Sermão ou Lição: Colossenses 1:9
(baseada na NVI (Português))
TÍTULO: Ganhando O Conhecimento Da Vontade De Deus
INTRODUÇÃO: Para esses de nós que temos sido um crente verdadeiro para muitos anos, nós oramos para outros crentes e para novos crentes?
Se for assim, o que nós deveríamos orar? No nosso orando para crentes, o que é necessário para nós para produzir orações que Deus responderia mais provavelmente?
Para a guiança desde Deus, vamos estudar além disso o exemplo de vida verdadeira dos crentes em Colossos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA: Colossenses 1:9, com vv.3-4 para contexto
HISTÓRICO:
- - Desde a autoridade directamente dada a ele por Deus, Paulo está escrevendo autoritativamente aos crentes em Colossos, bem como a todos os crentes hoje.
(v.1)
- - É a vontade de Deus que os crentes leem, estudam, aprendem e implementam plenamente nas suas vidas os ensinos no Livro de Colossenses.
(vv.1-2)
- - Deus tenciona que a fé em Jesus como o Cristo está para ser acompanhada por tendo 'amor por todos os santos' e outras dinâmicas espirituais, quais estão para ser produzidos mediante o evangelho.
(vv.4-6)
- - E além disso, Deus tenciona para o "evangelho" para "frutificar" nas vidas da gente em "todo o mundo", como ele fazia nas vidas dos crentes de Colossos.
(v.6)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
desde v.9a - LEIA - "Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês..."
[Questões de Lição: Dentro de versos 1:1-9, o que razões são citadas quanto a por que Paulo e Timoteo têm "não deixados de orando" para os crentes de Colossos?
Desde essas razões, o que pode ser concluído sobre a perspectiva e abordagem que Paulo e Timoteo têm?]
PONTO DE SECÇÃO
: Paulo e Timoteo possuem uma perspectiva de Reino que é caracterizada por "sabedoria e entendimento espiritual", na sua abordagem a abordando da situação dos crentes em
Colossos.
- - Dentro de versos 1:1-9, Paulo e Timoteo declaram que eles continuam para orar para os crentes de Colossos porque: do amor que os Colossenses têm no Espírito
(v.8)
para todos os santos
(v.4)
, a sua fé em Cristo Jesus
(v.4)
, o evangelho está dando frutos e crescendo entre eles
(v.6)
, e eles necessitam de saber a vontade de Deus
(v.9)
.
- - Estes são evidências da realidade que os Colossenses têm a fé verdadeira e está actuando no acordo a ela.
(v.4)
- - Mas a evidência aqui também sugere que os crentes de Colossos estejam relativamente novos à fé, não ainda estando plenamente fundamentados (não "alicerçados e firmes") nas doutrinas básicas da fé.
(v.23)
- - Portanto, o perigo então é que estes novos crentes podem facilmente, rapidamente e inconscientemente cair a doutrinas falsas
(v.2:8)
, assim sendo "afastados de"
(v.1:23)
"a palavra de verdade, o evangelho"
(v.1:5)
.
- - Para evitar este caindo em doutrinas falsas desde acontecendo, portanto, estes novos crentes urgentemente necessitam de adquirir "sabedoria espiritual", "entendimento" e "conhecimento da vontade de Deus" - assim a urgência de Paulo e Timoteo em oração para eles.
(v.1:9)
- - Paulo e Timoteo veem a seriedade deste perigo e a urgência para prevenir-lo antes de aconteça.
- - Portanto, Paulo e Timoteo estão intercedendo urgentemente e persistentemente perante Deus "em nome" de e para o benefício dos novos crentes em Colossos, embora Paulo nunca os tivesse encontrado pessoalmente.
(v.1:9, Strong #5228, #5216; vv.1:7, 2:1)
- - Adicionalmente, Paulo e Timoteo "sempre agradece a Deus" para os crentes em Colossos
(v.1:3)
, escrevendo para eles
(vv.1:1-2)
, e "lutando" por eles
(v.2:1)
, embora Paulo nunca os tivesse encontrado.
- - Fundamentalmente, Paulo e Timoteo estão actuando desde e orando desde uma perspectiva que entende e prioriza o Reino de Deus, em vez de desde uma perspectiva que prioriza o seu próprio pequeno reino do seu próprio ministério.
(rc. v.4:11)
- - Portanto, Paulo e Timoteo possuem um entendimento espiritualmente maturo, seguro e sábio sobre o Reino de Deus e a vontade de Deus para eles em relação às suas interacções com os crentes em Colossos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
desde v.9b - LEIA - "...e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento
espiritual."
[Questão de Lição: Nesta parte do verso 9, como estes aspectos citados interrelacionam e por que eles são importantes individualmente bem como colectivamente?]
PONTO DE SECÇÃO
: Nós os crentes são para possuir uma perspectiva de Reino que é caracterizada por "sabedoria e entendimento espiritual", para que nós possamos correctamente determinar e abrangentemente viver no acordo à vontade de
Deus.
- - No seu intercedendo perante Deus no nome dos crentes de Colossos, Paulo e Timoteo estão "pedindo" Deus para encher os crentes de Colossos com "o pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual".
- - Aparentemente, Deus não enche automaticamente os Seus crentes com o conhecimento da Sua vontade.
- - E aparentemente, Deus não enche automaticamente os Seus crentes com sabedoria e entendimento espiritual.
- - Estes sugerem que Deus tem a orquestrar deliberadamente que nós crentes adquirem "o conhecimento da Sua vontade" -- e na plenitude ("cheios") -- e em "toda a sabedoria e entendimento espiritual".
- - Nós crentes têm-nos disponível um conhecimento geral da Sua vontade, como registado nas Escrituras, mas aparentemente nós também necessitamos de adquirir a Sua vontade
especificamente para a nossa própria vida, e necessita de estar na plenitude, presumivelmente a fim de estar completo ou abrangente.
- - A sabedoria "espiritual" e o entendimento "espiritual" relacionam-se ao domínio de sendo "espiritual" na natureza e sendo sobre o Reino de Deus, qual é em contraste à sabedoria e o entendimento ordinário, ou comum, ou secular, quais são essencialmente desprovidos deste elemento espiritual distinto.
- - E logicamente, nós necessitamos de tanto conhecimento como nós necessitamos do entendimento a fim de ter e actuar na sabedoria.
- - Portanto, a conclusão óbvia então é que nós crentes naturalmente temos uma perspectiva corrompida da vida, qual assim requer a iluminação não corrupta desde Deus ele mesmo a fim para nós para ganhar essa perspectiva espiritual correctamente.
(rc. 1 Coríntios 2:9-16)
- - Quando nós crentes "ouvimos... a palavra da verdade"
(v.5)
(as Escrituras), "aprendemos-a"
(v.7)
e "entendemos-a"
(v.6)
, nós ganhamos alguma "sabedoria... espiritual" dada-por-Deus e "entendimento espiritual" dado-por-Deus
(v.9)
que melhoram a nossa habilidade a determinar o que a vontade de Deus é, para que com este conhecimento dado-por-Deus ganhado, nós possamos depois proceder a viver no acordo abrangente à vontade de Deus.
(rc. Tiago 1:22)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IDEIA GRANDE: Devido à nossa perspectiva corrompida, nós crentes necessitamos da aumentando iluminação desde Deus mediante ganhando de conhecimento espiritual desde a Sua Palavra, a fim de melhorar a nossa habilidade a determinar e viver no acordo à vontade de
Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÕES:
- - O que evidências são visivelmente aparentes desde você por quais outra pessoas podem veem se ou não que você tem a fé verdadeira e está actuando no acordo a ela?
- - Você está procedendo em direção a sendo plenamente fundamentado, estabelecido e firme nas doutrinas básicas da fé?
Ou em vez, você tenha sido procedendo longe desde "a palavra da verdade, o evangelho", e "sabedoria espiritual" genuína?
(vv.5,9)
- - Você possui uma perspectiva que prioriza o Reino de Deus, em vez de uma perspectiva que prioriza o teu próprio pequeno reino dos teus próprios interesses e esforços?
- - Nas tuas interacções com outros crentes e trabalhadores de ministério, você possui uma maturidade espiritual apropriada, segurança, e entendimento sábio sobre o Reino de Deus e a vontade de Deus?
Ou em vez, pelas tuas palavras e acções, você demonstra que você é significativamente mundano e tolo por sendo egoísta, demandando, manipulativo, irado, inseguro, crítico ou arrogante?
- - Quando enfrentando algum assunto, problema ou decisão na tua vida, você tenta a determinar a vontade de Deus?
Ou em vez, você procede sem consultando Deus em qualquer maneira significante e logo posteriormente você espera de Deus para abençoar você?
- - O que processo você usa para determinar a vontade de Deus concernendo algum assunto, problema ou decisão na tua vida?
Ele é baseado nas Escrituras, "a palavra de verdade"
(v.5)
interpretada propriamente, junto com oração extensiva? Ou em vez, ele é baseado em uma abordagem mística, para exemplos, tais como os sonhos supostos, visões, sensações, profecias, sinais, ou vozes na tua cabeça que você presuma vir de Deus?
- - Você intercede perante Deus no nome de e para o benefício de outros crentes? Para pessoas que você tem nunca encontrado pessoalmente, ou quem são fora do teu domínio do contacto?
Urgentemente e persistentemente?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[Questões de Lição Adicionais para ponderar (opcional, se o tempo permite):
- - O que nós deveríamos pedir Deus para fazer quando nós oramos para crentes de longo prazo? Como nós deveríamos orar que maximizará o potencial para a eficácia desde as nossas orações?
E ajustamentos deveriam ser feito aos conteúdos das nossas orações para outros crentes que é depende em se eles são espiritualmente-orientados na piedade ou na mundanidade?
- - Desde este verso em Colossenses 1:9, Deus faz a Sua vontade conhecida a crentes que não estão procurando a determinar-la e saber-la, quem essencialmente são inconscientes e indiferentes sobre a vontade de Deus para eles?
E se ninguém está orando para eles para saber a Sua vontade? Contemple, analise, e logo formule uma solução bíblicamente-alinhada para esta inquirição.
- - Se nós crentes somos para "andar" e "viver por fé, e não pelo que vemos" (2 Coríntios 5:7, com Strong's
#4043), pois a vontade de Deus é verdadeiramente conhecível ao tempo, no momento? Contemple, analise, e logo formule uma solução bíblicamente-alinhada para esta inquirição.
- - A vontade de Deus é verdadeiramente conhecível corporativamente? Com antecedência?]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: colossenses1_9-sermao-ou-licao.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|