Série Para Treinamento De Presbíteros

Sessão 10 - Mandatos Relacionando À Piedade E À Empoderando 
(baseado na NVI (Português))

(Repetindo) NOTA:  Novamente, talvez seja prudente para você marcar ou destacar neste documento os aspectos que você precisa trabalhar ou melhorar em tua vida.

INTRODUÇÃO:
- - Os livros de 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito são repletos com mandatos numerosos que são direcionadas especificamente a pastores, presbíteros, bispos e outros líderes de ministério de uma igreja ou ministério, da mesma forma que foram direcionadas aos pastores Timóteo e Tito que viveram naquela época. 
(1 Timóteo 1:1-2; Tito 1:1,4)
- - Estes mandatos vêm como "comandos ou instruções de autoridade" desde Deus, "diretivas obrigatórias" para estas pessoas da liderança para seguir, implementar, viver por e perseverar em. 
(AHD em inglês - 'mandate')
- - A conformidade apropriada com esses mandatos é necessária a fim de desempenhar bem as funções e os deveres de estando liderança em uma igreja ou ministério.
- - Nesta ‘Série Para Treinamento De Presbíteros’, tendo completado em sessões anteriores o estudo das qualificações exigidas, esta próxima área de estudo começará com os mandatos que relacionem-se à necessidade para estar e permanecer funcionando em um alto nível de piedade pessoal diante de Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA: "...exercite-se na piedade." 
(1 Timóteo 4:7b)

PONTO DE SEÇÃO Os líderes de ministério são dados o mandato por Deus para desenvolver e consistentemente manter a disciplina de estando pessoalmente "piedosos".

- - Deus instrui que os líderes em igrejas ou ministérios (tais como presbíteros, bispos, pastores e líderes de ministério) devem estar “exemplos para o rebanho”
(1 Pedro 5:3) , o que por implicação necessita que eles estabeleçam e consistentemente mantenham toda a vida deles em uma maneira que Deus determina como agradável e digno para ser exibido proeminentemente como um exemplo para o rebanho.
- - Este "estabelecendo e mantendo" não virá necessariamente facilmente ou naturalmente para estes líderes, como evidenciado pela realidade de que Deus tem para declarar isto como um imperativo e um mandato de ação para eles - "exercite-se na piedade", e "busque... a piedade". 
(1 Timóteo 4:7; 6:11)
- - "Piedade" pode ser definida como tendo sincera, devota e “grande reverência por Deus; a qualidade de estando [pessoalmente] santo ou sagrado" e “piedoso” - "seriamente obediente na observância da religião [cristã verdadeira]; professando ou exibindo um senso [distinto e bíblico] de virtude e moralidade". 
(AHD em inglês - 'godliness'; Strong's #2150 em 1 Timóteo 4:7; AHD em inglês - 'pious')
- - Deus além disso fornece um incentivo - "a piedade, porém, para tudo é proveitosa"
(v.4:8) , o que assim certamente incluiria a produzindo de excelente funcionando como um presbítero ou líder em uma igreja ou ministério.
- - E, é claro, o apropriado cumprindo deste mandato previne o surgimento de qualquer objeção como a "Como você pode ensinar a congregação como para estabelecer e manter a piedade pessoal se você mesmo não é fazendo isso?".
- - Portanto, a ação que é mandada aqui é para ‘treine-se’ e "exercite-se" - tome passos distintos de ação para educar a si mesmo e implementar em tua vida todas as disciplinas que são necessárias para cumprir este mandato desde Deus por líderes (como Timóteo e Tito) em igrejas ou ministérios.
- - Uma opção de ‘treine-se’ ou "exercite-se" é para estar presente em todas das sessões nesta 'Série Para Treinamento De Presbíteros' - tomando notas, tomando a coração, meditando em cima de e incorporando em tua vida tudo o que é ensinado desde as Escrituras dentro dessas sessões de treinamento.

Há frases em vários versículos relacionados que expandem este mandato para ser piedoso, tais como:
-- "...seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza"
(1 Timóteo 4:12) , e na "paz" (2 Timóteo 2:22) , que nisto, este mandato de piedade se aplica a:
- - - - sendo piedoso "na palavra" - em tudo o que o líder diz;
- - - - sendo piedoso "no procedimento" - em sua "vida" e "conduta", tanto pública quanto privada; 
(Strong's #0391)
- - - - sendo piedoso em como ele estende "amor" tanto aos crentes quanto aos pagãos;
- - - - sendo piedoso em como ele vive adiante ou aplica a "fé" em sua vida, confiando plenamente Deus e Sua Palavra;
- - - - sendo piedoso em como ele mantém a "pureza" pessoal ou a "limpeza" espiritual diante de Deus; 
(Strong's #0047; veja 1 João 1:9; rc. 1 Timóteo 5:22b,c)
- - - - sendo piedoso em promovendo ativamente a "paz", em várias maneiras e situações.

-- "Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso [amor do dinheiro] e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão"
(1 Timóteo 6:11; rc. 2 Timóteo 2:22) , o qual nisto o mandato da piedade se aplica a:
- - - - sendo piedoso em "fugindo" ou recusando-se firmemente a possuir qualquer tipo de amor ao dinheiro, ou envolvendo-se em ou alinhando-se com "dos pecados dos outros"; 
(1 Timóteo 5:22)
- - - - sendo piedoso em esforçando-se por "justiça" ou um pessoal conformando mais extenso e abrangente de acordo com os padrões de Deus; 
(Zodhiates, p.458, Strong's #1343)
- - - - sendo piedoso em "a perseverança e a mansidão", que é "perseverando pacientemente, aguentando sob e perdurando o sofrimento na fé e no dever, com uma mente tranquila". 
(Zodhiates, p.1425, Strong's #5281)

-- "Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres,..."
(1 Timóteo 4:16) , ao qual nisto, o mandato de piedade se aplica a:
- - - - sendo piedoso em termos de para "atentar bem" ou "para segurar em cima de, para deter e, por implicação, para reter, para prestar atenção à"
(Strong's #1907) condição e ao status de "sua" própria "vida" espiritual;
- - - - sendo piedoso em termos de para "perseverar" neles - "para persistir em ou permanecer constante a; para prosseguir apesar das aflições; para perdurar" em mantendo devidamente a "vida e a doutrina" espirituais de si mesmo; 
(AHD em inglês - 'persevere')
- - - - sendo piedoso em termos de não se vagueando fora desde, não se afastando fora desde, não muito ocupado para, não muito fatigado-se para perseverar em mantendo a "vida e a doutrina" espirituais de si mesmo;
- - - - sendo piedoso em termos de implementando de etapas práticas, por exemplo tais como:
    ------ auto-monitorizando continuamente o próprio pensamento, crenças, palavras, comportamentos e ações a fim de assegurar que estejam dentro das diretrizes que Deus aprova de e das quais Ele se agrada;
    ------ persistindo em tendo um tempo devocional pessoal diariamente, gastado em meditando na Palavra de Deus, aplicando os conceitos bíblicos na própria vida, e orando.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTO DE SEÇÃO Líderes de ministério também são dados o mandato para possuir um mais-alto-que-ordinário empoderando por Deus, o que Ele concede quando um crente estabelece um limpado se rendido-eza com piedade.

- - O mandato de piedade, "...exercite-se na piedade"
(1 Timóteo 4:7b) , inclui um aspecto acessível benéfico que rapidamente eleva, a um nível muito mais alto, a piedade pessoal e o serviço piedoso correspondente na vida de um verdadeiro crente.
- - Para introduzir este aspecto, considere o mandato em 2 Timóteo 2:1 - "Portanto, você, meu filho [Pastor Timóteo], fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus".
- - "Fortifique-se" carrega o significado na língua grega original de "estando empoderado", e a frase "na graça" carrega o significado de em "a influência divina em cima de o coração de si mesmo, e seu reflexão na vida de si mesmo". 
("fortifique-se" - Strong's #1743; "graça" - Strong's #5485)
- - A habilidade de receber este "estando empoderado" por Deus há sida feito disponibilizada por meio de "Cristo Jesus" a todos os que são verdadeiros crentes nele para salvação desde a punição eterna por seus próprios pecados; 
(rc. Colossenses 1:10-14, especialmente v.11: "sendo fortalecidos com todo o poder" em seu contexto de vv.10-14)
- - Assim, em este verso de 2 Timóteo 2:1 é descrito um adição ao mandato de piedade de 1 Timóteo 4:7b, em que presbíteros, bispos, líderes de ministério e pastores (como Timóteo) são dados o mandato "fortifique-se na graça" ou estar empoderado por Deus em um grau mais-alto-que-ordinário em seu próprio coração espiritual interior pessoal e em sua vida.
- - Este empoderando pessoal interior mais-alto-que-ordinário será então, pelo desígnio de Deus, propício por alcançando Deus-empoderados resultados correspondentes mais-altos-que-ordinário em o funcionando de liderança de ministerio de trabalho deles.

As condições de exigência que Deus tem para os verdadeiros crentes (e líderes do ministério) para receber este empoderando pessoal mais-alto-que-ordinário são:
--
1. confesse teus pecados , para o atual limpando espiritual pessoal diante de Deus:
- - Como descrito em 1 João 1:9 - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça".
- - Quando nós, verdadeiros crentes, pecamos, Deus nos considera espiritualmente in-limpos, nisto como um mero humano, nós e nossos pecados estão sentando-se no trono da nossa própria vida e, por causa disso, governando nossa vida como um deus divino!
- - Neste estado de in-limpo-eza espiritual devido a tendo pecado, embora nós permanecemos um filho de Deus nascido de novo, nossa abordagem pecaminosa para seguir os ditames de pecado em conduzindo da nossa vida cria um impedimento e um dissuasão para plenamente seguindo o reinado e o governo em nossa vida do Senhor Deus Todo-Poderoso - o só Deus verdadeiro que existir.
- - Esta dinâmica é distintamente descrita em Romanos 6:11b, "...considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.  12. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.  13a. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça;...  14a. Pois o pecado não os dominará,...".
- - Então, a necessidade é para confessar e listar nossos pecados em oração a Deus, no mínimo numa base diária, pelos pecados que nós havemos cometidos desde a prévia vez que nós confessámos nossos pecados a Ele, e então pedindo-lhe para nos perdir os nossos pecados, juntamente com agradecendo-lhe, e então confiando-lhe para logo após conceder "fielmente" esse limpando perdão e nos colocando em um estado atual de estando espiritualmente "limpos" ou "purificados" - até a próxima vez que nós pecamos (de novo). 
(1 João 1:9, "purificar" - Strong's #2511)
- - O mais que nós pecamos e temos pecados in-confessados em nossa vida, o mais nós nos afastamos de estando espiritualmente-limpados e de uso a Deus para mais-alto-que-ordinário Deus-empoderado justo vivendo e mais-alto-que-ordinário Deus-empoderado serviço e ministério funcionando para Ele.
- - Por favor, note que a salvação eterna de nós, verdadeiros crentes, é em não maneira afetada por se ou não nós envolvermos-nos nesta atividade de confessando nossos pecados para limpando espiritual diária.

--
2. rende-te o controle , submetendo plenamente nossa vontade e nosso mesmo à obediência, à direção e ao uso por Deus:
- - Neste esforço para adquirir mais-alto-que-ordinário empoderando por Deus, após sendo atualmente espiritualmente-limpados, próximo nós somos instruídos em Romanos 6:13 e 12:1, "...ofereçam-se a Deus... e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça", como ..."em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...".
- - Então, após sendo atualmente espiritualmente-limpados, esta próxima necessidade é, em oração, "nos oferecermos a Deus", no mínimo numa base diária, como "sacrifícios vivo" e "como instrumentos de justiça".
- - Este 'nos oferecendo' é similar ao sistema de sacrifício animal do Antigo Testamento, nos deixando cair acima no altar de sacrifício como um sacrifício fragrante a Deus.
- - E como os animais sendo sem defeitos, nós somos atualmente espiritualmente-limpados por Deus por meio de nosso imediatamente-prévio confessando de nossos pecados.
- - Neste altar, naquele momento nós sacrificamos ou "nos consideramos mortos para o pecado" - colocando para a morte a perseguindo da nossa própria vontade e nossos próprios desejos de para envolver-nos no pecado. 
(Romanos 6:11)
- - E naquele momento, em vez nós oferecemos-nos como um "sacrifício vivendo" que está "vivo para Deus em Cristo Jesus" - perseguindo a piedade ao extremo de entusiasticamente e plenamente submetendo nossa inteira vontade para facilmente ser, pensar, dizer e fazer tudo o que Deus tem para nós pessoalmente durante aquele tempo presente en aquele dia presente da nossa vida. 
(Romanos 12:1; 6:11)
- - Em outras palavras, nós rendemos o "controle" completo da nossa vida a Deus naquele momento do aquele dia, sem segurando algo em reserva. 
(Romanos 8:6 na NIV em inglês)
- - É claro, segurando algo em reserva é uma declaração a Deus que nós estamos estabelecendo um limite em quanto do controle dele que nós estamos dispostos a nos submeter, e um limite em quanta piedade nós estamos dispostos a perseguir.
- - O mais que a piedade é perseguida ativamente e integrada com sucesso na vida de si mesmo, o mais potente é o empoderando desde Deus quando nós estabelecemos o limpado se rendido-eza com piedade e sem algo estando segurado em reserva.
- - Certamente, Deus se "agrada" muito e realmente gosta quando nos devidamente oferecemos pessoalmente como um "instrumento de justiça" em Suas mãos para Seu uso, porque agora, durante este estado atual de limpado se rendido-eza, Ele pode e nos empoderará além ordinário para realizar tudo o que Ele quere. 
(Romanos 12:1; 6:13)
- - Esteja ciente, porém, de que sem este mais-alto-que-ordinário empoderando desde Deus, os resultados que são produzidos desde nossos esforços de atividade ministerio provavelmente na melhor serão ordinário, ou medíocres ou talvez até muitos pobres.

-- E em relação a este empoderando, a produzindo desses medíocres-pobres resultados de ministério é devido à interferência e ao impedimento que são exercidos por:
- - - - nossa própria vontade de estar o mestre da nossa própria vida;
- - - - os limites que nós impomos por causa de aspectos de nossa vida que nós retemos de Deus em reserva;
- - - - as influências de nossa própria natureza de pecado;
- - - - e as características e consequências de nosso próprio envolvendo pessoal em pecados.

--
3. cada dia, repita esta em oração o ‘confessando de pecados e rendendo-se o controle’:
- - Tipicamente, nós pecamos todo dia, em alguma maneira.  Portanto, a fim de fazer certo e maximizar nosso empoderando por Deus para cada dia, a necessidade é para desenvolver a disciplina para deliberadamente tomar um poucos momentos em oração cada dia para ‘confessar os pecados e render-se o controle’ a Deus.
- - Quando nós cometemos uma falha de pecado durante o dia, um curso de ação sábio e eficaz é para tomar imediatamente um poucos momentos em oração para confessar esta falha de pecado a Deus, tornar fora desde continuando ou envolvendo-se outra vez em aquele pecado, e renovar rendendo-se o controle a Deus.
- - Além disso, repetindo diariamente esta orante “confessando de pecados e rendendo-se o controle” envia uma mensagem a Deus de que somos pessoalment e completamente dependentes em cima de Deus para fornecer este empoderando para aquele dia, e que em e de nós mesmos, nós não podemos alcançar em qualquer lugar de perto dos vários resultados extremamente bons ou até grandes que Deus alcança quando Ele nos empodera nesta maneira mais-alto-que-ordinária.

- - Um benefício direto e valioso desde mantendor este estado de ‘limpado se rendido-eza’ é que Deus, assim, aumenta automaticamente nos aplicando e experienciando em plenitude "o fruto do Espírito", que é citado em Gálatas 5:22-23a como "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio".
- - Outro benefício direto e incrível desde mantendo este estado de ‘limpado se rendido-eza’ é que Deus além disso empoderará em uma maneira mais-alto-que-ordinária os ‘dons espirituais’ que Ele tem dado a cada um de nós pessoalmente para conduzir o funcionando de ministério que Ele tem para nós para fazer. 
(NOTA: O ensino detalhado sobre 'dons espirituais' é contido nas próximas várias sessões desta ‘Série Para Treinamento De Presbíteros’.)
- - Quando os verdadeiros crentes estão operando sob um estado genuíno de atual ‘limpado se rendido-eza’, a experiência de exercitando ou utilizando esses ‘frutos do Espírito’ e ‘dons espirituais’ será como "do seu interior fluirão rios de água viva" desde o empoderando por "o Espírito". 
(João 7:37-39)
- - Esses "frutos do Espírito" e "dons espirituais" são cruciais e inestimáveis para presbíteros, bispos, pastores e líderes de ministério a fim para resultados mais-alto-que-ordinários para ocorrer como desfecho de seu envolvendo-se no deles funcionando do ministério. 
(Como uma revisão em relação a este tópico, veja perto do final da primeira seção no documento "Sessão 05" desta 'Série Para Treinamento De Presbíteros' para um exemplo de benefíciando desde a liderança e uso de autoridade que são empoderados por o Espírito Santo.)
- - Por exemplo, se esses líderes colocarem em prática esse mantendo de ‘limpado se rendido-eza‘ e eles experienciam os benefícios de fazendo ele, então eles podem dar em exemplo e ensinar esta disciplina espiritual aos crentes em sua igreja ou ministério - assim abrindo a possibilidade de que alguns desses fiéis também assumirão essa disciplina, o que então provavelmente resultará em esses crentes contribuindo em uma maneira mais-alto-que-ordinária ao bem-estar e crescimento da igreja ou ministério deles.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES:

- - Você está preparado para "exercitar-se na piedade"?  A um grau mais alto?
- - Você está dando um exemplo piedoso para os crentes?  Em tudo?
- - Você está "fugindo" da impiedade que Deus desaprova de e, em vez disso, perseguindo a piedade que Deus aprova de?
- - Você está "atentando bem” e auto-monitorizando a piedade em tua vida?  Em tudo?  E "perseverando" em mantendo a piedade?

-- Você está preparado para implementar os passos prescritos desde as Escrituras, para adquirir presentemente o empoderando desde Deus para te ajudar em piedosamente vivendo e em realizando o funcionando de ministério que Deus aprova de?  Se for assim, vamos para tomar um algum tempo agora mesmo para fazer isso.
- - - - Agora mesmo, em oração silenciosa, confesse teus pecados a Deus, e liste quantos de teus pecados como você puder pensar de - pecados que você cometeu desde a prévio tempo que você confessou teus pecados. 
[PAUSE, e dê-lhes tempo para fazer isto.]
- - - - Próximo, peça a Deus para perdoá-lo de todos os teus pecados e tomar o controle completo de tua vida agora mesmo.  Então, agradeça a Ele e termine tua oração. 
[PAUSE, e dê-lhes tempo para fazer isto.]

- - Se você genuinamente há tomado estes passos de 'confessando os pecados / rendendo-se o controle' agora mesmo, então, pela fé, você pode confiar que presentemente Deus está mais-alto-que-ordinário empoderando você para funcionar de acordo com a vontade Dele.
- - Entenda que esta condição continuará no presente até que você retome Dele o controle da tua vida de alguma maneira, por exemplo, tais como: você comete pecado; ou você se recusa a obedecer ao que Ele quer você para fazer ou dizer; ou você não quiser mais que Ele esteja no controle da tua vida; e etcétera.
- - Agora, o desafio é: Você está disposto e determinado a implementar e a manter esta disciplina espiritual diariamente?  Ou você é indo para rejeitar-la, ou cessar-la ou se afastar fora desde la? 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
The American Heritage Dictionary (AHD). 3rd ed., ver. 3.6a (CD-ROM). Cambridge, MA: SoftKey International Inc., 1994.

Bible. “The Holy Bible: New International Version (NIV).” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises,
     1988.

Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.


Zodhiates, Spiros. The Complete Word Study Dictionary: New Testament. Chattanooga: AMG Publishers, 1992.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Todas as escrituras tiradas da Holy Bible, New International Version®, NIV®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  treinamentodepresbiteros-sessao10.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Traduções usadas:  NVI (português) e NIV (inglés), citadas ou referidas em locais vários dentro deste documento 
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês