Série Para Treinamento De Presbíteros
Sessão 19 - O Dever De Trabalho De 'Dirigindo Os Assuntos Da Igreja': Categorias De Pessoal De Igreja, Finanças, Propriedade, Políticas, Doutrinas e Programas / Actividades
(baseado na NVI (Português))
(Repetindo) NOTA: Novamente, talvez seja prudente para você marcar ou destacar neste documento os aspectos que você precisa trabalhar ou melhorar.
LEIA: "Os presbíteros que lideram bem a igreja..."
(1 Timoteo 5:17a)
, e "Você, porém, [pastor Timoteo,] cumpra plenamente o seu ministério"
(2 Timoteo 4:5)
PONTO DE SECÇÃO
: As categorias de Pessoal de Igreja, Finanças, Propriedade, Políticas, Doutrinas e Programas / Actividades necessitam a supervisão desde os presbíteros, bispos e
pastores.
- - Em cumprindo as funções que se relacionam a "dirigindo os assuntos da igreja", tipicamente hão categorias que são comuns à maior parte de igrejas e ministérios para os quais presbíteros, bispos e pastores necessitam a exercer a supervisão.
-- 1. Pessoal de Igreja, tais como pastor(es), presbíteros, líderes de ministério, diáconos, respalda pessoal, voluntários, equipes de trabalho, e etcétera.
- - No mínimo, presbíteros, bispos e pastores deveriam ser pelo menos geralmente cientes de como o funcionando de cada um do pessoal na sua igreja ou ministério está procedendo.
- - Confrontando e segurando pessoal contabilizável que se comporta inapropriadamente devem ser conduzidos, e sempre por 2 ou mais dos presbíteros, bispos, ou pastores.
(Mateus 18:16)
- - E, terminando pessoal desde o seu posição sempre deve ser conduzido por meio do processo devido apropriado.
- - Todas do pessoal legitimamente merecem uma oportunidade para ouvir e abordar quaisquer acusações ou queixas contra eles.
E quando apropriado, eles deveriam ser permitidos e até encorajados a fazer correcções no seu performance - ao invés de ou antes de eles sejam terminados.
- - O tom, ou a atmosfera, ou o ambiente da igreja ou ministério é estabelecido pela liderança de mais alto, particularmente por o(s) pastor(es).
- - Uma atmosfera amando e colaborativa é o mais conducentes para o funcionando de ministério piedoso saudável e produtivo de todo do pessoal e voluntários.
- - Ao passo que, uma atmosfera desagradável, ou tenso, ou ríspido, ou facilmente irado, ou autoritário, ou abusiva é contraprodutivo ao funcionando de ministério saudável pelo pessoal.
- - O construindo de equipa e a coesivo-eza de equipa entre o pessoal são esforços definitivamente vantajosos para perseguir.
O pastor(es) deve esforçar-se continuamente a desenvolver relacionamentos pessoais mutuamente-amigáveis e construindo de equipa com os outros líderes de mais altos.
De mesmo modo, os presbíteros, bispos e líderes de ministério deveriam esforçar-se continuamente a desenvolver relacionamentos pessoais mutuamente-amigáveis e construindo de equipa com o pessoal, trabalhadores e voluntários embaixo da sua supervisão.
- - O pastor necessita o respaldo dos presbíteros - todo dos presbíteros
(Marcos 3:25)
. Portanto, os presbíteros necessita de ser certo que eles são em terrenos bíblicos sólidos quando eles retêm o seu respaldo do pastor.
- - É claro, quando um pastor, presbítero ou o líder de ministério tem uma acusação trazido contra ele, os outros presbíteros e pastor(es) são instruidos claramente por Deus,
"Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas"
(1 Timoteo 5:19)
.
- - Quando um pastor, ou presbítero ou líder de ministério está erradamente acusado, ou o sujeito de uma queixa formal errónea, e estando injustamente incriminado fora da igreja ou ministério, os outros presbíteros e pastores são obrigados retamente e justamente perante Deus a prontamente falar abertamente e ser defensores activos e apoiantes vocais activos de o pastor de acusado inocente, ou presbítero ou líder de ministério.
(Tiago 4:17)
- - Em uma nota de lado relacionando e importante: Quando um pessoal anterior traz uma requisição à liderança para conduzir ouvindos para determinar e pôr recto o registo que ele/ela foi falsamente acusado do pecaminosidade-fazendo e forçado fora por um pastor anterior ou presbítero naquela igreja ou ministério, os presbíteros actual e pastores
são retamente e justamente obrigados perante Deus a investigar e logo fazer uma determinação oficial no registo se eles de facto determinarem a inocência daquele pessoal anterior.
Este irmão associado ou irmã em Cristo há sido injustamente ministerialmente assassinados por um pastor anterior ou presbítero, e definitivamente necessita a ser oficialmente vindicado a fim para o curando processo para começar e talvez algum dia sendo feito activo novamente em fazendo de ministério.
-- 2. Finanças de Igreja, tais como orçamentos, contas bancários, escrituração, folha de pagamentos, contas, emprestandos, oferendas, doações, benevolência, talvez creche ou escola, e etcétera.
- - Os desafios e perigos concernindo as finanças são óbvias, assim seria sábio a lembrar sempre que qualquer um, até líderes e bons crentes verdadeiros em igrejas ou ministérios, pode ser tentado para surripiar ou desviar fundos, ou dinheiro ou objectos.
- - Os presbíteros, bispos e pastores são designados por Deus como líderes espirituais autoritativos da igreja ou ministério, assim eles são aqueles quem deveriam estar determinando a direcção financeira da igreja ou ministério, que é claro financia todos dos programas espirituais e os aspectos espirituais da igreja ou ministério.
- - Deus espera presbíteros, bispos e pastores para 'dirigir bem as finanças da igreja'.
-- 3. Propriedade de Igreja, tais como facilidades de edifício físicas, terra, equipamento, cadeiras, mesas, suprimentos, ensinando materiais, talvez um veículo, e etcétera.
- - Os presbíteros, bispos e pastor(es) deveriam estar monitorando e fazendo certos que a manutenção e os reparos estão sendo conduzidos apropriadamente e pontualmente.
- - E contudo, o fazendo da manutenção e as reparos pode e deveria ser delegado aos diáconos (servidores), enquanto permanecendo embaixo de supervisão de presbítero e autoridade.
-- 4. Políticas de Igreja, tais como regras, procedimentos, requisitos, reuniões, membresia, pessoal, empregados, alocações, e etcétera.
- - Logicamente, os presbíteros, bispos e pastor(es) deveriam estar determinando e estabelecendo as várias políticas da igreja ou ministério, enquanto pelo menos monitorando o implementando e o impondo dessas políticas.
- - Para algumas políticas, eles deveriam buscar activamente feedback e medir os resultados, para que uma política possa ser modificado para fazer-lo mais apropriado ou eficaz.
- - As políticas deveriam ser estabelecidas por um voto de todo os presbíteros, bispos e pastor(es), e não ser estabelecidas por um capricho pessoal de 1 presbítero, ou bispo, ou pastor.
- - Além disso, as políticas que foram estabelecidas no passado pela liderança prévia e herdadas pela liderança actual, deveriam ser revistas e corrigidas se necessitado ou se não-alinhado-se às Escrituras, para exemplos: a política de tendo
nenhuma posições de presbítero na igreja, ou a política de permitindo não-membros e não-crentes para votar em uma reunião congregacional.
-- 5. Doutrinas de Igreja, tais como doutrinas teologais, ordenanças, ceremônias, rituais, ritos, costumes, dons espirituais, guerra espiritual, aconselhando, homossexualidade, e etcétera.
- - Os presbíteros, bispos e pastor(es) são comandados por Deus que:
- - - - eles devem "falar o que está de acordo com a sã doutrina"
(Tito 2:1)
;
- - - - eles devem "refutar os que se opõem a ela"
(Tito 1:9)
;
- - - - eles devem "ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas"
(1 Timoteo 1:3)
;
- - - - eles devem "atentar bem para a sua própria... doutrina" e "perseverando
[nele]"
(1 Timoteo 4:16)
;
- - - - eles devem "guardar o que lhe foi confiado", "tendo" "evitado... que é..." doutrina
falsa
(1 Timoteo 6:20, Strong's #1624)
.
- - Estes comandos desde Deus são muito específicos, muito directos, muito inegociáveis e muito visados aos presbíteros, bispos e pastor(es) para estar fazendo.
- - Também note como forte, confrontacional e autoritativo que estes comandos são.
- - Uma conclusão justificada é que Deus é extremamente sério que necessita de haver doutrinas sã na igreja ou ministério, sem doutrinas falsas.
E Deus há cobrado a liderança para ser supremamente responsável para estabelecer, manter e guardar esta condição.
- - Presbíteros, bispos e pastor(es) seriam sábios para tratar estes comandos tão seriamente quanto Deus faz.
- - Se você pensar nele, as doutrinas falsas na realidade directamente implantam, alimentam, aumentam e energizam as agendas do Reino da Treva: dentro das igrejas de Deus e ministérios; entre a gente de Deus, trabalhadores e líderes; enquanto eles pensam que eles estão fazendo o trabalho de Deus; mas na realidade eles estão suplantando o trabalho de Deus com a praticando e o avançando das agendas do Reino da Treva!!
- - O Reino da Treva directamente opõe e visa todas as igrejas verdadeiras e ministérios, assim seria sábio para estar preparado para uma incursão da doutrina falsa na tua igreja ou ministério.
- - Com antecedência, faça pesquisar e estude doutrinas sãs. Aprenda-os exaustivamente. Cimente-os como alta prioridade na tua mente e coração.
- - Sempre mantenha o alto alerta e a vigilância na tua igreja ou ministério para as doutrinas falsas, desde os teus líderes de ministério, desde os teus membros, e desde as tuas pessoas em comparecimento.
- - Quando detectado, imediatamente tome a ação arrojada, corajosa e formidável para parar a doutrina falsa, como autorizado e comandado de você por Deus.
- - Se você falha a actuar e em uma maneira atempada, logo espere que a tua igreja ou o ministério diminuirá significativamente na eficácia para o reino de Deus e pode até esmigalhar-se a pedaços mais cedo ou mais tarde, qual logo após você
não terá a maior parte de um ministério que sobrevive e permanece.
- - Como podem você espera Deus a abençoar você, a tua igreja ou o ministério, e a tua gente se você permite a doutrina falsa no teu meio?
-- 6. Programas de Igreja e Actividades, tais como serviço(s) de adoração, classes de escola de domingo, classes de Bíblia de meio de semana, grupos de jovens, grupo de crianças, ministério de mulheres, ministério de homens, e etcétera.
- - Os presbíteros, bispos e pastor(es) deveriam ser extensivamente envolvidos na implementação de alguns dos programas de igreja e actividades, como apropriada, ou desejada, ou necessitada ou justificada.
- - Nos programas e actividades que eles não são envolvidos na implementação, eles deveriam estar comunicando-se regularmente com os líderes de ministério desses programas e actividades, para ficar informados e para abordar problemas que podem surgir.
Aqueles programas e actividades também deveriam estar ocasionalmente comparecido por um presbítero, bispo ou pastor, a fim de fazer certos que os programas e as actividades estão sendo conduzidos apropriadamente e efectivamente, e procedendo em uma direcção espiritual correta, com a doutrina sã.
- - Ao ultimo, ele é a responsabilidade dos presbíteros, bispos e pastor(es), quem como a parte dos seus deveres dados por Deus de 'dirigindo os assuntos da igreja', são para recrutar, treinar e equipar novos trabalhadores para ser preparados a encher as vacâncias de trabalhador nos programas e as actividades da igreja ou ministério.
Esta responsabilidade não deveria ser desperjada nos líderes de ministério, quem usualmente têm demais trabalho para fazer como eles se esforçam e labutam estrênua-mente a conseguir toda da logística que é necessária a correr um programa excelente e eficaz ou uma actividade cada tempo.
- - Portanto, os presbíteros, bispos e pastor(es) deveriam conduzir sessões de treinamento, talvez um cada quarto, a não somente treinar e equipar novos trabalhadores para preencher futuras vacâncias de trabalhador, mas também para prover o treinamento contínuo e o equipando para trabalhadores actuais.
- - Se os trabalhadores de ministério não são treinados como para fazer o ministério, eles reverterão naturalmente a fazendo de ministério por meio do seu próprio pensando
mundanamente-influenciado, percepçãos e experiências, que é claro é divergente desde fazendo ministério em precisamente a maneira de Deus.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES:
-- Como um presbítero, bispo ou pastor, o que é a tua abordagem a supervisando a(s) categoria(s) de ministério, e/ou programa(s), e/ou actividade(s), e/ou grupo(s) que você é responsável por ou há sido designado a?
Seja honesto.
- - - - Você toma uma abordagem casual e relaxada de 'não faça nada até que você seja contado de um problema e seja pressionado para resolvê-lo, e depois lata no líder de ministério para não resolvendo-lo para você'?
- - - - Ou você 'ignora o problema e espera que ele vai fora'?
- - - - Ou você 'declara que você consertará o problema mas depois é demasiado ocupado para priorizar-se e aplicar-se a trabalhando no problema'?
- - - - Ou você é 'inacessível por telefone, ou a mensagem de texto, ou o e-mail'?
- - - - Ou você é 'frequentemente fora-de-cidade, trabalhando em algum outro ministério que você gosta fazendo'?
- - - - Ou você é de fato 'em casa a maior parte do teu tempo disponível, surfando a Internet ou jogando videogames?
- - Você vê o valor em promovendo o construindo de equipa e nutrindo de relacionamentos pessoais muito bons com cada um dos teus líderes associados?
Se for assim, o que você está indo a fazer sobre isto?
- - Você reconhece e toma seriamente os perigos reais que são inerentes dentro do manuseando de finanças?
Se for assim, o que você está indo a fazer sobre isto?
- - Você vê e valoriza a importância de sendo um bom administrador das finanças que Deus dá à tua igreja ou ministério, não desperdiçando algumas finanças
(v.12 em João 6:1-13)
e ficando preparado para cobrir financeiramente expensas inesperadas ou quedas inesperadas nas oferendas
(conceito similar em Mateus 7:24-27)
? Se for assim, o que você está indo a fazer sobre isto?
- - Você concorda que a gestão pobre de propriedade, equipamento e materiais pode impedir o bom funcionando de ministério?
Se for assim, o que você está indo a fazer sobre isto?
- - Você aprecia que algumas políticas pobremente-desenhadas podem na realidade produzem significante perdas ou consequências adversas à tua igreja ou ministério?
Se for assim, o que você está indo a fazer sobre isto?
- - Quando você lê os versos em cima neste documento que concernem as doutrinas sãs, você sentiu a seriedade intensa que Deus tem para mantendo as doutrinas sãs na tua igreja ou ministério?
Se for assim, o que você está indo a fazer sobre isto?
- - Quando você lê em cima neste documento sobre como o Reino da Treva alegremente ceifa uma colheita dupla para a sua agenda quando a doutrina falsa está presente em uma igreja ou ministério, o que é a tua reacção?
- - As sessões de treinamento estão regularmente conduzidas na tua igreja ou ministério, para recrutar, treinar e equipar novos trabalhadores e actuais trabalhadores em como para fazer o ministério?
Se não, o que você está indo a fazer sobre isto?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs,
CO: Biblica, Inc., 2000.
“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.
Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo: treinamentodepresbiteros-sessao19.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Tradução usada: NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte: www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês
|