Sermão ou Lição: Colossenses 1:15
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Jesus É Deus Invisível Em Forma Visível
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:15, com vv.12-14 para contexto
HISTÓRICO:
- - Deus tem trabalhado no passado e continua para trabalhar no presente a abençoando de nós que crer, qualificando-nos, incluindo-nos, dando-nos uma herança e santificando-nos.
(v.12)
- - Deus conduz a actividade de entregando os crentes verdadeiros fora "do domínio das trevas" e em "o Reino do seu Filho".
(v.13)
- - A actividade de Deus do livramento produz os resultados que radicalmente mudam a vida para essas pessoas que Ele resgata.
(vv.12-13)
- - Com a colaboração plena e aprovação do Pai, Jesus o Filho sofreu e morreu na cruz para "redimir" ou comprar "o perdão de pecados" para essas pessoas que creem nele para esta redenção.
(v.14)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.15 - LEIA
PONTO DE SECÇÃO
: Jesus é a manifestação visível, em forma corporal física, do Deus invisível.
"Ele é a imagem do Deus invisível"
QUESTÃO: O que significa "a imagem do Deus invisível" e o que não significa?
- - Jesus é a manifestação visível do Deus invisível.
- - Isto não significa uma cópia fabricada de, a interpretação de um artista de, uma fotografia de, uma réplica de, uma criação de, ou uma imaginação de Deus.
QUESTÃO: O que é sugerido aqui sobre a forma ou maneira pelo qual o Filho foi feito visível?
- - Jesus é Deus encarnado; Ele manifestou visivelmente por assumindo a forma humana e natureza, permanecendo plenamente deidade enquanto adicionando a humanidade plena à Sua natureza.
(Mateus 1:18; João 1:14; Hebreus 1:3)
QUESTÃO: Ao que extensão o Filho é uma imagem visível do Deus invisível?
- - LEIA: Hebreus 1:3
- - O Filho é "a expressão exata do seu [Deus] ser", significando o Filho é a "imagem" visível da "essência" do Deus invisível.
(Hebreus 1:3 - Strong's #5480, #5287)
- - E o Filho em Ele mesmo "é o resplendor da glória de Deus", não meramente reflectindo ele ou tendo sido dado algum dele.
(Hebreus 1:3)
- - Assim, o Filho é a manifestação visível de Deus invisível Ele mesmo, e não meramente uma semelhança ou similaridade ou reflexão de Deus Ele mesmo.
- - Nós não queremos a falhar a perceber à intenção e a distinção sendo feito dentro destas frases: fazendo algo visível qual pela natureza é invisível.
- - O Deus invisível fez-se visível a nós humanos, durante um tempo permitindo-nos humanos para directamente e na realidade ver Ele fisicamente, tocar Ele fisicamente, comer o almoço com Ele, ir de pesca com Ele, comunicar-se com Ele em conversações verbais audíveis bidirecionais, interagir com Ele intelectualmente, conectar-se com Ele relacionalmente, torturar e assassinar Ele corporalmente - todos dentro do contexto, dinâmicas e ambientes do contacto e interacção de humano-a-humano normal.
QUESTÃO: Por que é difícil para uma maioria de humanos para crer que Deus pode assumir a forma humana se Ele quer a?
- - Se Deus pode criar todo que existe meramente por falando-o
(Gênesis 1)
, pois Ele certamente tem o poder e a habilidade a assumir a forma humana ou manifestar em qualquer outra forma que Ele assim escolhe, para exemplos uma coluna de fogo
(Êxodo 13:21)
, uma coluna de nuvem
(Êxodo 13:21)
, uma circundando nuvem brilhante
(Mateus 17:5)
, uma sarça ardente
(Êxodo 3:2)
, um homem extra dentro de uma fornalha de chamas
(Daniel 3:24-25)
, uma guiando estrela no céu
(Mateus 2:9)
, uma pomba
(Lucas 3:21-22)
, línguas de fogo
(Atos 2:3-4)
.
- - Embora Ele fez-se visível para nós humanos, o Filho não obstante escondeu a seu "resplendor da glória de Deus" e escondeu a maior parte dos Seus atributos e natureza de deidade desde o público, mas qual Ele realmente divulgou e revelou em breves vislumbres aos seguidores seletos do Seu.
- - O propósito de Deus foi e é a manter o requisito que humanos devem ouvir o que Deus tem de dizer e crer Ele - tomar Deus à Sua palavra - ter a fé em Deus mediante o que Ele diz.
- - Então, o Filho revelou somente bastante sobre Os seus atributos de deidade e natureza para evidenciar, autenticar e verificar que Ele é Deus na manifestação humana, mas não bastante para negar o requisito ouvir-e-crer para nós humanos.
- - Durante o tempo o Filho esteve presente na terra, claramente Os seus inimigos pensaram, creram e actuaram em cima da realidade que o Filho foi de facto humano porque eles conspiraram durante de tempo a subsequentemente exitosamente ter-o prendido, brutalizado fisicamente e logo executado por tortura horrífica.
Os seus inimigos creram que Ele foi humano e toda a evidência resultante, concernindo à Sua humano-eza, verifica que Ele de facto foi plenamente humano.
- - Contudo, os milagres que o Filho desempenhou e a ressurreição do Seu corpo morto no terceiro dia testificam que o Filho também simultaneamente e continuamente possuiu e reteu a Sua atributos e natureza de deidade.
(João 10:24-26; Romanos 1:2-4)
- - Enquanto Ele esteve na terra, o Filho repetidamente alegou e demonstrou que Ele foi tanto plenamente deidade como plenamente humano, mas a maior parte das pessoas não o creu - elas recusaram a tomar-o à Sua palavra, qual a maior parte das pessoas, ao longo dos anos desde esse tempo, tem de mesmo modo feito.
(p.ex. João 10:22-26)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PONTO DE SECÇÃO
: Jesus é Jeová Deus, na plenitude.
"Ele é ... o primogénito de toda a criação."
QUESTÕES: O que significa esta frase "o primogénito de toda a criação"? O Filho é o primeiro ser criado por Deus com ao mais alta posição, como a religião de Testemunhas de Jeová assevera, ou isto significa algo outro?
- - Quando interpretando Escrituras e formulando doutrinas, sempre considere o contexto, os conteúdos dos versos circundantes, e considere similares ou paralelas secções de versos porque a Palavra de Deus todo cabe junto.
- - Então em considerando o contexto, os versos prévios 12-14 são asseverando que por meio do Filho, o Pai qualificou-nos crendo humanos para ser transferidos desde o domínio dos trevas no Seu "reino de luz", qual é o mesmo reino que o Filho reina por cima de como Deus.
- - O Filho conseguiu este transferindo por meio da redenção, no qual Ele pagou o resgate ou a penalidade para os pecados daqueles que creem no Filho e por meio disso comprou eles o perdão dos pecados - uma função que somente Deus pode retamente e genuinamente conseguir.
(v.14)
- - Os conteúdos de versos 15-21 aqui são descrevendo a natureza e a identidade do Filho, quem Ele é e o que Ele é, que qualificado e capacitado Ele a conseguir exitosamente esta redenção.
- - No verso 16, o Filho é declarado como sendo o Criador - na vontade do Filho "todas as coisas foram criadas nele", "por ele e para ele", qual inclui cada coisa, cada criatura, cada ser e cada estrutura de autoridade em tanto nos domínios físicos como espirituais.
- - No verso 17, o Filho é declarado como sendo "antes de todas as coisas", em outras palavras "em frente de, antes de, e superior a" todo que tem sido criado.
(Strong's #4253)
- - No verso 17, o Filho é também declarado para ser mantendo a existência de todas as coisas criadas.
- - No verso 18, o Filho é declarado como sendo o criador, sustentador e o mais alta autoridade de reino espiritual de Deus, qual tem sido intencionalmente mencionado aqui neste verso a fim de preencher a ênfase que o Filho tem a supremacia por cima de tudo que existe - mesmo supremacia de e por cima de ressurreição do corpo humano desde o defunto.
- - No verso 19, o Filho é declarado como sendo toda da plenitude de Deus contido dentro de e vivendo dentro do Seu corpo humano físico.
(rc. v.2:9)
- - Em versos 20-21, o Deus invisível, sendo contido em plenitude dentro de e vivendo dentro de esse corpo humano físico como o Filho de Deus-homem, conseguiu uma maneira para reconciliação e paz para ser estabelecido com os Seus inimigos - os humanos, que todos têm sido corruptos e alienados pelo pecado.
- - Uma implicação desde o contexto, então, é que estes atributos de deidade citados do Filho são mandatórios e intransigentemente exigidos para Ele ou qualquer um para redimir exitosamente os pecados de seres humanos para reconciliação a Deus.
- - Então, dentro do contexto destes versos nesta passagem é claramente descrito e asseverado que o Filho é deidade - o Senhor Jesus Cristo é Jeová Deus, em plenitude em forma corporal humana visível, Criador e Sustentador de todas as coisas, como registado em capítulos 1-2 de Gênesis e em outras passagens no Testamento Antigo.
- - Portanto, considerando o contexto destes versos em Colossenses 1:12-21, a frase "Ele é ... o primogénito de toda a criação" no verso 15 não pode significar que o Filho foi 'o primeiro criado' mas em vez deve significar certamente que o Filho é o primeiro ou o mais supremo em toda da criação porque o Filho é o "primogénito" de deidade ou "fonte" quem creu e sustenta todas as coisas, pela Sua própria vontade e pelo Seu próprio poder que Ele possui em e de Ele mesmo como Jeová Deus em plenitude.
(Strong's #4416)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PONTO DE SECÇÃO
: Pessoas quem rejeitam que Jesus é Jeová Deus, em plenitude e em forma corporal, deveriam estudar cuidadosamente, acuradamente e exaustivamente estes versos em Colossenses 1:12-21, em o
contexto.
QUESTÃO: Como pode pessoas vêm fora da sua doutrina errónea que é ao contrário à natureza do Filho sendo plenamente deidade unida com plenamente humano, como declarado em Colossenses 1:12-21?
- - Os aderentes da religião de Testemunhas de Jeová e outra gente, com doutrinas ao contrário do que a Palavra é dizendo nesta passagem sobre o Filho, fariam bem para examinar de perto os conteúdos de todo de Colossenses 1:12-21, olhando de perto aos significados de somente as palavras gregas originais que são nos manuscritos precoces e abster-se desde dando credibilidade a palavras adicionais, descrições e significados alterados de palavras gregas originais que têm sido subsequentemente adicionados nas suas traduções.
- - Por exemplo, na sua 'Tradução Do Novo Mundo' da Bíblia em cada um de versos 16, 17 e 20 de capítulo 1 de Colossenses, a religião de 'Testemunhas de Jeová' tem adicionada e inserida a palavra "outro", qual não é no texto grego original em qualquer destes versos, não é aludida a nem respaldada em qualquer maneira pelo texto grego original, e seriamente corrompe-se, distorce e perverte o significado verdadeiro destes versos, particularmente com respeito à natureza verdadeira de Jesus como sendo o Criador Jeová Deus.
- - Outro erro fatal que as Testemunhas de Jeová e outra gente com doutrinas contrárias são fazendo neste respeito é que embora eles correctamente concluem que 'homem não pode ser feito Deus', eles falham a considerar propriamente que 'Deus pode ser feito homem'.
- - Deus inspirou Paulo a escrever esta passagem aos crentes de Colossos e para outros depois disso a fim de ajudar eles e nós em mantendo doutrina sã sobre a natureza real de Cristo Jesus.
As Testemunhas de Jeová e outra gente com doutrinas contrárias neste respeito seriam sábias para estudar esta passagem para elas mesmas em maneira imparcial, não influenciada e não corrupta e prestar atenção a e acatar o que é na realidade sendo declarado, no contexto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, o Criador, quem veio à terra em a forma corporal física e se fez visível, como Ele proveu uma maneira da redenção para humanos
pecaminosos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:
-- O que teologia e doutrinas você segura concernindo a natureza de Jesus?
- - - - Elas alinham-se com o que as Escrituras dizem, particularmente aqui em Colossenses 1:12-21? Ou elas desviam-se em uma ou mais maneiras?
-- Se a tua teologia e doutrinas sobre a natureza de Jesus são divergentes em qualquer maneira, em o que você baseia a tua teologia divergente e doutrina?
- - - - Baseadas em algo que alguém contou você ou ensinou você?
- - - - Baseadas em informação desde uma religião divergente, como as Testemunhas de Jeová, qual adulteram a tradução de palavras de Escritura chaves e versos a fim de acomodar a sua teologia divergente e doutrinas?
(rc. 1 Timoteo 4:1-2)
- - - - Baseadas no teu próprio entendimento ou pensamento lógico, qual é um resultado de uma falta de conscientização e sofisticação, ou uma falta de treinamento teologal, ou um método faltoso de interpretando as Escrituras, ou um conhecimento inadequado das Escrituras, ou rebelião?
(rc. 1 Timoteo 1:3-7)
-- Você pode retamente e verdadeiramente contender que você crê em Jesus para redenção, o perdão dos teus pecados, se você em efeito rejeita esta declaração em Colossenses que Jesus é Jeová Deus na forma corporal visível, o redentor com um reino?
(vv.14,13)
- - - - Você realmente pensa que Deus estenderá a você a redenção se você em efeito assevera que este redimindo perdão de pecados foi conseguido por alguém outro do que Deus Ele mesmo?
- - - - E se você crê que alguém outro do que Deus Ele mesmo na forma corporal de Jesus o Filho conseguiu este redimindo perdão de pecados, pois você percebe, você não faz, que você é em efeito exaltando, adorando e confiança em um meio ou alguém ou algo que você tem estabelecido no teu pensando a na realidade ser um deus falso quem é conseguindo supostamente isso qual somente Deus Ele mesmo pode conseguir?
- - O que você é indo a fazer - rejeitar Jesus como Jeová Deus encarnado? Ou abraçar Jesus como Jeová Deus encarnado - a manifestação corporal visível do Criador Deus invisível, supremo em e por cima de toda de criação?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Discutam, analisem e teorizem o que a experiência se pareceu para o Deus infinito, invisível, incorpóreo para assumir a forma e a natureza de sendo finito fisicamente, visível, corpóreo, e subsequentemente como tal para entrar a Sua criação, qual Ele criou por falando-o na existência (Gênesis 1).
Além disso teorizem o que a experiência se pareceu para o Criador Deus encarnado quando um pouco depois desta entrada na Sua criação, Ele foi rejeitado e crucificado pelas criaturas de entidade valorizadas, consideradas como preciosas, amadas e inteligentes na Sua criação - nós humanos.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_15-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|