição do Filho como "o seu Filho amado" (verso 13)?]

PONTO DE SECÇÃO O Pai plenamente colaborou com e plenamente aprovou do trabalho redentor do Filho, como indicado pelas Suas declarações repetidas do Seu amor para o Filho.

desde v.13 - "o seu Filho amado,"
- - É interessante e intrigante para notar que dentro de estes actividades qualificando, resgatando, trazendo, redimindo e perdoando, o Filho é referido a como "o seu Filho amado", o Filho que Ele ama
(vv.12-14; v.13)
- - O Pai também referiu a o Filho nesta maneira ao baptismo de Jesus e à transfiguração de Jesus, ""Este é o meu Filho amado, em quem me agrado."" 
(Mateus 3:17; 17:5)
- - Esta frase "o seu Filho amado" parece para ser citando, caracterizando e proclamando uma qualidade do relacionamento entre eles - amor.
- - Este amor além disso parece a ser mais do que meramente uma sensação positiva quente - ele é um vínculo inquebrável, em um nível divino e sobrenatural.
- - Considerando que este amor do Pai para o Filho é especificamente mencionado pré-crucificação pelo Pai ao baptismo de Jesus e à transfiguração de Jesus, seguido da sua menção de pós-crucificação aqui em Colossenses 1:13, então estas referências para este amor certamente devem ser declarando a aceitação plena e a aprovação plena pelo Pai do Filho antes de, durante e depois das Suas actividades de redenção na cruz. 
(Mateus 3:17 (batismo); 17:5 (transfiguração); João 6:27)
- - Há a unidade entre eles nestas actividades redentores do Filho para prover os meios de qualificar crentes para ser feitos membros do seu reino - uma unidade divina, sobrenatural e perfeita - unidade de propósito, unidade de abordagem, unidade de técnica, unidade de completamento, unidade de desfecho resultante.
- - Esta unidade perfeita divina entre o Pai e o Filho é além disso respaldada pela frase usada aqui, "o reino da luz" do Pai em verso 12, qual é subsequentemente, igualmente e intercambiavelmente referido a como "o Reino do seu Filho amado" no verso 13.
- - Então, esta unidade perfeita divina entre o Pai e o Filho também indica que entre eles foi e é o acordo perfeito, colaboração, aprovação, satisfação, autorização, e a propriedade conjunta do que o Filho fez e conseguiu em provendo a "redenção,... o perdão dos pecados" que qualificaria e traria a humanos pecaminosos no seu reino.

desde v.13 - "o Reino do seu Filho amado,"
QUESTÕES: Mas, como pode o Filho retamente tem um reino que é equiparado como "o reino da luz" do Pai?  Em outras palavras, o que é a natureza do Filho, que Ele é capaz de colaborar na unidade perfeita com o Pai, quem é deidade Deus, e que o Filho pode efectivamente conseguir "redenção,... o perdão dos pecados" - uma tarefa que somente Deus pode conseguir?
- - O Filho não pode ser meramente ou somente humano. 
(Números 23:19)
- - O Filho não pode ser um anjo. 
(Colossenses 2:18)
- - Em vez, o Filho tem a ser plenamente deidade, a fim de ser adorado como rei de deidade no reino espiritual de Deus e para ter um reino legítimo que o Pai endossa e conjuntamente possui com o Filho. 
(vv.2:9; 1:19-22)
- - Mas o Filho também tem a ser plenamente humano, a fim de envolver a raça humana e representar humanos no Seu trabalho redentor na cruz. 
(v.1:14)
- - Consequentemente, para crer que o Filho não é plenamente deidade é um fracasso naïf a entender correctamente a natureza do que toma para conseguir este trabalho redentor. 
(João 12:44-45; Filipenses 2:5-8; rc. Mateus 10:40, Lucas 10:16)
- - Além disso, para intencionalmente rejeitar a plenamente deidade do Filho é um fracasso sério e fatal a estabelecer a fé genuína, como requerido nas Escrituras, porque é essencialmente chamando Deus, as Escrituras e Jesus um mentiroso. 
(vv.11,10 em 1 João 5:9-13; v.58 em João 8:56-59; 10:30; v.70 em Lucas 22:66-70)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GRANDE IDEIA:  Com a colaboração plena e aprovação do Pai, Jesus o Filho sofreu e morreu na cruz para redimir ou comprar o perdão de pecados para essas pessoas que creem nele para esta redenção.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:

- - Para aqueles de vocês que Deus não tem na realidade, tecnicamente e legalmente "[vos] resgatado do domínio das trevas e [vos] transportado para o [seu] Reino"
(v.13) , você é agora preparado para colocar a tua "fé... em Cristo Jesus" (v.4) , o Filho, e o trabalho redentor que Ele conseguiu na cruz para pagar a punição para pecados, para que agora os teus pecados podem ser perdoados?
- - Se você é preparado, você pode cometer-te a esta fé em Cristo Jesus por sinceramente expressando isto a Deus nesta oração: 
(PAUSE entre cada frase e sentença para permitir os respondedores para orar e processar esta oração)
     Querido Pai Deus, eu reconheço que eu necessito a redenção que o teu perfeito Filho Jesus conseguiu na cruz.  Eu quero a sua redenção para comprar o perdão para os meus pecados.  Então, agora mesmo eu coloco a minha fé em Jesus, o Seu trabalho redentor na cruz, e a Sua ressurreição desde o defunto no terceiro dia.  E por meio desta redenção, eu pergunto que você me resgate e traga-me eternamente no reino do Filho que você ama.  Obrigado.  Amém.

- - Para todos de nós quem têm sinceramente colocados a nossa fé em Jesus e o Seu trabalho redentor para você, Deus quer que a tua resposta, ao que Jesus tem feito para você, é para agora e doravante estar esforçando-se a "viver de maneira digna do Senhor e em tudo agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus", e et cetera. 
(v.10)
- - Então, como bem que você tem sido respondendo nesta maneira?
- - Você possui e consistentemente mantém uma apreciação profunda para a redenção que o Filho tem provido grátis para você?  Ou em vez, a tua apreciação tem desbotada-se ou desaparecida?
- - A apreciação para esta redenção compele e propulsa você para ser e fazer todo que o Senhor tem para você?  Ou em vez, a tua iniciativa e motivação têm corridas fora de gás - mortas ao longo do lado da estrada, e apodrecidas em apatia?
- - Um dia quando você fica de pé perante o trono de Deus e você enfrenta Jesus, quem parece como Ele agora mesmo desceu desde a cruz
(Apocalipse 5:6) , o que você é indo a dizer-lhe sobre a tua resposta à redenção que Ele fez para você?  "Na apreciação, eu vivi a minha vida para você, Jesus."  Ou em vez, "Na realidade, eu tive muito pouco ou nada de apreciação para você, Jesus, assim, eu vivi a minha vida para mim mesmo."
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. New Scofield Study Bible. New York, NY: Oxford University Press, 1967.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  colossenses1_14-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês