Série Para Treinamento De Presbíteros

Sessão 23 - O Dever De Trabalho De 'Extensivamente Use As Escrituras Abrangentemente' - PARTE 1 
(baseado na NVI (Português))

(Repetindo) NOTA: Novamente, talvez seja prudente para você marcar ou destacar neste documento os aspectos que você precisa trabalhar ou melhorar.

LEIA: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça..."
(2 Timoteo 3:16) , e "...dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino." (1 Timoteo 4:13)

PONTO DE SECÇÃO Presbíteros, bispos e pastores têm o dever perante Deus para fazer certo que as Escrituras são proeminentemente apresentadas, explicadas e aplicadas nas mensagens da sua igreja ou ministério.

-- Dever de Trabalho: Extensivamente Use As Escrituras Abrangentemente
- - As igrejas e a maior parte dos ministérios têm um propósito distinto e uma função básica de disseminando informação, especificamente a informação espiritual que concerne a Deus.
- - Aquela informação espiritual vem em as formas de mensagens de palavras que são verbais, escritas e visuais, quais estão sendo comunicadas para as pessoas de audiência para tomar em, considerar e aplicar-se na sua própria vida.
- - Além de e conjunção com 'dirigindo os assuntos da igreja', os presbíteros, bispos e pastores intrinsecamente têm o dever de trabalho de dirigindo a disseminação daquela informação espiritual.

- - Deus há identificando claramente que as 'Escrituras' estão para ser a fonte fundamental das palavras e a informação espiritual que as Suas igrejas e ministérios geram e disseminam, como citado em 2 Timoteo 3:16, "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça...".
- - "Toda a Escritura" vem adiante desde Deus ele mesmo, por meio dele em uma maneira "respirando [ela] em" as mentes dos vários humanos como eles escreveram como autor os livros das Escrituras, para que 'toda a Escritura' é composta exactamente a forma que Deus ela quer, e assim ela possui a autoridade e o empoderamento desde Deus. 
(Strong's #2315 em 2 Timoteo 3:16)
- - Porque ela há vir adiante desde Deus ele mesmo nesta maneira, "toda a Escritura" "é útil para" conseguindo o que Deus quer conseguido na vida de cada pessoa - essencialmente ela é dotada por Deus com o poder para transformar dramaticamente as corações espirituais de pessoas receptivas.
- - Então porque "toda a Escritura" são a fonte fundamental das palavras empoderadas e informação espiritual que "[são] úteis para" conseguindo os propósitos de Deus, os presbíteros, bispos e pastores são para fazer certos que as Escrituras são extensivamente usadas - sendo apresentadas, citadas, explicadas, integradas, utilizadas e aplicadas apropriadamente dentro da informação que é disseminada por e na sua igreja ou ministério. 
(desde 1 Timoteo 4:13 com 2 Timoteo 3:16)
- - E a liderança necessita de fazer certo que as Escrituras são usadas abrangentemente - em toda da vária informação que está sendo disseminada por e na sua igreja ou ministério. 
(desde 2 Timoteo 4:2)

LEIA AS ESCRITURAS:
- - Em 1 Timoteo 4:13, presbíteros, bispos e pastores são designados o dever de trabalho a "dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino".
- - Claramente desde este verso, Deus quer as suas Escrituras distintamente e proeminentemente destacadas nas palavras e a informação espiritual que as suas igrejas e ministérios geram e disseminam para gente para ouvir.
- - Com a disponibilidade de muitas traduções da Bíblia nestes tempos modernos, um primeiro desafio para a liderança está para seleccionar uma tradução para usar que é pelo menos bastante correcta ao significado do grego original e hebreu, e ainda é simultaneamente prontamente compreensível pela audiência.
- - Uma realidade para lembrar-se aqui é que as pessoas de audiência não estejam provavelmente para ler uma tradução na sua própria, por elas mesmas, e tentar a entender o significado de versos se elas não possam entender prontamente o estilo de expressando as palavras daquela tradução.
- - O objectivo aqui é para facilitar a gente em lendo e entendendo as Escrituras, para que a Palavra de Deus seja plantada nas suas corações espirituais, onde ela pode brotar e começar a produzir o crescimento espiritual.

- - Desde 1 Timoteo 4:13, presbíteros, bispos e pastores têm a responsabilidade perante Deus para fazer certo que as Escrituras estão sendo lidas audivelmente à audiência - implicação que as Escrituras estão ser citadas palavra-para-palavra e leram em uma maneira honorária destacada que estende a lhe proeminência, importância e supremacia, qual além disso será reflectido dentro da mensagem vindoura sobre ela.
-- Um problema acontece, entretanto, em meramente lendo as Escrituras:
- - - - as lidas Escrituras passam por demasiado rapidamente, provendo tempo insuficiente para os ouvintes para determinar e digerir o que está sendo declarado em cada um dos versos;
- - - - há não bastante tempo para eles para extrair o significado mas somente para derivar uma inadequada impressão geral e passageira;
- - - - nisso o lendo meramente impacta o ouvinte por meio de deixando uma impressão geral, superficial e passageira.
- - Portanto, uma boa abordagem é para ler e assim destacar somente a Escritura que há sido seleccionada para aquela mensagem que é vindoura naquela reunião.  Esta abordagem facilita e permite o tempo para o Espírito Santo para preparar os ouvintes para pensar em e receber a mensagem vindoura sobre aquela Escritura particular (seleccionada).

DESTACE (uma seleccionada) ESCRITURA em cada mensagem:
- - Em mensagens verbais e documentos de mensagem escrita, a (seleccionada) Escritura deveria ser proeminentemente destacada, por exemplo talvez por mostrando-o em marcas de citação com distinguindo impressão arrojada.
- - Naturalmente, então, os conteúdos do seleccionada lida (ou escrita) Escritura estão para ser o tópico real distinto da mensagem; em outras palavras, os conteúdos de verso determinam o tópico de mensagem e guiam o criando dos conteúdos de mensagem.
- - Nisso, a mensagem deveria ser expondo nos vários aspectos do que o verso é dizendo.
- - O que Deus é dizendo na realidade no verso seleccionado deveria ser dado a prioridade máxima e a proeminência, e deveria não ser usurpado por o que o falante quer o verso para dizer para que ele respalda a mensagem dele/dela que ele/ela há predeterminada e quer para entregar.
- - Este usurpando do que está sendo na realidade declarado em um verso é uma forma de Escritura-torcendo - uma táctica preferida que é frequentemente empregada por religiões falsas (cultos) e por denominações perversamente desviadas e igrejas.
- - Outra incorrecção comum para evitar em mensagens é quando o falante determina e escreve a mensagem inteira que é baseada no próprio pensando e palavras dele/dela, e logo depois incidentemente insere na mensagem uma breve menção única de um verso que ele/ela auto-convence e in-acuradamente contende é destacado naquela mensagem.
- - Para ser claro, fazendo referência a um respaldando verso é aceitável em uma mensagem, mas o trabalhando activo do poder desde Deus em uma mensagem é significativamente reduzido quando a mensagem contém somente uma breve menção de um respaldando verso de Escritura em vez de um suficiente ensinando de um destacado verso.
- - Uma conclusão necessitada, portanto, é que a fim para um efeito empoderado por Deus a ser produzido em ouvintes, o lendo das Escrituras necessita de ser acompanhada por um destacando - uma explicação directa adequada do significado daquela Escritura, como declarada em 2 Timoteo 3:16 - "Toda a Escritura... é útil para o ensino [para informar], para a repreensão [para declarar culpado], para a correção [para mudar] e para a instrução [para implementar] na justiça...".

EXPONHA O SIGNIFICADO DA (seleccionada) ESCRITURA na mensagem:
- - Pelo design de Deus, geralmente as Escrituras são difíceis para o crente médio por ele mesmo/ela mesma para entender e para detectar a plenitude do seu significado. 
(Salmo 1:2; 1 Coríntios 2:11-16)
- - Portanto, há uma necessidade importante e urgente de usar uma abordagem 'expositiva' em mensagens tais como pregando ou ensinando, a fim de cavar fora, identificar, expor e apresentar o significado do verso de Escritura em um grau da plenitude que é apropriado para aquela audiência durante o período de tempo repartido da sua reunião junto.  Note: Obviamente, as mensagens para audiências de pessoas mais jovens do que idade adulta necessitariam apresentando um correspondendo grau menor e mais simples da plenitude do significado do verso.
- - A abordagem expositiva necessita usualmente seleccionando somente 1 verso para usar; caso contrário usando mais do que 1 verso resulta em tentando a conseguir a exposição de um volume mais largo do texto, qual gera um omitindo e um falhando a utilizar exposição exaustiva e em vez meramente glopeando os destaques dos versos.  Obviamente embora, seleccionando uma narrativa nas Escrituras envolve usando uma secção de versos na mensagem, mas não obstante a ênfase principal e a maior parte do conteúdo naquela mensagem deveriam focar-se em exposição de uma acção importante, ou uma declaração, ou um conceito na secção seleccionada de versos.

- - Uma realidade chave aqui é que para o escritor, deve existir um compreendendo e averiguando ou determinando o significado do verso a fim de ser capaz de construir uma mensagem que expõe aquele significado.
- - E o escritor tem a compreender e averiguar (determinar) o significado do verso na plenitude, a fim de ser capaz de construir uma mensagem que expõe e "declara" aquele significado na plenitude - "o conselho inteiro de Deus". 
(desde as palavras de grego de Strong's em Atos 20:27)
- - Além disso, o escritor necessita de estar em um estado actual de estando plenamente-rendido-se ao controlo do Espírito a fim de averiguar o significado do verso na plenitude e logo para construir a estrutura da mensagem em uma maneira que o Espírito pode usar na plenitude
(1 Coríntios 2:11-16; Note: Para mais informações sobre "estando plenamente-rendido-se ao controlo do Espírito", veja a segunda secção no "Sessão 10" documento desta 'Série Para Treinamento De Presbíteros', neste website www.BelieverAssist.com .)
- - Em uma nota desde experiência pessoal, é bastante comum não para saber o significado do verso na plenitude até que o escritor esteja profundamente imerso em escrevendo na realidade ou tentando a escrever na realidade a mensagem.
- - Mas o tempo extra, o esforço e o esforçando são merecedores o exercendo, porque construindo uma mensagem que expõe o significado de um verso de Escritura na plenitude facilita Deus em soltando os Seus esforços divinamente-empoderados para transformar as vidas das pessoas de audiência na plenitude da maturidade espiritual
(Efésios 4:11-13; 2 Timoteo 3:16)

-- Uma abordagem eficaz para descobrir, expor e determinar o significado apropriado da Escritura seleccionada é para o escritor para:
- - - - procurar e fazer uma cópia dos significados de cada palavra no verso seleccionado, no seu grego original (para o Testamento Novo) ou hebreu (para o Testamento Antigo);
- - - - procurar e fazer uma cópia das definições teologais de palavras importantes que são no verso seleccionado, usando os dicionários teologais desde autores reputávéis;
- - - - estudar os versos circundantes para conseguir o entendimento importante do contexto, e para procurar para palavras que são repetidas e ligadas no verso seleccionado;
- - - - procurar para quaisquer outros versos úteis ou necessitados (que são fora dos versos contextuais circundantes), que possuem o conteúdo que se relaciona ao tópico(s) no verso seleccionado;
- - - - se necessário, consultar comentários desde autores reputávéis no verso seleccionado;
- - - - enquanto conduzindo toda desta pesquisa, anotar, compilar e organizar a informação que é importante, ou parece relevante, ou pode ser útil para o averiguando do significado ou o escrevendo da mensagem;
- - - - ficar cientes que o objectivo é para expandir propriamente em as palavras usadas no texto de Escritura seleccionado, a fim de gerar para o ouvinte médio na audiência uma explicação acurada, compreensível e eficaz do que as palavras significa, no contexto do que a sua sentença significa, no contexto do que as suas sentenças circundantes significam.

[Note: Esta discussão sobre o 'Dever de Trabalho de Extensivamente Use As Escrituras Abrangentemente' neste documento continua adiante no próximo documento, 'Sessão 24', nesta 'Série Para Treinamento De Presbíteros'.]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APLICAÇÕES:

- - Como um presbítero, bispo ou pastor, e como uma parte implícita do teu dever de trabalho de 'dirigindo os assuntos da igreja', você é disposto para assumir o dever de trabalho de supervisando a disseminação da informação espiritual que está sendo gerada e apresentada pela tua igreja ou ministério?
- - Se for assim, você é além disso pessoalmente cometendo para fazer todo que você pode para fazer certo que as Escrituras são extensivamente usadas - sendo apresentadas, citadas, explicadas, integradas, utilizadas e aplicadas apropriadamente dentro de toda a informação espiritual que vem adiante desde e em a tua igreja ou ministério?
- - Você de facto tenciona a pessoalmente fazer certo que as 'Escrituras' estão para ser a fonte fundamental das palavras naquela informação espiritual?
- - Você fundo para baixo no interior genuinamente segura que "toda a Escritura" "é útil para" conseguindo o que Deus quer conseguido na vida de cada pessoa, quando elas ouvem ou leem a informação espiritual da tua igreja ou ministério?

- - Você vê o valor e a importância "a leitura pública da Escritura"?
- - O que tradução da Bíblia você usa quando pregando ou ensinando?
- - Você é disposto para trocar a uma tradução diferente que é pelo menos bastante acurada ao significado de grego original e hebreu, e ainda é simultaneamente prontamente compreensível pela audiência?
- - Você concorda que uma boa abordagem é para ler e assim destacar a Escritura que há sido seleccionada para aquela mensagem que é vindoura naquela reunião ou congregando?

- - O que é a tua opinião na asserção que os conteúdos da Escritura seleccionada estão para ser o tópico real distinto da mensagem?  Explique e defenda a tua resposta.
- - Você vê o perigo, e o desrespeito e desonra a Deus de omitindo, torcendo ou usurpando em uma mensagem o que está sendo na realidade declarado no seleccionado verso de Escritura?
- - Você pensa que é importante e urgente expor distintamente o significado da Escritura seleccionada em mensagens?  Explique o raciocinando da tua resposta.
- - Você é disposto para exercer mais esforço e tempo a averiguando o significado em plenitude dos versos seleccionados, ou em mais plenitude, quando você está preparando uma mensagem?

- - Você pensa que você é interessado e disposto a sempre se submeter em uma oração para estar em um estado actual da plenamente-se-rendido-eza ao controlo do Espírito quando você está preparando uma mensagem?  Se não, tome alguns momentos para ponderar e analisar dentro da quietude da tua coração "Por que não?". 
(PAUSE e permita algum tempo para cada pessoa para processar a sua resposta negativa a esta inquirição de assunto.)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obras citadas:
Bíblia. “Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional (NVI).” Www.biblegateway.com. Colorado Springs, CO: Biblica, Inc., 2000.

“Strong's Greek Dictionary.” The Bible Library CD-ROM. Oklahoma City, OK: Ellis Enterprises, 1988.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos autorais:
Todas as escrituras tiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI®.
Direitos autorais (Copyright ©) 1993, 2000, 2011 por Biblica, Inc®.
Usado por permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.

Direitos autorais (Copyright ©) 2025 Mel W. Coddington, e a permissão é concedida por este meio que este documento pode ser usado, copiado e distribuídas não comercialmente a organizações para sem fins lucrativos, os indivíduos, igrejas, ministérios, escolas, faculdades, universidades e seminários em todo o mundo, desde que as cópias são distribuídas sem cobrança e retem esta documentação de fontes como fornecido neste documento aqui em.  Este documento não está à venda, revenda, ou para uso como um presente ou um prémio a ser oferecido por ocasião de solicitações ou contribuições.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nome do arquivo:  treinamentodepresbiteros-sessao23.___ (.htm, .rtf, .doc, .pdf)
Tradução usada:  NVI (português), citada ou referida em locais vários dentro deste documento
Fonte:  www.BelieverAssist.com
Traduzido do inglês