Sermão ou Lição: Colossenses 1:16
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Jesus É O Criador, Jeová Deus
INTRODUÇÃO: Com as reportagems notícias frequentas e fotografias maravilhando sobre descobertas feitas sobre espaço exterior desde o Telescópio Espacial Hubble, você alguma vez para e pensa sobre o universo, como e por que ele veio em existência, e o que papel você seja para cumprir-se durante a tua vida no universo?
O nosso estudo agora mesmo é indo a dar você o tempo para ponderar estas questões, e suprir respostas desde as Escrituras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:16, com vv.13-15 para contexto
HISTÓRICO:
- - Jesus é qualificado para "redimir" ou comprar "o perdão dos pecados" pelo Seu sofrimento e morte na cruz porque Ele é a manifestação visível, em forma corporal física, do Deus invisível.
(vv.14-15)
- - Jesus é Jeová Deus Ele mesmo, em plenitude, e supremo por cima de toda a criação.
(vv.15,18)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
v.16 - LEIA
[Questões de Lição: O que coisas são citadas neste verso como sendo incluídas nesta descrição do que foi criado pelo Filho?
Para cada item, o que é as implicações correspondentes, particularmente sobre a natureza, autoridade e actividades de Jesus o Filho?]
PONTO DE SECÇÃO
: Sendo deidade, Jesus tem a autoridade intrínseca e a habilidade com as quais Ele criou todas as coisas, em tanto no domínio espiritual invisível como no domínio físico visível.
"pois nele foram criadas todas as coisas"
- - Em Gênesis 1:1 é a declaração clara e distinta, "No princípio Deus criou os céus e a terra."
- - Considerando o nosso conhecimento da natureza de todo que nós humanos podemos detectar sobre isso qual existe, uma conclusão lógica e apropriada é que Deus possui e usado os Seus poderes sobrenaturais para criar todo que existe na criação, donde nada existiu antes das Suas actividades de criação.
(teologicamente conhecido como 'ex nihilo' - 'fora de nada')
- - Desde a evidência bíblica e o nosso próprio conhecimento empírico, nós sabemos que nem anjos, nem humanos, nem nenhuns seres outro do que Deus Ele mesmo têm o poder para criar algo fora de nada - para criar algo
sem preexistindo materiais.
- - Ainda, aqui em Colossenses 1:16 a declaração clara e distinta agora é que Jesus, o Filho de Deus, criado todas as coisas.
- - Portanto, a única explicação razoável é que Jesus é deidade - Jesus é Deus e o Criador, com a autoridade intrínseca e habilidade a criar todas as coisas.
"coisas nos céus e na terra,"
- - Próximo neste verso vem uma descrição breve (mas inclusiva) do que Jesus o Filho criou - o que as "todas as coisas" inclui.
- - Coisas no domínio espiritual invisível em céu e as coisas no domínio físico visível na terra foram criadas por Jesus o Filho, qual assim é inclusivo de todas as coisas.
- - Se Jesus foi meramente criado ou procriado, pois esta declaração inclusiva em Colossenses 1:16 seria falsa - que todas as coisas no céu e na terra foi criado pelo Filho.
- - No mesmo modo que os crentes em Colossos eram sendo expostos a ensinamentos falsos sobre a natureza verdadeira de Jesus, assim também nós crentes estamos sendo expostos hoje desde uma variedade de fontes, predominante entre elas sendo a religião de Testemunhas de Jeová, quais se envolvem a qualquer de um número de tácticas em uma tentativa a cobrir e respaldar as suas doutrinas falsas sobre a natureza verdadeira de Jesus.
(v.2:8)
- - Apesar de tentativas heréticas a alterar o entendimento da natureza verdadeira de Jesus, este verso 1:16 e o seu intento são claro: para declarar e logo além disso inclusivamente explicar e descrever que Jesus o Filho é o Criador de todas as coisas, se "nos céus", ou "na terra" ou (por extensão) no cosmo.
"as visíveis e as invisíveis,"
- - Este verso além disso expande a inclusividade do que Jesus criou por adicionando à descrição todas as coisas "visíveis e invisíveis".
- - As coisas "visíveis" são tudo que nós possamos ver, detectar ou determinar, baseado em evidência empírica.
- - Frouxamente definidas, as coisas invisíveis são tudo que existe que é normalmente invisível para nós humanos para ver ou detectar empiricamente nesta vida.
- - Pelo design, Deus tem designado para ocorrer de propósito que nós humanos não podemos ver as coisas invisíveis, embora essas coisas invisíveis realmente de facto existem.
- - Como um exemplo excelente, Deus tem divulgado que o domínio espiritual existe, embora invisível a nós aqui nesta vida, e ele contém tais coisas, seres e lugares tais como Deus, o céu, o inferno, o lago ardente de fogo, as trevas de fora, uma grande abismo, os anjos santos, os anjos maus, as várias dinâmicas de guerra entre o exército de Deus e o exército de Satanás, as almas de humanos cujos corpos têm morridos, e et cetera.
- - Enquanto o nosso conhecimento empírico de coisas invisíveis é certamente limitado devido à restrição imposta de Deus neste respeito, Deus realmente permite nós humanos a exposição a, o contacto com, e a interacção com algum de um tipo particular de coisas invisíveis - os anjos maus.
- - Além o que nós podemos detectar e o que Deus nos contém, nós certamente não conhecemos o que outras coisas invisíveis existem na criação mas parece prudente para presumir que há muito mais, embora hão
provavelmente nenhuma alienígena espacial ou qualquer vida em qualquer outro planeta (excepto talvez na "nova terra" que Jesus já pode estar trabalhando no criando
(v.13 em 2 Pedro 3:10-13)
).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PONTO DE SECÇÃO
: Sendo deidade, Jesus tem a autoridade suprema intrínseca por cima de todos dos tipos e os níveis da autoridade que
existem.
"sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades;"
- - O estilo de expressando em palavras na frase "sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades" parece a ser significativamente bizarro e redundante, mas uma pesquisa de Escrituras revela que anjos são estruturados como um exército, aparentemente com "tronos", "soberanos", "poderes" e "autoridades" sendo os títulos de diferentes posições de autoridade no seu exército, para o exército de Satanás e presumivelmente para o exército de Deus.
(Efésios 6:12; 3:10)
- - E logicamente, estes títulos também podem ser referindo-se a tipos diferentes e níveis de "autoridades governamentais" 'que Deus tem estabelecidas' entre humanos na terra.
(Romanos 13:1)
- - Assim, o Filho não é somente o criador dos exércitos angélicos mas Ele é também a autoridade o mais alta e mais suprema por cima de todos os níveis de autoridades humanas e por cima de todos os níveis de autoridades em exércitos angélicos - "para que em tudo [Ele] tenha a supremacia".
(Colossenses 1:18)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PONTO DE SECÇÃO
: Sendo deidade, Jesus liderou as actividades do trino Jeová Deus, para criar todas as coisas desde a posição de sendo 'dentro de Ele', 'por Ele', 'mediante Ele' e 'para
Ele'.
"todas as coisas foram criadas por ele e para ele."
- - Esta frase final no verso 16 contém uma repetição da primeira frase neste verso mas há uma palavra grega diferente usada para as preposições em cada uma destas frases.
- - A palavra grega para o primeiro "por" ele carrega o significado de general de "em" ou "dentro de", sugerindo este significado é: 'dentro da Sua essência Ele criou todas as coisas'.
(Strong's #1722)
- - A palavra grega para o segundo "por" ele carrega o significado de general de "mediante", sugerindo este significado é: 'mediante Ele mesmo Ele criou todas as coisas na existência'.
(Strong's #1223)
- - A palavra grega na frase final, "para" ele, carrega o significado de general de "para" ou "para o propósito de", sugerindo este significado é: 'para Os seus propósitos Ele criou todas as coisas.
(Strong's #1519)
- - Conectando todas destas descrições junto, 'dentro de Ele', 'por Ele', 'mediante Ele' e 'para Ele', uma realidade óbvia é que durante a criação de todas as coisas, o Filho manifestou como exaustivamente funcionando como a Trino Jeová Deus - criando inteiramente pela Sua própria vontade, e inteiramente pelo Seu próprio poder, e inteiramente desde a Sua própria essência, e inteiramente para os Seus próprios propósitos.
- - Assim isto além disso claramente indica que há nenhuma validade em concluindo que o Filho desempenhou as actividades de criação para o benefício de, ou embaixo da guiança de, ou como um agente autorizado de, ou com a ajuda de algum outro ou fora de entidade ser, como Moisés fez com o separando do Mar Vermelho.
(veja v.14:21 em Êxodo 13:21-14:31)
QUESTÃO: Se o Filho criou todas as coisas "para Ele", e as posições de autoridades são citadas aqui, pois o que isso sugere sobre a natureza do Filho e as Suas intenções para a Sua criação depois que Ele a criou?
- - Estes "por Ele", 'dentro de Ele', 'mediante Ele' e "para Ele" sugerem que durante as Suas actividades de criação, o Filho
tencionou a subsequentemente supremamente e activamente reger por cima de todos que Ele criou, como o seu Deus.
- - Mas é interessante para notar aqui que o arcanjo (talvez chamado) Lúcifer foi expelido desde céu e condenado por Deus porque ele quis e tentou a ser como Deus, para reger como Deus e ser adorado como Deus.
(Isaías 14:12-15; Ezequiel 28:12-17)
- - Portanto, o Filho, Jesus, não pode ser qualquer coisa menos do que Jeová Deus, caso contrário Ele teria sido expelido por Deus para os pecados do querendo e tentando a reger como Deus por cima de todo que Ele criou, e para sendo adorado como Deus por humanos, qual Jesus permitiu para acontecer como registado em Mateus 14:33, Mateus 28:9 e João 9:38.
(Êxodo 20:1-6)
QUESTÃO: Como as asserções neste verso comparam-se a e presumivelmente correlacionam com as declarações em capítulos 1 e 2 de Gênesis que especificamente e repetidamente declaram, descrevem e detalham que
"Deus criou os céus e a terra"?
(Gênesis 1:1)
- - Uma nota interessante aqui é que no relato de criação no capítulo 1 de Gênesis, a palavra de Hebreu para Deus é "Elohim", qual é "um substantivo plural na forma mas é singular no significado quando ele se refere ao Deus verdadeiro", sugerindo a natureza de tri-unidade três-em-um de Deus - o Pai, o Filho e o Espírito.
(Scofield, p.1)
- - O "Espírito de Deus" é especificamente mencionado em Gênesis 1:2 como "se movia sobre a face das águas."
- - E o Pai foi envolvido também, como indicado pela proclamção e movimento em acção por Deus em Gênesis 1:26,27 "Façamos o homem
à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Criou Deus o homem à sua [própria] imagem...".
(com Strong's #0853)
- - Portanto uma conclusão merecida por evidência de Escritura sugere que Deus o Filho liderou as actividades de criação, com Deus o Pai e Deus o Espírito também activamente se envolveram.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: Sendo deidade, Jesus liderou as actividades do Trino Jeová Deus em criando todo que existe, criando desde uma posição de
supremacia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES:
- - Você reconhece o teu Criador, que as Escrituras dizem criado você?
- - O Criador tem autoridade por cima de você? Pessoalmente?
- - Você submete-se à autoridade do Criador? Em cada área da tua vida? Ou somente em poucas áreas seletas da tua vida?
Nas tuas finanças? No teu tempo? Na tua devoção? No teu serviço para Ele?
- - O Criador é merecedor da tua adoração? A tua fé em Ele?
- - O Criador também é o teu redentor, como declarado no verso 14? Você tenha estabelecido a tua fé em Ele para o perdão dos teus pecados, qual Ele proveu uma maneira para alcançar mediante a Sua morte tortuosa na cruz, seguido da Sua ressurreição desde o defunto no terceiro dia?
- - Você não pensa que o dia virá quando você será forçado a ficar de pé diante do teu Criador e dar uma conta da tua vida - como você viveu ela?
(Romanos 14:10-12)
- - Você pensa que o Criador é feliz com como você tem sido vivendo a tua vida até agora? Se não, você pensa que seria sábio para você para corrigir imediatamente cada deficiência em como você está vivendo agora a tua vida?
- - O Criador ama você e Ele demonstrou o Seu amor para você mediante o Seu trabalho redentor na cruz
(Romanos 5:8)
. Ele morreu para você. Você possa viver para Ele? Você viverá para Ele?
Começando agora e doravante, consistentemente?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - Hão muitas pessoas no mundo quem concluem que Deus deve ser morto, ou não existe ou é deficiente do poder, porque a maldade reina suprema e essencialmente desimpedido.
Se Jesus o Filho tem a supremacia da autoridade por cima de todos dos tipos e os níveis da autoridade que existem, pois por que Ele não exerce aquela autoridade para forçar a conformidade à justiça?
Como você responderia a essas pessoas?]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Informação Adicional:
- - Deveria comprovar útil para notar aqui que a religião de Testemunhas de Jeová utiliza a sua própria tradução da Bíblia, a "Tradução Do Novo Mundo", para respaldar as suas doutrinas que Jesus é o primogénito criado e o anjo santo que segura o nível de autoridade o mais alto, e que Ele actuou meramente como um agente de Jeová Deus no conseguindo das actividades de criação.
Contudo, uma examinação fechada da sua "Tradução Do Novo Mundo" revela que os seus tradutores estrategicamente adicionaram palavras e distorceram os significados de palavras que não são em nenhuma maneira necessitados ou respaldados no texto grego original, então através disso drasticamente e substancialmente adulterando o significado de versos particulares a fim de alinhar-se com a sua teologia divergente, especialmente concernindo a natureza, a autoridade, as actividades de criação, e as actividades de redenção de Jesus o Filho.
E para fazer assuntos mais maus, os aderentes da religião de Testemunhas de Jeová são extensivamente treinados e substancialmente motivados a promover proliferamente e defender acerrimamente estas doutrinas falsas, quais eles fazem por medio de solicitando regularmente em vizinhanças locais indo porta-a-porta buscando os convertidos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bible. New Scofield Study Bible. New York, NY: Oxford University Press, 1967.
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_16-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|