Série Para Treinamento De Presbíteros

Sessão 18 - O Dever De Trabalho De 'Dirigindo Os Assuntos Da Igreja': Relacionando Dinâmicas Espirituais E Objectivos Principais 
(baseado na NVI (Português))

(Repetindo) NOTA: Novamente, talvez seja prudente para você marcar ou destacar neste documento os aspectos que você precisa trabalhar ou melhorar.

LEIA: "Os presbíteros que lideram bem a igreja..." - 1 Timoteo 5:17a

PONTO DE SECÇÃO Presbíteros, bispos e pastores são designados por Deus a determinar, fazer e implementar decisões para sua igreja ou ministério, especialmente com respeito ao espiritual.

- - O mais importante dever de trabalho de presbíteros, bispos e pastores é para supervisar o funcionando da igreja ou ministério que é embaixo do seu cuidado. 
(1 Pedro 5:2; 1 Timoteo 3:5)
- - Eles são "encarregados" ou autorizados por Deus "a ficar de pé antes e presidir" sobre a sua igreja ou ministério, sendo os "regendo" líderes que em efeito determinam, dirigem e "lideram" os assuntos da igreja. 
(Tito 1:7, Strong #3623; 1 Timoteo 5:17, Strong #4291)
- - Porque eles são exitos por Deus para ser "irrepreensívéis" em vivendo justo dedicado e relacionamento pessoal com Deus, o seu domínio e responsabilidades da autoridade e liderança são primeiramente e de mais importância para relacionar-se àquele qual é espiritual na natureza. 
(Tito 1:7; p.ex. Atos 6:1-7)
- - As igrejas verdadeiras ou ministérios são organizações espirituais ou instituições constituídas de crentes verdadeiros que têm uma conexão espiritual directo com Deus mediante Jesus Cristo, e devem ser liderados em maneira espiritual pelo Espírito Santo. 
(1 Pedro 2:5; Romanos 8:4-6)
- - Assim, presbíteros, bispos, e pastores são designados e encarregados com a responsabilidade de estabelecendo, mantendo e guardando que a sua organização espiritual de crentes procede e continua procedendo para baixo a direcção espiritual que Deus quer para eles como uma organização espiritual e como crentes individuais naquela organização. 
(1 Pedro 5:2a; 1 Timoteo 3:15; 6:20a)
- - Com respeito a administrando de várias logísticas físicas da igreja ou ministério, Deus há designado que os diáconos servem e funcionam para cumprir-se esses deveres. 
(veja 1 Timoteo 3:8-13)
- - Com presbíteros, bispos e pastores sendo designados por Deus para determinar e fazer decisões concernindo a direcção espiritual e a composição espiritual dos programas que Deus quer para a sua igreja ou ministério, portanto, seria muito in-sábio para abdicar aquela responsabilidade de alta prioridade a outras pessoas na igreja ou ministério.
- - Os membros regulares, os diáconos e as mulheres na igreja ou ministério não são autorizados por Deus nas Escrituras a estar fazendo estas decisões espirituais que são a função exclusivamente para os presbíteros, bispos e pastores para estar fazendo.  Contudo, os membros regulares e os diáconos certamente podem oferecer as suas opiniões, sugestões e input (outra relacionando informação) para a consideração por os presbíteros, bispos e pastores. 
(p.ex. Atos 15:1-7a, 22-25)
- - E claramente, é uma incorrecção séria e grave para permitir as não-crendo pessoas em comparecimento na igreja ou ministério para estar influenciando, fazendo ou votando em quaisquer decisãos para a igreja ou ministério.
- - Como a liderança determina, lidere e dirige os assuntos da igreja ou ministério, eles necessitam a ser "puros" e estabelecidos à parte - não arriscam estando adulterados por permitindo quaisquer crentes carnais e quaisquer não-crentes nas suas deliberações quando eles estão fazendo decisões para a sua igreja ou ministério. 
(1 Timoteo 5:22; 6:11-14)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA: "quem é espiritual discerne todas as coisas..." por meio de "...tendo a mente de Cristo" - 1 Coríntios 2:15a, 16b
(opção: leia versos 2:11-16 para o contexto)

PONTO DE SECÇÃO Presbíteros, bispos e pastores devem dirigir os assuntos da sua igreja ou ministério desde um modo de pensamento espiritual e não desde um modo de pensamento empresarial.

- - As igrejas verdadeiras e ministérios são organizações espirituais lideradas por líderes espirituais, portanto, dirigindo os assuntos da igreja ou ministério sempre deve ser feito com um modo de pensamento espiritual que propriamente se alinha com Deus e as Suas Escrituras.
- - Deus há autorizado que presbíteros, bispos e pastores devem ser os homens "espirituais" que "discernem" e fazem julgamentos espirituais sobre "todas as coisas" relacionando-se ao dirigindo dos assuntos da igreja ou ministério, qual eles são para fazer por meio de sempre "...tendo a mente de Cristo"
(1 Coríntios 2:15a, 16b)
- - Portanto, correndo ou operando uma igreja verdadeira ou ministério como uma empresa é absolutamente não aceitável para Deus, como claramente delineado e respaldado em Tiago 4:4 - "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?  Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus."
- - Correndo de uma empresa naturalmente envolve-se: orientando de cada actividade em direção de fazendo de um lucro; adquirindo e acumulando de estoque de riqueza e activos; aproveitando de trabalhadores, fornecedores, e clientes; causando dano à competição; ligeiramente violando ou até mesmo quebrando de leis e regras éticas quando isto pode ser feito sem sendo apanhado; esforçando-se a construir um império; desconsiderando de dano que é feito ao ambiente; e etcétera.
- - Correndo de uma igreja verdadeira ou ministério envolve-se: orientando de cada actividade em direção a conseguindo dos objectivos de Deus para o programa de Deus e reino; fazendo e enviando adiante discípulos que dão muitos frutos para o reino de Deus; gastando de finanças doadas e recursos no que Deus aprova de e deseja; nunca aproveitando de qualquer um; sempre tratando todos com amor, compaixão e paciência; sempre conduzindo actividades em uma maneira justa; esforçando-se a fazer uma diferença positiva espiritual nas vidas de gente; compartilhando da Palavra de Deus e o evangelho com cada um que está aberto a escutando; e etcétera.
- - Em consideração a estas diferenças diamétricas entre correndo uma empresa e correndo uma igreja ou ministério, assim, é crucial para manter sempre um modo de pensamento espiritual em todos assuntos relacionando-se a dirigindo os assuntos da igreja ou ministério.
- - E você presbíteros, bispos e pastores sejam advertidos!!  Correndo uma igreja ou ministério como uma empresa virá natural e manifestará desde cada um de vocês se você não é feito treinado e reorientado a diligentemente sempre dirigir os assuntos da igreja ou ministério na espiritual maneira aprovada por Deus com um espiritual modo de pensamento aprovado por Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PONTO DE SECÇÃO Presbíteros, bispos e pastores devem ficar focados em e persistentemente mover adiante com cumprindo os objectivos principais que são designados por Deus a todas as igrejas verdadeiras, ministérios e os seus líderes.

- - Dirigindo os assuntos da igreja ou ministério envolve actividades numerosas e aspectos, com os objectivos principais sendo:

-- OBJECTIVO PRINCIPAL #1: para "ir e fazer discípulos de todas as nações" - Mateus 28:19a
- - - - Note que isto é uma delegação da autoridade
(v.28:18) e uma tarefa do dever para os presbíteros, bispos e pastores, para "ir e fazer discípulos de todas as nações".
- - - - Também note que isto é uma tarefa duplamente activa e intencional - activamente "vá" e activamente "faça", e não é de modo nenhum uma tarefa estagnada de "sente-se ociosamente e espere para ver se isto acontece sozinho na tua igreja ou ministério".

-- OBJECTIVO PRINCIPAL #2: para "preparar os santos para a obra do ministério" - Efésios 4:12a
- - - - Este objectivo pode ser chamado 'treine, equipe e mobilize o leigo' - em efeito, ponha os crentes verdadeiros, as pessoas leigas na tua igreja ou ministério, no serviço para o reino de Deus.
- - - - Se este objectivo é ignorado ou minimizado, então os resultados serão uma maioria vasta (90 por cento) da tua igreja ou membros de ministério estará sentando-se ociosamente e não fazendo nada, enquanto somente alguns trabalhadores dedicados (10 por cento) estão fazendo todo o trabalho de ministério.

-- OBJECTIVO PRINCIPAL #3: "para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos... cheguemos à maturidade..." - Efésios 4:12b-13
- - - - Os crentes verdadeiros são geralmente tratados como um grupo, "o corpo de Cristo", a fim de "edificar" na fé tão muitos deles no grupo que respondem, a fim para eles para "chegar à maturidade" na fé
(v.4:14) e maturar na "obra do ministério" (v.4:12) (rc. 1 Pedro 2:5)
- - - - A igreja ou o ministério é o ambiente, a organização espiritual, na qual estas actividades são conduzidas e desde qual estas actividades estendem dianteiras e de ida.
- - - - Os presbíteros, bispos e pastores são os catalisadores - os (bons) incitadores e motivadores que conseguem e mantêm este movendo de processo - isto tem a vir do topo, a liderança, a fim de acontecer extensivamente em todas as partes da igreja ou ministério.

-- OBJECTIVO PRINCIPAL #4: "...a graça que Deus me deu, de ser um ministro de Christ Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus..." - Romanos 15:15c-16a
- - - - Deus há designadas igrejas verdadeiras, ministérios e os seus líderes para "ser um ministro de Christ Jesus... com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus... aos gentios" no mundo.
- - - - Isto é outra tarefa duplamente activa e intencional - para tomar acção de vá e encontre intencionalmente gentios no mundo, e logo para tomar acção de "proclamar o evangelho de Deus" a esses gentios, com as acções posteriores para os facilitar em sendo feitos discípulos fruta-produzindos.
- - - - Novamente, os presbíteros, bispos e pastores são os catalisadores - os incitadores e motivadores que conseguem e mantêm este processo de acção movendo - isto tem a vir do topo, a liderança, a fim de acontecer extensivamente em todas as partes da igreja ou ministério.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES:

- - Como um presbítero, bispo ou pastor, você toma seriamente e esforça-se a cumprir-se a responsabilidade que Deus lhe há sido para supervisar o funcionando da igreja ou ministério que é embaixo do teu cuidado?  Ou em vez, você de fato negligencia ou até imediatamente e directamente evita supervisando e dirigindo os assuntos da igreja ou ministério que é embaixo do teu cuidado?
- - Você vê e considera a tua supervisão e dirigindo como sendo primeiramente espiritual em natureza e espiritual no teu funcionando?  Ou em vez, você vê e considera a tua supervisão como sendo essencialmente gestão - gerindo e coordenando o uso de recursos a fim de produzir um programa que com sucesso mantém a viabilidade financeira?
- - Gente quem não qualificam para ser um presbítero de acordo com as padrões de Deus nas Escrituras - você permite algum delas para ser envolvida em determinando e fazendo decisões concernindo a direcção espiritual e a composição espiritual dos programas que Deus quer para a tua igreja ou ministério?  Se for assim, você está indo a permitir isto para continuar?
- - Por exemplo, você tem algum não-qualificados-como-presbíteros no conselho de presbítero ou no conselho de diácono que rege a tua igreja ou ministério?  No comité de pastor procurar?  No comité de finançãs?  Se for assim, você está indo a permitir isto para continuar?
- - Você alguma vez permite os não-crentes a participar em votos em assuntos de igreja?  Se for assim, você está indo a permitir isto para continuar?

- - No teu funcionando como um presbítero, bispo ou pastor, você possui e por vezes utiliza um modo de pensamento empresarial em fazendo as decisões de igreja ou de ministério?  Se for assim, você está indo a permitir isto para continuar?

- - Estão você plenamente e inabalavelmente cometido a perseguindo os 4 objectivos principais que são citados em cima neste documento?  Se for assim, você sabe honestamente como para proceder em perseguindo de cada um deles em uma maneira que produzirá resultados significantes?  Ou em vez, você estará tomando uma conjetura infundada de como para proceder e esperar logo que alguns resultados sejam conseguidos?
- - Você alguma vez há sido presente de longo prazo em uma igreja ou ministério no qual você foi capaz de ver e medir o conseguindo de resultados muito bons ou até extraordinários: em "indo e fazendo discípulos"; em na realidade "preparando de muitas dos santos para a obra do ministério"; em 'edificando de muitos crentes em a maturidade espiritual plena'; e em "proclamando o evangelho" que na realidade resulta em números largos inteiros da gente ouvindo o evangelho e dado uma oportunidade de convite para vir à fé em Cristo para salvação?
- - Se você esteja tencionando a imitar ou replicar as abordagens de igrejas ou ministérios que conseguem os reais resultados medíocres-pobres nestes 4 objectivos principais, então você está indo provavelmente a ceifar de mesmo modo os resultados medíocres-pobres na tua igreja ou ministério.
- - Você realmente quer a deixar tão um legado medíocre-pobre desde os teus anos ou décadas de servindo como de um presbítero, bispo ou pastor?  Realmente?
- - Não é aquele difícil a ter reais resultados muito bons ou até altamente extraordinários conseguidos desde o teu funcionamento de ministério - se você seja disposto a fazer vários sacrifícios chaves que são necessários ao longo de caminho.
[Note:  Vários destes sacrifícios chaves hão sido listados e descritos neste e as sessões prévias desta 'Série Para Treinamento De Presbíteros'.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  treinamentodepresbiteros-sessao18.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Tradução usada:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês